6 dicas essenciais para aumentar a produtividade da equipe de TI

Você encontrou nosso texto porque, com certeza, busca soluções e formas de aumentar a produtividade da sua equipe de Tecnologia da Informação. Vivemos em um mercado extremamente competitivo e, por consequência, buscamos a profissionalização de nossos serviços e a redução nos custos de produção.

Por isso, apresentamos hoje 6 dicas para que a sua empresa cresça em produtividade. Acompanhe!

1. Faça o controle das atividades

É importante que cada colaborador conheça o seu lugar e o seu papel dentro da empresa e em cada trabalho específico, sabendo, assim, qual será a sua contribuição no trabalho final. Investir em nuvem para armazenamento e compartilhamento de informações é um passo importante tanto para a profissionalização e otimização doo desempenho quanto para a evolução da sua empresa.

2. Forneça feedbacks constantes

O feedback, não somente em TI, mas em todas as áreas de uma empresa, é uma ferramenta muitíssimo importante. Com o feedback, você evita trabalhos improdutivos e também o fato de ter que refazer muitas vezes a mesma tarefa. Você fornece um retorno ao seu colaborador e, dessa forma, ele pode aprimorar o trabalho e não cometer mais os mesmos erros. Ao mesmo tempo, se o trabalho estiver excelente, diga isso ao seu colaborador. Exalte as boas produções. Com certeza isso melhorará seu trabalho dele e ele será inspiração para os demais.

3. Saiba lidar com as distrações

A internet foi um divisor de águas no mundo moderno. Ao alcance de um clique conseguimos informações, entretenimento e muito mais. Porém, com a chegada das redes sociais, muitos internautas acabaram se dispersando de suas tarefas para navegar aleatoriamente. Proibir o acesso ao Facebook e ao Instagram dentro da empresa, por exemplo, não é o melhor caminho. O importante é engajar a equipe e estabelecer horários para pausas em que cada um possa checar itens pessoais e também procurar entretenimento. Você, profissional de TI, use a tecnologia a seu favor.

4. Crie um sistema de premiação

Uma forma de estimular o trabalho é criar um sistema de premiação, porém ele deve ser justo e imparcial. Em reunião, defina claramente as metas a serem alcançadas e os prêmios recebidos. Programas de bônus também são estimulantes.

5. Invista em uma comunicação para aumentar a produtividade

É importante integrar os membros da sua equipe. Valorize a comunicação interna, pois isso aumentará a produtividade. Facilite a troca de informações entre os colaboradores e também diretores. Crie canais, como, por exemplo, e-mails, boletins informativos internos, reuniões presenciais ou não-presenciais, entre outros.

6. Promova o desenvolvimento dos colaboradores

Ofereça cursos para que os colaboradores aumentem seus conhecimentos e possam refleti-los no ambiente de trabalho. Ajude o colaborador a crescer para que ele, por sua vez, ajude na evolução da empresa. Palestras e cursos periódicos são essenciais para desenvolver habilidades individuais e do grupo. Os colaboradores vão enxergar na profissionalização um incentivo, o que melhorará ainda mais o ambiente de trabalho e a produção.

Gostou das nossas seis dicas de como aumentar a produtividade da equipe de TI? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Leia também: