Atendimento no setor de consultoria e treinamentos: como usar o Movidesk?

Pensando em utilizar o Movidesk na área de consultoria e treinamentos? Conte com recursos como os relatórios e indicadores, registro e classificação dos tickets, apontamento de horas, base de conhecimento, SLAs, entre outras funcionalidades.

atendimento no setor de consultoria e treinamentos

Quando o assunto é atendimento no setor de consultoria e treinamentos, é comum o gestor olhar inicialmente para o resultado que espera alcançar. Porém, existe todo um trabalho na coleta de dados e nas pesquisas para alcançar esse objetivo. Nesse contexto, é fundamental perceber que qualquer iniciativa deve ser desenvolvida com a mentalidade de melhorar o atendimento ao cliente.

Afinal, o cerne do que se faz nas organizações pode se resumir a serviço e comunicação, independentemente do setor de atuação, da quantidade de funcionários ou de quão alta é a receita. Sendo assim, o núcleo do sucesso deve ser consistente, não importa o departamento ou alcance. 

Neste artigo, vamos mostrar por que você deveria investir em qualidade no atendimento, a importância de adotar soluções inovadoras e as principais vantagens da plataforma Movidesk. Continue a leitura!

[eBook] Como escolher o Help Desk Ideal

Help Desk Ideal

Por que investir em atendimento no setor de consultoria e treinamentos?

Atualmente, os clientes esperam que a empresa tenha o próprio site com informações relevantes, diversos canais para escolher como ou quando entrar em contato, agilidade e eficiência no atendimento, entre outros fatores.

Além disso, ao fazer contato com a empresa, eles não gostam de perder tempo repetindo algo que disseram antes e querem que o atendente esteja por dentro de quaisquer problemas que tenham com o produto ou serviço. Nesse sentido, a tecnologia permite um serviço melhor e mais rápido, capaz de superar as expectativas do público.

Assim, investir em qualidade no atendimento no setor de consultoria e treinamentos torna possível gerenciar todas as informações no mesmo lugar, automatizar fluxos de trabalho e até reunir o máximo de feedbacks que puder para turbinar a próxima campanha de marketing ou introduzir melhorias nos serviços prestados. 

Qual a importância do uso de soluções diferenciadas?

Administrar um negócio de sucesso requer atender a alguns quesitos principais, incluindo: inovação, colaboração e cooperação. Dessa forma, o principal requisito que uma empresa deve ter é um sistema de gerenciamento e integração de processos, pois isso permite que todos saibam o que, como e quando fazer.

Ao mesmo tempo, os clientes experimentarão o melhor que seu negócio tem a oferecer, do começo ao fim. Manter com especial atenção esses processos-padrão, minimiza o risco de fontes internas e externas, assim como a automação reduz os erros em todos os aspectos de seu negócio. Os sistemas de gestão também preveem riscos e incorporam processos para tratar desses problemas antes que eles surjam.

Quando você coloca ênfase na qualidade em seu negócio e solicita a adesão dos funcionários, o controle de qualidade da produção se torna o foco principal do negócio, desde o desenvolvimento do produto até a entrega, visando a satisfação do cliente.

Segundo João Paulo Conceição, Inside Sales na Movidesk, “no setor de atendimento das empresas de consultoria e treinamento, é muito importante ter o registro de todas as atividades realizadas, assim como a quantidade de horas utilizadas”. Sem dúvida, a automação auxilia nesse processo. Quando é usada da forma correta, ela contribui ainda com a fidelização, pois permite construir um relacionamento duradouro e contínuo com os clientes. 

Desde que você continue prestando atenção ao que os consumidores querem e implemente as ações prontamente, eles ficarão por perto e se tornarão defensores da marca. A tecnologia invadiu todos os aspectos da vida moderna e usá-la para aprimorar a estratégia de atendimento beneficiará não apenas os consumidores, mas também a saúde financeira da empresa.

Quais as principais vantagens do Movidesk?

O Movidesk é uma plataforma inovadora, que une recursos de Help Desk e Service Desk. O sistema é intuitivo, flexível e simples de configurar. Por meio de dashboards e relatórios, dá para acompanhar informações em tempo real, como o status de cada ticket, o nível de satisfação dos clientes, entre outros indicadores de desempenho.

De acordo com João, o registro e a classificação de tickets permitem que todo o histórico do serviço prestado seja armazenado. Além disso, a funcionalidade de apontamento de horas garante o registro do tempo gasto nas atividades realizadas. “É possível também determinar uma quantidade de horas mensal para cada cliente e acompanhar o consumo da franquia. Ainda sobre os apontamentos, é possível extrair relatórios que consolidem os dados por cliente, por consultor, entre outros filtros”, afirma.

Outro ponto útil para empresas desse setor é a base de conhecimento, que permite disponibilizar artigos, manuais e FAQs de maneira organizada, tanto para os consultores/atendentes, quanto para os clientes finais. Dá para disponibilizar painéis com atualizações automáticas e visualizar todas as informações em qualquer dispositivo, estabelecer regras de aprovação, definir SLAs e outras funcionalidades.

Aprenda a construir sua própria base de conhecimento e confira as melhores práticas de redação para melhorar o seu autoatendimento!

Base de conhecimento: como escrever conteúdos eficazes

Como é a implementação do Movidesk?

Se você quiser, pode agendar uma demonstração para organizar a sua operação de atendimento antes de adquirir o sistema Movidesk. Depois de fazer o cadastro das suas informações no formulário, a Movidesk cria a sua conta em segundos.

Nesse processo, não é necessário inserir os dados do cartão de crédito, por exemplo, e nenhuma cobrança é feita na fase de testes da plataforma, que tem a duração de sete dias. Durante esse período, é possível explorar todos os recursos. Isso significa a possibilidade de aproveitar o potencial da ferramenta gratuitamente.

Dessa maneira, dá para fazer vários experimentos com as suas operações de rotina, delegar tarefas, compartilhar projetos e compromissos e, assim, conhecer de perto os benefícios. Quando o cliente solicita ajuda em um dos canais de suporte, como e-mail, telefone ou chat, imediatamente a solução se transforma em ticket dentro do sistema.

“Temos um time de implantação focado em trazer esse primeiro resultado aos clientes. Existe um cronograma padrão de implementação do Movidesk, que é ajustado de acordo com as necessidades de cada cliente. São realizados encontros online”, diz João. “O sistema tem integração nativa com algumas ferramentas, além de APIs abertas para que possam ser desenvolvidas quaisquer outras integrações necessárias”, conclui.

Como incentivar os colaboradores a utilizarem a plataforma?

A Movidesk tem suporte em horário estendido para que nenhuma dúvida fique sem resposta. No entanto, se a sua equipe demonstrar alguma resistência a mudanças, aqui estão algumas dicas. 

Conecte-se às necessidades das pessoas

Normalmente, os colaboradores não querem ouvir sobre como um software é econômico para a empresa, preferindo saber como isso transformará diretamente suas vidas profissionais. Portanto, vincule os aspectos positivos da ferramenta às necessidades deles.

Fale sobre como ela torna a vida mais fácil, quais cargas remove, de que maneira melhora o fluxo de trabalho e a produtividade. Para investir tempo e esforço em aprender como usar a nova tecnologia, todos precisam entender claramente os benefícios.

Movidesk - E-book - Produtividade em equipes de atendimento e engajamento profissional

Compartilhe a propriedade da ferramenta

Incluir pessoas desde o início da implementação de um sistema e demonstrar que a tecnologia é um complemento, em vez de um substituto para as habilidades, é fundamental para uma adoção bem-sucedida. 

Faça a sua equipe testar a plataforma antes de tudo e compartilhe seus próprios dados para construir confiança. Os colaboradores precisam sentir que têm controle e autonomia sobre as tarefas e que o novo recurso está contribuindo para isso.

Use aprovação social

Fazer com que um grupo engajado comece a usar e aproveitar com sucesso o novo sistema pode ser um grande catalisador para a adesão geral. Isso porque ajuda a construir confiança no que diz respeito à novidade da ferramenta. 

Comece pequeno: peça aos entusiastas de tecnologia para experimentar e dar feedback. O ideal é escolher aqueles que são capazes de endossar o valor e contribuir para que outros se familiarizarem também. Ou seja, os líderes e influenciadores. 

Estabeleça novas rotinas

Esteja preparado para lidar com maus hábitos e rotinas arraigados em anos de trabalho. Muita gente tem dificuldade de abandoná-los. Tente operacionalizar a nova tecnologia nos ritmos diários o mais rápido possível para defini-la como padrão. 

Para isso, comece um projeto útil ou uma solicitação prática que dependa da ferramenta para que as pessoas compreendam imediatamente o valor e conectem necessidades individuais. É essencial comunicar uma mensagem clara de que isso se tornará parte integrante do dia a dia e que os métodos antigos ficaram para trás.

Continue a discussão aberta

Para ser verdadeiramente sustentável, a sua própria cultura precisa ser construída sobre a inovação. Na prática, isso significa ser o mais aberto e positivo possível a novas ideias. Portanto, incentive as pessoas a compartilhar sugestões de melhorias, crie espaços para feedback honesto sobre o uso da ferramenta e responda às questões levantadas.

Elas precisam entender que é saudável desafiar as normas de negócios estabelecidas e que você realmente vai ouvi-las sempre que for necessário. Lembre-se de que o seu apoio como gestor é importante para construir uma força de trabalho engajada, feliz e produtiva.

Como você sabe, a tecnologia se tornou uma parte indispensável da vida moderna. De dispositivos móveis a smartphones e computadores pessoais, até anúncios em telas de LED e mídias sociais, praticamente tudo a nossa volta é movido por ela. 

No atendimento no setor de consultoria e treinamentos não é diferente. Nem é preciso dizer que as empresas têm tentado encontrar maneiras de melhorar o atendimento ao cliente por meio da inovação, tanto que o modelo tradicional se tornou incompleto sem os recursos que mencionamos.

Nesse sentido, as inovações tecnológicas não são apenas uma ferramenta útil, mas uma parte integrante de todo arsenal de negócio, independentemente do porte da organização. Que tal conhecer a plataforma Movidesk para fazer o seu atendimento dar um salto de qualidade? Entre em contato conosco agora mesmo!

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe seu comentário