Conheça as etapas do ciclo de vendas e como encurtar seu tempo médio

Prospecção, contato inicial, qualificação, apresentação, avaliação, fechamento e pós-venda: essas são as principais etapas do ciclo de vendas. Para encurtá-las, é preciso conhecer as demandas do mercado, estudar seus concorrentes, capacitar a sua equipe e investir em boas ferramentas.

ciclo de vendas

O processo de venda é a base para a manutenção de qualquer empresa. Desde a divulgação, passando pelo atendimento e a entrega do produto, é importante manter um bom fluxo de clientes para obter recursos e criar oportunidades de crescimento. Um bom primeiro passo para alcançar esse objetivo é entender como o ciclo de vendas funciona em seu negócio.

Por ser um conceito fundamental na gestão de empresas, é importante que você saiba como usá-lo para maximizar seus resultados. O ideal é que cada etapa desse ciclo seja de curta duração, para que sua equipe seja liberada rapidamente para atender a novos pedidos de seus clientes e trazer mais rentabilidade para o negócio.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre o que é o ciclo de vendas, quais são suas etapas e o que você pode fazer para encurtá-las. Confira!

Baixe agora o e-book Xeque Mate: para vender mais, o atendimento pode ser sua grande jogada.

O que é o ciclo de vendas?

Como o nome já deixa a entender, trata-se de um conjunto de passos pelos quais sua empresa passa quando realiza uma venda, indo desde a prospecção até o pós-venda. É uma ferramenta muito útil para orientar suas ações e planejar seus processos de atendimento. A ideia é que, com essa divisão, seja mais fácil apontar quais tarefas precisam ser realizadas e analisar o desempenho do seu negócio.

Quais as etapas do ciclo de vendas?

Cada empresa pode estabelecer etapas diferentes para seus ciclos, mas a maioria dos negócios tende a seguir a mesma estrutura básica em sete etapas. Veja aqui quais são elas!

Prospecção

É aqui que começa qualquer processo de venda. Durante a prospecção, o objetivo é atrair novos leads, fazendo com que eles conheçam seus produtos e se interessem em fazer negócio.

Para isso, são feitos investimentos em marketing, mostrando sua marca em canais que têm boa audiência e são mais voltados para o público-alvo que sua empresa deseja alcançar. Sem prospecção, não é possível fechar nenhuma venda.

Contato inicial

Se você teve sucesso em sua prospecção de leads, então alguns deles vão seguir seus canais e entrar em contato, seja para tirar dúvidas, seja para fazer um pedido. Porém, isso não significa que o lead já está pronto para se tornar um cliente. Durante o contato inicial, o mais importante é ouvir, registrar o contato e descobrir quais os próximos passos para facilitar sua conversão.

Qualificação

Nesse ponto do ciclo de vendas, seu trabalho é preparar o lead para a compra. E, para isso, ele precisa adquirir mais conhecimento sobre seu produto, sobre a própria demanda e como ela pode ser suprida. É importante cumprir bem esta etapa antes de começar a falar no produto em si, pois é aqui que o lead constrói segurança em relação à sua solicitação.

Apresentação

Com todas as informações em mãos, o lead já está pronto para tomar uma decisão de compra melhor informada. Sendo assim, é dever do profissional de vendas apresentar as opções ao potencial cliente e ajudá-lo a encontrar aquela que melhor atende às suas demandas. Com o treinamento correto, este estágio tende a ser bem fácil.

Avaliação

Mesmo um cliente bem qualificado ainda pode apresentar algumas objeções em relação ao seu produto ou serviço. Porém, você logo deve notar como algumas dessas objeções são recorrentes, sendo possível preparar sua equipe de vendas para lidar com cada uma delas. Algo simples, mas que pode fazer uma grande diferença na sua taxa de conversão.

Fechamento

É aqui que o lead efetivamente se torna cliente. Nesse ponto do ciclo de vendas, ele é encaminhado para a equipe que entrega o produto/serviço da sua empresa, atendendo à sua demanda. Ainda é necessário acompanhar de perto essa entrega, garantindo que o resultado final obtido seja o mais alinhado possível com a sua proposta.

como fazer o cliente entender o meu produto?

Pós-venda

Alguns gestores acreditam que este ciclo acaba quando a demanda é atendida. Porém, ainda há muito trabalho a ser realizado no pós-venda. É nesse ponto que você aumenta as chances de fidelização do público, criando uma base mais sólida de clientes e melhorando a reputação do seu negócio no mercado.

Como encurtar seu ciclo de vendas?

Ao reduzir o tempo de cada ciclo, você diminui o custo de cada venda e aumenta a produtividade de todas as equipes envolvidas. Confira aqui algumas dicas simples para ter um ciclo de vendas mais eficiente!

Conheça bem as demandas do mercado

Entender o que seu público-alvo busca é a melhor forma de adaptar seus produtos e serviços às demandas. E com esse preparo, você evita uma série de empecilhos comuns para o fechamento de novos negócios. Além disso, pode adaptar seus produtos e suas estratégias de prospecção para maximizar os resultados obtidos.

Estude seus concorrentes

É verdade que para se destacar no mercado é necessário fazer coisas de forma diferente das outras empresas no ramo. Porém, você também tem muito a ganhar ao entender como outros negócios desenvolvem suas estratégias e descobrindo como integrar esse conhecimento em seu negócio.

No mínimo, você aprenderá quais ações apresentam resultados melhores sem ter que fazer os testes por conta própria.

Veja também: Movidesk x concorrentes

Capacite sua equipe

Como mencionamos acima, um time mais bem preparado tende a fechar mais vendas em menos tempo. Linguagem adequada, melhores técnicas de atendimento e venda, organização, conhecer bem o produto, entre outras coisas, são qualidades consideravelmente úteis para encurtar o ciclo de vendas em sua empresa e investir no sucesso do cliente.

Invista em ferramentas adequadas

Por fim, mas não menos importante, suas equipes precisam de sistemas que auxiliem no cumprimento de suas tarefas. Softwares de gestão, como uma ferramenta de Help Desk, por exemplo, são indispensáveis na otimização de quaisquer processos internos. Escolher plataformas com boa escalabilidade, suporte técnico e de uso intuitivo pode facilitar bastante seu trabalho.

Se é isso que você busca, a plataforma Movidesk certamente pode auxiliar. Com nossos recursos, você pode administrar um grande número de solicitações de clientes sem grande dificuldade, otimizando o atendimento da sua empresa.

Quer entender mais sobre como funciona o ciclo de vendas e como torná-lo mais eficiente? Então, veja também nosso artigo sobre o pipeline de vendas e aprenda mais sobre o assunto!

Agora que você aprendeu o que é ciclo de vendas, faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

Deixe seu comentário