Como eliminar o atraso na entrega dos projetos da área de desenvolvimento

projetos

Um projeto bem-sucedido, de maneira geral, atende a requisitos mínimos, como escopo, prazo de entrega e qualidade, além de agregar valor ao cliente final.

Entretanto, ao efetuar uma análise mais detalhada, é possível notar que todos estes atributos estão interligados e são, de certa forma, interdependentes.

Falando especificamente dos atrasos na entrega, por exemplo, pode haver um impacto muito grande em relação à expectativa do cliente, fazendo com que ele perca certa parte do valor potencial que poderia ser agregado (no melhor dos cenários).

Como os atrasos acontecem

Um fato corriqueiro dentro de organizações é ver pessoas correndo contra o tempo, desesperadas para conseguir terminar tudo no prazo determinado. Isso acontece porque fazer gestão de tempo nem sempre é tão fácil quanto parece e este é um dos pontos mais críticos para o sucesso.

A situação é ocasionada por falta de planejamento, falhas de comunicação, análise deficiente dos riscos envolvidos, entre outros problemas consequentes de uma má gestão do projeto de maneira geral.

Os atrasos podem ser consequência de diversos erros, como a falta de visibilidade do andamento das tarefas pelo gerente do projeto ou mesmo algo muito simples, como a comunicação.

Independentemente de qual for o veneno, o antídoto consiste na rapidez de identificação da raiz do problema e na agilidade da resposta, garantindo a honra ao cumprimento dos prazos definidos.

Como prevenir os atrasos

Como já dizia o antigo ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Mas, afinal, como precaver-se deste mal? A nossa resposta está nos tópicos abaixo. Confira!

1. Integração

A integração entre áreas e pessoas em um único ambiente auxilia em ganhos de produtividade e proporciona um maior nível de controle.

Um projeto só alcança suas metas quando todos os envolvidos estão focados no objetivo e integrados entre si.
Isso faz com que os colaboradores assumam suas responsabilidades e saibam que todos devem empenhar em suas funções com eficiência.

Na ausência de integração, foco e motivação, todos trabalham de forma desordenada e não conseguem cumprir com as suas obrigações.

Esse é um dos diferenciais do time de desenvolvimento da Movidesk. Cada um sabe exatamente o que deve ser feito, não foge da responsabilidade e ajuda o próximo sempre que necessário.

2. Planejamento colaborativo

Um bom planejamento é crucial para o sucesso de qualquer projeto. Utilizando um planejamento de maneira colaborativa, os resultados alcançados são potencializados a níveis ainda mais expressivos, pois são mais fiéis às percepções e experiências de cada membro da equipe.

Aqui no desenvolvimento da Movidesk, antes do início de um projeto, cada squad (squads são subequipes dentro do setor de desenvolvimento e cada uma é responsável por um conjunto específico de módulos do sistema) reúne seus membros para o planejamento.

Todos expõem seus pontos de vista e estimam o esforço necessário para cada tarefa a ser executada, afinal, várias cabeças pensam melhor que uma!

Resumindo, o planejamento colaborativo economiza horas de reuniões futuras, cria um entendimento comum e um senso de propriedade sobre o trabalho a ser feito.

3. Comunicação

O diálogo é uma das mais importantes ferramentas em qualquer tipo de empreendimento e no universo da gestão de projetos não poderia ser diferente.

Conhecemos a importância deste recurso e não abrimos mão de usá-lo sempre que necessário.

Com ele, toda a equipe troca informações e feedbacks sobre as atividades realizadas, de modo que todos possuam uma visão amplificada do projeto.

Aqui no desenvolvimento da Movidesk, nós aderimos às reuniões diárias para alinhar o andamento do projeto, expôr os possíveis impedimentos e esclarecer o que será feito em seguida, tudo isso de uma forma rápida, simples e objetiva.

A comunicação é importante, mas deve ser usada pontualmente. Caso necessário, marcamos horários à parte para debater assuntos mais delicados, porém sempre com um objetivo bem definido.

Nosso lema é: “menos conversinha e mais conversão”, sempre com muita transparência.

4. Metodologia

Diferentes projetos utilizam diferentes metodologias, muitas vezes baseadas em recomendações ou conjuntos de boas práticas distintas.

Nós já utilizamos o Scrum, uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software, e hoje vemos que o que melhor nos atende é a metodologia Lean.

A metodologia Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do sistema Toyota, que preza por uma melhoria contínua nos processos da empresa de maneira mais enxuta, evitando desperdícios como tempo, mão de obra e/ou insumos, por exemplo.

Utilizar a metodologia adequada ao tipo da equipe e do escopo é um elemento determinante na boa visão do andamento do projeto e no cumprimento dos prazos.

projetos

E aí, gostou das nossas dicas? O que você faz aí na sua empresa para eliminar o atraso nas entregas dos projetos? Conte para a gente nos comentários!

Até a próxima! 😉

projetos

Leia também: