Skip links

4 dicas para superar a resistência a mudanças dentro das empresas

4 dicas para superar a resistência a mudanças dentro das empresas

4 dicas para superar a resistência a mudanças dentro das empresas

Uma das maiores certezas dentro das empresas é que elas enfrentarão mudanças. Seja nas relações comerciais, interpessoais ou estratégicas, todo negócio passa por períodos que demandarão flexibilidade e habilidade de adequação a novos contextos, o que demanda superar a resistência a mudanças. E em quaisquer que sejam os aspectos, as equipes de trabalho serão os concentradores do poder de adaptação no uso de novas diretrizes e ferramentas.

Os softwares de apoio à gestão de empresas são de grande relevância na operacionalidade de processos em andamento. Eles determinam agilidade, precisão e redução de custos na execução de projetos. Nesse sentido, a mudança de software e a adaptação a um novo sistema, embora inevitáveis, não precisam estar atreladas a conflitos e resistência da equipe. Pelo contrário, uma transição amigável, clara e orientativa podem otimizar a inserção do software e acelerar o retorno e a melhoria de resultados.

Para isso, trouxemos algumas dicas de como enfrentar o processo de transição de forma tranquila e produtiva. Confira:

Comunique as novidades

O principal método para que as pessoas compreendam a importância da mudança é explicar o motivo de elas acontecerem. Portanto, comunique a mudança, suas razões e as melhorias visadas.

A mudança não pode ser imposta, ela deve surgir como uma solução emergente para a baixa produtividade ou mesmo para o seu melhoramento. Apresente a nova realidade como uma opção para sanar os gargalos existentes, como uma tentativa de investir na eficiência dos processos, como um facilitador no alcance de resultados.

A barreira da resistência passa a ser derrubada a partir do momento em que as pessoas obtêm informações e conhecimento sobre a novidade. Não deixe que o software soe como algo estranho e forçado. Mostre e convença seu time da viabilidade de alcançar os objetivos da empresa com a nova ferramenta.

Ajude sua equipe a superar a resistência a mudanças

A confiança em um novo software parte do princípio do conhecimento e domínio de suas funcionalidades. Portanto, tenha colaboradores que dominem o novo sistema e use-os como disseminadores de informação.

Com um treinamento adequado, isso evita o desperdício de tempo e de custos com a adaptação ao novo software. Ainda assim, é preciso respeitar um tempo razoável de ambientação ao sistema, evitando gerar insegurança nos colaboradores.

Acompanhe o desempenho

Uma vez que a implementação de novos sistemas instrumentaliza uma mudança ou ajuste de objetivos, é importante que a adaptação e o desempenho desse software sejam medidos e acompanhados.

O tempo de adaptação, junto das melhorias ou dificuldades que o sistema encontra, são dados preciosíssimos para identificar as necessidades de adaptação das equipes ao sistema e vice-versa. Nesse ponto, é importante adotar um meio para que o colaborador possa emitir um feedback, uma opinião sobre o sistema adotado.

As equipes devem estar conscientes de que os sistemas não são infalíveis e que podem (e devem) sofrer adaptações se isso significar o seu melhor desempenho.

Otimize os resultados

Os responsáveis por uma convivência amigável com um novo software são os colaboradores. Se mesmo respeitando o tempo de adaptação, fornecendo condições para que o usuário esteja apto a utilizar o sistema e o conscientizando da importância da mudança, ainda houver resistência, repense suas equipes.

O cenário competitivo é extremamente mutável e exige constantes adaptações e modernização de softwares para a melhoria do desempenho da empresa. Se os seus colaboradores não estão engajados e não conseguem acompanhar as melhorias propostas, procure outros que permitam concretizar as novas estratégias e processos da empresa. Os resultados obtidos também dependem das competências dos profissionais que fazem parte da organização.

É necessário superar a resistência a mudanças o mais cedo possível, criando condições para que as novas ferramentas sejam incorporadas sob o domínio de seus usuários, representando melhorias de processos e de resultados.

Como você compreende que a resistência a mudanças pode ser superada diante da implantação de novos softwares na empresa? Compartilhe o texto em sua rede social e descubra como outras pessoas e empresas enfrentam a resistência em suas mudanças!

Escreva um comentário