Atender bem, como?

Nos dias atuais com a concorrência a todo vapor, bons produtos e preços competitivos, precisamos ter um excelente serviço de atendimento ao cliente.

Abaixo, segue algumas dicas de pessoas renomadas no assunto, como Raul Candeloro e Professor Marins:

  1. Dê retorno das solicitações. Informe e acompanhe os pedidos dos clientes: essa atitude é mais bem percebida quando em um restaurante com muito movimento o garçom sempre vem a mesa e informa que o pedido já vem, pergunta se quer algo enquanto espera ou seja mantém o cliente informado do que está acontecendo.
  2. Ouça com sentimento de escutar: ouça o cliente com atenção no que ele está falando, seja agressivo ao escutar, ou seja, escute com foco para a ação, tente resolver de imediato a necessidade ou o problema do cliente;
  3. Fale a verdade em qualquer circunstância: não minta para o cliente, nunca diga que uma roupa está boa se ela está repuxando. Você certamente terá que devolver o produto ou fazer o serviço outra vez.
  4. Esteja comprometido.
  5. Mantenha-se em contato com clientes. Não deixe que seu único contato ocorra quando você mandar a conta ou quiser vender algo.
  6. Seja confiável.
  7. Concorde sempre com um cliente irado. Assim que você concordar, você vai estar trabalhando com ele, e não contra ele.
  8. Comece suas chamadas com uma introdução forte e acolhedora, para tomar rapidamente o controle da conversa.
  9. Lembre-se de que cada contato com um cliente deve ser feito como se fosse o primeiro, mesmo que sejam 18h15 de sexta-feira.
  10. Ajude seus clientes a comprarem o que é melhor para eles.
  11. Baixe seu tom de voz quando um cliente gritar com você. O cliente provavelmente vai baixar o tom também.
  12. Conquiste e mantenha clientes recompensando-os.
  13. Pense em atendimento ao cliente como um teatro, e não como uma fábrica.
  14. Satisfaça clientes em 24 ou 48 horas. Se for demorar mais, avise-os e ponha uma data limite para resolver o problema.
  15. Dedique-se totalmente à qualidade. Qualidade significa poucos erros e se traduz em diminuição de custos.
  16. Prometa o que puder cumprir e cumpra o que prometer, não adianta de nada você prometer algo apenas para fechar a venda ou ser mais simpático quando você sabe que não pode cumprir.
  17. Seja ágil. Faça o seu cliente ganhar tempo com você.
  18. Tenha calma e paciência. A ansiedade é a maior inimiga do bom atendimento: este é um ponto que merece muita atenção porque o cliente tem a necessidade de analisar bem o que está comprando, ele quer saber os detalhes, as opções. Não existe nada pior do que você ser atendido com pressa;
  19. Cuidado com a arrogância. A pessoa que apresenta este sentimento não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba. Cuidado com essa pratica, pois ela afasta as pessoas. Tenha um espírito de servidor, ou seja, se coloque no lugar da outra pessoa e procure satisfazer as necessidades dela.

Deixe seu comentário

Leia também: