O que considerar para seu atendimento na hora de escolher uma plataforma de e-commerce

Escolher uma plataforma de e-commerce exige muita pesquisa, inclusive no que diz respeito à qualidade no atendimento ao público. Veja, neste artigo escrito pela Nuvemshop, algumas dicas que podem fazer toda a diferença.

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce

A qualidade no atendimento ao público é um fator que precisa ser tratado como prioridade em qualquer negócio. Isso porque, de acordo com um estudo realizado pela Microsoft, 90% dos brasileiros dizem que o atendimento ao cliente é muito importante na hora de escolher uma marca.

Se você pensa em vender pela internet, esse fator acaba se tornando ainda mais importante. Isso porque, quando vai comprar em um e-commerce, a ideia é que o cliente faça tudo sozinho. Por isso, se ele entra em contato com você, é porque deseja solucionar uma dúvida ou problema da forma mais simples e rápida possível.

Pensando naqueles que desejam criar uma loja online, preparamos algumas dicas para que você possa escolher sua plataforma de e-commerce. Dessa forma, você poderá oferecer uma ótima qualidade no atendimento ao público do seu site!

Com as dicas a seguir, será possível avaliar se o serviço que está buscando pode te oferecer os recursos mais adequados para que você atenda os consumidores. Vamos lá?

1. Layout simples e claro

Quando você vai criar uma loja virtual, precisa oferecer um visual limpo, que permita que o cliente identifique o que procura com facilidade. Além dos produtos, isso vai permitir que ele encontre, sem problemas, quais são os seus canais de atendimento.

Informe todos eles, seja e-mail, telefone, redes sociais, chat… Não esqueça de nenhum! Dessa forma, todos os perfis de clientes serão contemplados caso eles precisem entrar em contato com sua equipe.

Além disso, lembre-se de indicar quais são seus horários de atendimento e o prazo para respostas. Assim, você evita que o consumidor fique impaciente caso demore para receber um retorno seu.

2. Facilidade de gestão dos pedidos e integração dos canais de venda

Além de facilitar suas vendas em si, ter uma plataforma de e-commerce que centralize os pedidos feitos tanto pelo site quanto em marketplaces, redes sociais e loja física, se for o caso, vai melhorar a qualidade do atendimento ao público.

Isso porque, com todas as informações concentradas no mesmo lugar, o suporte fica mais ágil. Imagine que um cliente te procura pelo chat do seu site, falando a respeito de uma compra que fez na loja física. Se todos os dados estiverem atualizados e no mesmo sistema, fica muito mais simples ajudá-lo.

Além de a própria plataforma oferecer essa funcionalidade, algumas delas permitem a integração com sistemas de gestão, por exemplo. Dessa forma, a possibilidade de automatizar todos os seus processos acaba por tornar seu atendimento mais ágil.

3. Integração com chat

O chat online vem se tornando uma das formas preferidas do consumidor moderno. Logo, optar por uma plataforma de e-commerce que te permita integrar essa modalidade de atendimento vai agradar os visitantes da sua loja virtual.

Por meio do chat, você consegue conversar de forma mais humanizada e dinâmica com os consumidores, além de programar respostas prontas para perguntas frequentes. Isso torna a comunicação mais rápida, o que costuma agradar os clientes.

Além disso, existem soluções desse tipo que permitem que você saiba em que página um usuário está. Então, se por exemplo, o consumidor está demorando muito na página de checkout, você já pode enviar uma mensagem para ele oferecendo ajuda nessa etapa. Assim, você se mostra proativo e aumenta as chances de conversão!

4. Integração com redes sociais

Hoje em dia, quase 3,8 bilhões de pessoas utilizam ativamente as redes sociais no mundo. Por isso, é imprescindível que sua marca ofereça esse meio como um canal de atendimento. Portanto, escolher uma plataforma que permita a integração com Facebook, WhatsApp e Instagram pode simplificar muito seu trabalho.

Por meio do WhatsApp Business, você pode configurar respostas prontas para dúvidas frequentes, além de cadastrar seu catálogo de produtos para poder enviá-los aos clientes. Com a integração na plataforma de e-commerce, é possível disponibilizar um botão para que os visitantes do seu site entrem em contato com sua equipe diretamente pelo app de mensagens.

Ao integrar o Instagram e o Facebook ao seu e-commerce, você poderá utilizar funcionalidades como o Instagram Shopping e o Catálogo de Produtos do Facebook. Isso também vai permitir que você gerencie todas as vendas no mesmo painel.

Além disso, você poderá enviar os produtos expostos nas próprias redes sociais para clientes atendidos. Isso evita que o cliente precise ir para outro site quando você enviar um link de produto para ele, por exemplo.

É claro que você pode atuar em todos esses canais separadamente, mas as integrações centralizam tudo. Isso vai simplificar o trabalho da equipe e, consequentemente, melhorar a qualidade no atendimento ao público!

5. Plataforma que ofereça boa experiência ao cliente

A primeira ideia de um e-commerce é que os clientes possam realizar as compras sem precisar falar com ninguém. Apesar de essa não ser uma dica de atendimento propriamente dita, você precisa ter isso em mente antes de criar sua loja virtual.

Portanto, opte por uma plataforma em que você consiga montar um site com boa experiência para seus clientes. Capriche nas fotos e descrições para que o visitante possa conhecer bem seus produtos antes de adquiri-los, informe de forma clara todos os meios de pagamento e de envio, além da política de troca.

Dessa forma, seus consumidores poderão comprar sem que tenham nenhum problema e precisem do suporte da sua marca. É claro que é preciso levar em conta a qualidade no atendimento ao público, mas a ideia é que ele sirva para atender apenas casos pontuais, não todos aqueles que forem comprar em sua loja virtual!

6. Plataforma que te permita testar antes da contratação

O último ponto para prestar atenção antes de contratar uma plataforma de e-commerce é a possibilidade de testá-la antes de fazer qualquer pagamento. No que diz respeito não apenas ao atendimento ao cliente, mas a outras funcionalidades também, você poderá ver se consegue se adaptar bem antes de tomar a decisão final.

Durante o período de teste, você poderá experimentar algumas integrações, realizar vendas e atender seus clientes. Desse modo, você já terá noção de como será o dia a dia do suporte ao consumidor no seu e-commerce utilizando aquela plataforma.

Conclusão

A qualidade no atendimento ao público é fundamental para o sucesso de uma loja virtual. Por isso, é importante escolher as ferramentas que te permitam otimizar seu trabalho de suporte ao máximo.

Nesse caso, sua plataforma de e-commerce será seu principal aliado. Portanto, conhecendo as funcionalidades que podem te auxiliar no atendimento, você poderá fazer uma escolha mais consciente de acordo com as necessidades da sua loja virtual.

E, então, está pronto para escolher a melhor plataforma de e-commerce para seu atendimento ao cliente?

Artigo produzido por Victoria Salemi , editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas.

Deixe seu comentário