Conheça os principais benefícios do SAC 3.0 para a empresa

Com os avanços tecnológicos, o SAC 3.0 tornou-se fundamental para entender e atender às necessidades do consumidor contemporâneo. Neste post, apresentamos os principais benefícios desse conceito no atendimento.

SAC 3.0

O SAC 3.0 (Serviço de Atendimento ao Consumidor) é um conceito que acompanha as grandes mudanças sociais dos novos tempos. E são marcadas pelo exponencial avanço tecnológico e o seu impacto nos hábitos de consumo dos clientes do século 21.

Nessa perspectiva, o SAC 3.0 é um modelo evolutivo do serviço de atendimento prestado ao consumidor. Ele foi desenvolvido para satisfazer as necessidades e exigências dos clientes de hoje.

Tal conceito é colocado em prática por meio de canais de relacionamento que têm base em princípios como eficiência, otimização, agilidade e automatização. O objetivo é garantir um atendimento humanizado e personalizado, visando à fidelização.

Nos tópicos a seguir, detalharemos mais sobre o SAC 3.0. Apresentaremos sua origem, evolução e seus benefícios para as empresas, independentemente do porte ou segmento de atuação. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Descubra qual a maturidade do seu suporte

O que é SAC 3.0, afinal?

O SAC 3.0 é um modelo de serviço de atendimento que foca na experiência do consumidor. Ou seja, seu objetivo é satisfazer as necessidades e corresponder às expectativas das pessoas. A partir daí, pode atrair, conquistar, fidelizar o cliente e construir um relacionamento sólido.

Podemos dizer que o conceito de SAC 3.0 é o futuro do atendimento ao cliente. E ele já está mais presente do que nunca! Trata-se do terceiro estágio do relacionamento impulsionado pela evolução do perfil do consumidor, cada vez mais exigente e conectado em rede.

Essa estratégia já deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigatoriedade. Afinal, uma empresa que não segue esse princípio certamente terá muitas dificuldades e estará em desvantagem em relação aos concorrentes.

A ideia do SAC 3.0 é ouvir e entender o cliente e o fio condutor dessa perspectiva é a construção de uma relação firmada na confiança, em boas experiências e engajamento. A automatização, a multiplicidade e integração de canais de comunicação, a personalização e a humanização são as suas principais características.

Mas como e por que esse modelo de atendimento surgiu?

Por que esse conceito de SAC 3.0 foi criado?

Em primeiro lugar, é importante saber que o SAC 3.0 surgiu com a popularização da internet e o boom das redes sociais no ambiente online. Hoje conta com bilhões de usuários no mundo inteiro, conforme demonstra levantamento da Goobec, realizado no fim de 2018.

Com isso, fica fácil perceber que o SAC 3.0 simplesmente acompanha a evolução do próprio consumidor, não é mesmo?

Especialistas no tema dizem que, nesse contexto, o cliente 3.0 deixou de ser passivo para ser ativo. Um exemplo claro são os comentários públicos nas páginas das empresas. Acredite, esses depoimentos influenciam bem mais que qualquer campanha publicitária.

Evolução do conceito

O tradicional SAC 1.0 marca um sistema de atendimento altamente burocrático, normalmente realizado por telefone, que até proporcionava um canal direto entre empresa e cliente, mas desgastava demais a relação. A fila de espera, o gerundismo (falta de objetividade) e a ausência de empatia dos agentes eram as principais razões.

Já o SAC 2.0 surge para solucionar esses problemas, trazendo a novidade dos canais digitais como meios para prestar serviços de atendimento com mais rapidez, eficiência e qualidade. Nesse sentido, a interação e a presença digital passaram a ser a marca da relação empresa x cliente.

Dessa forma, o SAC 3.0 veio para fortalecer e estreitar ainda mais esse relacionamento. Mais do que se comunicar com agilidade e proximidade, essa tendência faz com que as empresas procurem entender o consumidor de modo aprofundado, com base em informações e análises.

Enfim, para recapitularmos a evolução do conceito de SAC, basta entendermos que o primeiro grau se caracterizava pela demanda, o segundo pela disponibilidade e o terceiro, por sua vez, pela experiência.

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

Quais os principais benefícios do SAC 3.0?

As pesquisas mostram exatamente este panorama. A importância do SAC 3.0 está na promoção de boas experiências de atendimento e de compra. Afinal, segundo dados da American Express, 78% dos consumidores abandonam a compra em razão de um mau atendimento.

Dessa forma, vejamos, de maneira resumida, os principais benefícios do SAC 3.0 para a sua empresa.

Rapidez nas respostas

O consumidor atual não quer mais esperar. Caso isso aconteça, ele procurará o concorrente, certo? Com o uso da tecnologia, portanto, as empresas conseguem atender um grande fluxo de clientes e ser ágeis nas respostas, agradando seu público.

Melhor relacionamento com o cliente

Os recursos do SAC 3.0, principalmente por meio das redes sociais, permitem uma melhora significativa do relacionamento da empresa com seus clientes. Interação, proximidade, facilidade e qualidade são as principais características desse atendimento.

Maior satisfação

A lógica é simples: a multiplicidade e a integração dos canais online, aliadas a um excelente índice de resolução de problemas, resultará, invariavelmente, no aumento da percepção de qualidade por parte do cliente. Por conseguinte, elevará o grau de satisfação e fidelização.

Atendimento mais personalizado e humanizado

Além da rapidez e da eficiência, a boa experiência do atendimento está muito relacionada à personalização e à humanização do serviço. No SAC 3.0, isso é possível a partir da coleta e da análise de informações sobre os clientes.

Nesse contexto, a noção de público-alvo dá lugar ao conceito de persona. Dessa forma, os consumidores deixam de ser apenas números e passam a protagonizar os processos comerciais, merecendo atenção especial.

Conquista de novos consumidores

A qualidade no atendimento proporcionada pelo SAC 3.0 levará, naturalmente, sua empresa a conquistar novos clientes. Não adianta investir em campanhas de marketing e vender uma boa imagem se, na prática, o atendimento for ruim. Na verdade, a boa experiência é a maneira mais eficaz de fidelizar a clientela.

Melhor monitoramento

Poderíamos citar muitos outros benefícios oferecidos do SAC 3.0, mas não poderíamos deixar de falar sobre o monitoramento. Por meio das novas tecnologias, é possível mensurar o desempenho do atendimento, tanto os executados por robôs quanto por agentes humanos. Há inúmeros indicadores que mostram, de maneira automatizada e quantitativa, se o serviço está sendo bem prestado ou não.

Conforme você viu neste artigo, oferecer um atendimento excelente é essencial para o sucesso das organizações. Afinal, quando um consumidor não é bem atendido, ele simplesmente procura uma empresa que o trate da forma como deseja. A melhor maneira de implementar o SAC 3.0 é contar com um software de atendimento, o que agiliza, simplifica e moderniza o relacionamento com o cliente.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Sua opinião é muito importante para nós. Então, deixe um comentário e diga o que achou!

Quer saber mais sobre SAC 3.0? Converse com nossos especialistas!