COBIT: o que é e quais seus benefícios para a área de TI

Tudo exige planejamento: desde escolher o melhor restaurante para almoçar ou definir a melhor estratégia para o seu time. Por isso, tanto no seu dia a dia quanto na sua empresa, cada decisão precisa ser tomada com muito cuidado e, sempre que possível, baseada em dados. E em um mundo tão tecnológico como o nosso, uma boa gestão de TI é fundamental para uma escolha assertiva. Mas, para que isso seja possível, precisamos saber exatamente o que é COBIT e o que ele faz por uma área de tecnologia.

Se você não faz ideia do que essa sigla significa, não precisa se preocupar. De maneira resumida, o COBIT é uma metodologia voltada para a área de TI. Esse método, que existe há anos, fornece uma estrutura para o desenvolvimento da Tecnologia de Informação e traz diversos benefícios para ela.

Agora, está pronto para saber tudo sobre COBIT e descobrir o que ele pode fazer pelo seu negócio, especialmente junto à sua Governança da TI? É só continuar lendo o nosso post e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

COBIT: o que é?

O Controle de Objetivos para a Informação e Tecnologia Relacionadas (COBIT) é uma metodologia para a Governança de TI – um conjunto de práticas que gere os recursos e ferramentas da área. Ele é usado como um instrumento de suporte para gestores e garante a integridade dos sistemas de informação.

Além disso, o COBIT pode ser entendido como um conjunto de documentos elaborados com base na experiência de grandes empresas ao longo de décadas. São as diretrizes para gerenciar e controlar todos os elementos que compõem a Governança de TI, que são divididos nas seguintes categorias:

  • Processos;
  • Práticas;
  • Modelos;
  • Princípios;
  • Pessoas;
  • Informações;
  • Infraestrutura;
  • Aplicativos;
  • Estruturas organizacionais.

Dessa forma, o COBIT é a metodologia que define um guia de boas práticas para a utilização de cada um dos itens citados acima, a fim de garantir o sucesso do sistema interno da Governança de TI.

O que é COBIT 5

Agora que já esclarecemos o que é COBIT, vamos falar de sua última versão. Desde a sua criação, em 1996, ele já passou por diversas atualizações. A mais recente – e também a mais usada – é a 5. Desenvolvida em 2012, ela está integrada com quadros e recursos como a Biblioteca de Infraestrutura da Tecnologia de Informação (ITIL) e também com os padrões relacionados à Organização Internacional de Padronização (ISO).

O que faz o COBIT 5 ser tão popular é a sua capacidade de diminuir os riscos de implementações de TI. Isso porque seu framework permite a criação de uma cultura de colaboração dentro das empresas, que emprega um atendimento mais eficiente para as necessidades, riscos e benefícios das iniciativas de Tecnologia da Informação. Para isso, ele é guiado por cinco princípios básicos:

  • Separar a Governança da Gestão de TI;
  • Englobar toda a empresa;
  • Identificar as necessidades da companhia;
  • Aplicar um framework integrado;
  • Garantir uma abordagem abrangente para a tomada de decisões.

Ainda, essa nova versão traz um design do framework revisado e reestruturado. Com isso, o COBIT 5 busca cobrir todos os principais aspectos da Governança e Gestão de TI. Dessa forma, ele fornece princípios, ferramentas, práticas e modelos aceitos mundialmente para ajudar a criar valor e aumentar a confiança dos sistemas de Tecnologia da Informação.

E-book: entenda o panorama das empresas de TI no Brasil

Quais os benefícios do COBIT?

Embora o foco principal do COBIT seja colaborar com a Governança de TI, ele também traz inúmeros benefícios para outras áreas da empresa. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira a lista que preparamos para você!

Aumenta a eficiência da área de TI

O COBIT trabalha para alinhar as necessidades da empresa. Dessa forma, as modificações para a otimização dos processos internos podem ser constantemente aplicadas e atualizadas, conforme as exigências. Isso quer dizer que quando práticas e investimentos deixam de trazer bons resultados para a empresa, eles são substituídos, modificados ou até excluídos. Assim, a eficiência do setor de TI é garantida.

Melhora a segurança da informação

Com a difusão das boas práticas e dos métodos de controle estabelecidos pelo COBIT, a segurança só tem a melhorar. Isso porque a adoção dessas rotinas diminui, por exemplo, o perigo de problemas relacionados ao comprometimento de dados dentro da empresa. Deste modo, você corre menos riscos de ver informações suas ou dos seus clientes vazadas.

    Quer saber onde você está falhando com o seu cliente? Então, esse fluxograma é para você!
    Onde você está falhando com o seu cliente?

    Otimiza os investimentos em TI

    Devido às práticas e ferramentas recomendadas pelo COBIT, os gestores podem ter uma visão mais ampla do negócio e do impacto da Tecnologia da Informação na empresa. Isso colabora para uma melhor avaliação do setor de TI e para tomadas de decisões mais assertivas. Além disso, o COBIT também ajuda na identificação de possíveis melhorias, lacunas e vulnerabilidades a serem corrigidas.

    Cria uma linguagem em comum

    Outro setor que pode se beneficiar com as diretrizes do COBIT é o de comunicação. Isso porque é criada uma linguagem em comum para o trabalho e os diálogos entre gerentes, executivos e profissionais de TI. Assim, reuniões, audições e a avaliação dos resultados são realizadas de forma rápida e eficiente.

    E aí, pronto para utilizar o COBIT?

    Agora que você já sabe o que é COBIT e seus principais benefícios, chegou a hora de aplicá-lo no seu dia a dia. Lembre-se de que processos bem definidos são essenciais para a otimização de todo o seu negócio.

    E se você quer melhorar ainda mais sua comunicação interna e externa, é só apostar em um sistema de atendimento como o Movidesk. Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo e teste o melhor software do mercado agora mesmo!

    Experimente o melhor sistema de atendimento do mercado por 7 dias grátis.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *