Atendimento mobile: o que é e como realizá-lo sem erro

Você sabia que o Brasil tem mais aparelhos celulares do que pessoas? Essa informação indica que o atendimento mobile já é uma realidade no país. Veja, neste post, como explorar essa possibilidade em seu negócio!

atendimento mobile

É muito difícil encontrar hoje alguém que não tenha ou que utilize pouco o celular, não é mesmo? Podemos dizer tranquilamente que essa afirmativa é unânime. Ela reflete uma mudança abrupta no comportamento das pessoas, potencializada pelos avanços tecnológicos. Além do mais, esse fenômeno representa uma oportunidade para as empresas, por meio do atendimento mobile.

É o que pretendemos mostrar neste post, a partir de alguns dados e informações que corroboram com essa proposição — de que o atendimento via smartphone não é mais uma tendência, é realidade. Nessa perspectiva, veremos também, nos tópicos a seguir, o que é esse tipo de contato, como realizá-lo e quais benefícios pode proporcionar à sua empresa.

Baixe o infográfico sobre a evolução do atendimento

O que é atendimento mobile?

Primeiro, é necessário que tenhamos clareza a respeito de uma questão: o atendimento mobile é fundamental para qualquer empresa que busque prospectar, conquistar e fidelizar clientes.

Logo, independentemente do porte ou segmento de seu negócio, caro leitor, as informações que trazemos na sequência são importantes e de seu interesse.

O atendimento mobile, em síntese, é aquele realizado por meio dos smartphones e tablets. Esse tipo de contato tem o diferencial de fugir à regra do modelo tradicional de SAC (serviço de atendimento ao consumidor) ativo ou receptivo, via ligação telefônica.

Na verdade, o atendimento para celular é versátil e pode ser feito de diversas formas, sob a base de recursos de plataformas distintas — inclusive oferecendo autoatendimento aos clientes.

Aplicativos, SMS, chats otimizados e automatizados (como o chatbot) em sites, blogs e mídias sociais são alguns exemplos de atendimento mobile. Além disso, a maior parte das tarefas cotidianas, como responder e-mails e pagar contas, pode ser realizada pelo aparelho que carregamos no bolso e/ou na mão, não é?

Importância

Nessa linha, nada mais propício do que os dados para traduzir e mostrar o quão importante o atendimento mobile é para sua empresa.

Para você ter uma ideia, o Brasil conta hoje com 230 milhões de smartphones ativos. Pelo menos é o que informa a Fundação Getúlio Vargas, por meio da 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas empresas.

Esse número não é desprezível, acredite. Aponta que há mais aparelhos celulares do que pessoas no país. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população é de aproximadamente 210 milhões de habitantes.

Em comparação com outros dispositivos, os smartphones também se destacam. De acordo com esse mesmo estudo da FGV, juntos, computadores, notebooks e tablets somam 180 milhões de aparelhos digitais — cerca de 15% a menos.

Mas não é só na quantidade que os dados chamam atenção. Um ranking global elaborado por uma consultoria especializada coloca o Brasil em 5º lugar no uso diário de celulares no mundo.

Quais as vantagens do atendimento mobile para o negócio?

Todas essas informações expostas acima nos levam para uma única conclusão: o atendimento mobile tornou-se um mercado de oportunidades para fazer negócios e conquistar mais clientes.

Mas quais são seus benefícios, afinal? Mostraremos os principais a seguir!

[Ferramenta] Jogada de craque
Passo a passo para o seu atendimento não levar cartão vermelho!

Jogada de craque

Abrangência na cobertura com a estratégia multicanal

Sabe-se que o número de dispositivos móveis conectados a redes de 3G, 4G e Wi-Fi é enorme. As pessoas, com isso, conseguem acessar a internet de qualquer lugar e a todo momento, a fim de se comunicarem, buscarem informação e consumirem serviços ou produtos.

Nesse sentido, o atendimento mobile amplia a cobertura de seu negócio. Permite, aliás, que sua empresa alcance e/ou seja vista por uma quantidade de potenciais clientes exponencialmente maior do que era viável anos atrás.

Contato mais próximo e empático com o cliente

Mais que quantidade, o atendimento mobile possibilita qualidade. O celular tornou-se uma extensão do corpo humano. É como um membro a mais que nos ajuda o tempo todo atender aos nossos desejos e necessidades.

Entre eles, podemos mencionar a comunicação. Esse tipo de contato entre empresa e cliente acaba sendo mais próximo, rápido e fácil. Características essas que potencializam os processos comerciais e, por conseguinte, os resultados.

Facilidade e otimização nas respostas às demandas

Por ser altamente tecnológico, o atendimento mobile carrega consigo uma característica bastante requisitada hoje em dia: otimização. Respostas rápidas, facilidades, comodidades e agilidade na comunicação corporativa para com os clientes são algumas das virtudes que a empresa obtém ao ser otimizada.

Redução de custos e mais recursos

Além de reduzir os custos operacionais para fazer contato com os clientes, o atendimento mobile oferece recursos indispensáveis para conhecer mais o público potencial, para interagir com ele, entender suas necessidades, desejos e, por fim, apresentar soluções e vantagens.

Um recurso que ilustra bem essa proposição é a geolocalização. Ela permite saber onde o cliente está no momento em que solicita o atendimento junto à sua empresa.

Como colocar o atendimento mobile em prática e ter sucesso?

Depois dessa descrição acerca das vantagens do atendimento mobile, é muito provável que você esteja convencido da importância dessa estratégia digital para a sua empresa. Pode ser também que você esteja se questionando como realizar tudo isso na prática, certo?

Tendo essa premissa como base, finalizaremos este post com algumas possibilidades de trabalhar o atendimento mobile em seu negócio sem erro nem crise. Acompanhe abaixo!

Utilize as ferramentas certas

Como em qualquer tipo de contato e comunicação, o caminho para ter sucesso no atendimento mobile é utilizar as ferramentas certas. É preciso conhecer bem seu público potencial, saber quais plataformas ele mais utiliza e investir pesado nelas.

Além disso, é indispensável que os processos de atendimento sejam rápidos, organizados e otimizados. Tanto na abordagem ativa quanto na receptiva, as solicitações devem ser reunidas e circularem em um único lugar, para facilitar o trabalho.

Esses recursos, além de melhorarem o fluxo de atendimento, o deixarão mais personalizável e eficiente. Onde se encontra essas ferramentas? Existem várias no mercado.

O Movidesk

Uma, em especial, é o nosso sistema de atendimento ao cliente Movidesk — um software que, entre outras funcionalidades, oferece recursos de atendimento em dispositivos móveis, incluindo opções para integração de e-mail, telefonia, formulários de contato, chat em tempo real, base de conhecimento etc.

O atendimento mobile carrega a marca da praticidade, agilidade e eficiência. Por isso, mais do que trabalhar essa estratégia junto a seus clientes, é imprescindível que você conte com ferramentas que forneçam esses recursos para arrasar na experiência do consumidor.

Entre em contato conosco! E saiba mais sobre como o Movidesk pode ajudar sua empresa a melhorar o atendimento ao cliente e aumentar sua rentabilidade!

Converse com nossos especialistas