5 passos adaptáveis de como gerenciar um projeto de software

Um projeto de software é uma tarefa específica que possui começo, meio e fim. Os cinco passos para gerenciar um projeto de software: definição do escopo, elaboração de estratégias, integração de colaboradores, monitoramento e encerramento.

Gestãao de projetos de software

Saber como gerenciar um projeto de software é uma das exigências principais dentro do ciclo de desenvolvimento. Sua equipe está tendo dificuldades com isso?

Bom, saiba que você não está sozinho. A maioria das empresas de desenvolvimento admitem o quão importante é saber como gerenciar um projeto de software, mas isso simplesmente não se mantém na prática.

E, pode acreditar, este fator afeta negativamente todo ciclo de vida do projeto. O que, naturalmente, gera atrasos, gastos e ineficiência. Além, é claro, de comprometer as fases seguintes de teste e implementação.

Isso definitivamente pode comprometer o financeiro da sua empresa de uma forma irreversível.

Mas, calma! Compreender como gerenciar um projeto de software pode ser mais simples do que você imagina. Listamos as 5 etapas do gerenciamento de projetos para te ajudar nessa missão.

Vamos lá? 

Por que seu cliente está insatisfeito? Faça o teste!

Projeto de Software

Segundo Guia PMBOK, produzido pelo Project Management Institute, “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”.

Podemos considerar, portanto, que um projeto de software é uma tarefa específica que possui começo, meio e fim. Ou seja, não estamos falando das atividades que fazem parte de uma rotina fixa da sua empresa.

O projeto de software é a etapa que interliga os requisitos do cliente com a real disponibilidade de implementação. Para ficar mais claro, vamos fazer um paralelo com a receita de um bolo. 

Queremos um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, isso é o requisito, e temos o bolo pronto. O projeto de software é a receita, que faz a ligação entre o que queremos e o que é possível ser feito.

Saber como gerenciar um projeto de software, portanto, é uma das etapas fundamentais dentro do ciclo de desenvolvimento de software. 

Como gerenciar um projeto de software em 5 passos

Gerenciar um projeto de software é conseguir trabalhar com as melhores possibilidades respeitando três limites:

  • Tempo;
  • Custo/Orçamento e 
  • Qualidade.

As metodologias mais utilizadas para gerenciar um projeto de software são:

  • Agile;
  • Waterfall (cascata);
  • Scrum;
  • Kanban;
  • Lean Development;
  • Feature-driven development;
  • Etc.

De maneira geral, nós costumamos subdividir o gerenciamento de projetos em duas categorias:

  • Tradicional, que consiste em estipular e realizar as tarefas em forma de cascata. Ou seja, uma etapa só é desenvolvida quando a anterior for finalizada.
  • Gerenciamento de projetos ágil, o desenvolvimento, neste caso, é iterativo e incremental. Isso quer dizer, em ciclos curtos de desenvolvimento (sprints) e que são agregados já finalizados (prontos para serem usados pelo usuário final) ao corpo do projeto.

Quer saber mais sobre o gerenciamento de projetos ágil? Então, não deixe de ler: Gerenciamento ágil de projetos: otimize resultados entregando mais valor!

Para facilitar o gerenciamento de um projeto de software existem 5 etapas básicas que podem ser utilizadas independente de qual metodologia acima você escolher. Afinal, saber como gerenciar um projeto de software vai muito além da escolha de um método.

    [Ferramenta] Jogada de craque
    Passo a passo para o seu atendimento não levar cartão vermelho!
    Jogada de craque

    É fundamental seguir algumas etapas para atingir as expectativas dos cliente. E, por que não, ultrapassá-las?

    Passo 1 – Definição do escopo e autorização do projeto

    O primeiro passo, portanto, de como gerenciar um projeto de software é definir o escopo, considerando o prazo do projeto, orçamento e níveis de qualidade. Para isso é fundamental estabelecer os requisitos de software.

    Esta etapa estabelece o norte a ser seguido pelas demais. Ou seja, o que precisamos estabelecer para que o projeto atinja as definições do cliente, respeitando os limites citados acima.

    Passo 2 – Elaboração das estratégias para atingir os objetivos estabelecidos

    Depois de responder o porquê do projeto, é o momento de sabermos como chegar lá. Nesta etapa existem alguns pontos delicados, como as ferramentas que serão utilizadas no gerenciamento de projeto de software, equipe responsável, estratégias, sistemas, etc.

    Não existe um projeto de software eficiente sem uma boa ferramenta de gerenciamento. Ou seja, hoje, você não consegue gerenciar um projeto de software sem dispor de uma boa tecnologia.

    As ferramentas mais utilizadas são:

    • Scrum;
    • XP: Extreme Programming e
    • Kanban.

    Falando em Kanban, você já viu o nosso vídeo com o passo a passo para configurar essa ferramenta? Não? Então, dê o play:

    Além destas, também podemos agregar ferramentas de gestão empresarial e de projetos, como Trello, ou até mesmo Google Sheets.

    Veja também: 8 dicas para utilizar automações no seu software de atendimento. 

    Passo 3 – Fase de integração entre os colaboradores, estratégias e recursos para executar o projeto

    Esse é, sem dúvida, um dos passos mais complexos de como gerenciar um projeto de software. A fase 3 é a de alinhamento, ou seja, dado que os objetivos, métodos, capital e equipe foram escolhidos é preciso que todos estejam integrados para a execução do projeto.

    Uma dica de ouro, não deixe de ler o nosso artigo sobre comunicação interna nas organizações. Ele vai ser, sem dúvida, fundamental nesta etapa de como gerenciar um projeto de software.

    Veja também: Como estabelecer uma comunicação na gestão de projetos eficiente?

    E… Mãos à obra!

    Mas calma! Não vá ainda! O gerenciamento de um projeto de software não acaba na execução. 

    Passo 4 – Monitoramento e Controle 

    É nesta etapa do nosso guia de como gerenciar um projeto de software que verificamos se as estratégias escolhidas estão caminhando de acordo com o esperado (e determinado) no escopo do projeto. 

    Para isso o gestor de projeto deve analisar indicadores e parâmetros estabelecidos no planejamento. No caso específico do gerenciamento de projetos de softwares a fase de testes e simulações é indispensável.

    Desta forma é possível verificar os resultados e reformular algumas estratégias, caso elas não estejam de acordo com o esperado.

    Passo 5 – Como gerenciar um projeto de software: Encerramento 

    Chegamos ao gran finale, o encerramento do projeto no prazo acordado entre o cliente e a empresa. 

    Sim, é importante ressaltar essa questão. Afinal, se você não souber como gerenciar um projeto de software muito provavelmente tem pecado em algum dos três pilares que citamos no começo do artigo.

    Mesmo que a sua equipe cumpra os prazos solicitados pelo cliente, sem um gerenciamento, ou a qualidade estará aquém, ou o custo além.

    Leia mais: 5 dicas para implantar uma gestão de projetos de TI de sucesso!

    Pronto! Estas são as 5 etapas de como gerenciar um projeto de software. E reiteramos, este guia será útil independentemente de qual metodologia de gerenciamento você escolher. 

    Vale ressaltar, no entanto, que a gestão ágil de projetos tem sobreposto a tradicional entre as grandes empresas.

    Então, gostou de aprender como gerenciar um projeto de software? 

    Antes que você vá, precisamos fazer um alerta: você vai precisar de uma ferramenta que otimize a implementação deste guia na sua empresa! 

    Você conhece o sistema Movidesk?

    Não? Então, veja abaixo algumas de nossas funcionalidades:

    • Dashboard e relatórios – Com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
    • Portal do cliente – Seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
    • Automação com gatilhos – Crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

    Quer saber quais funcionalidades são ideais para facilitar sua gestão de projetos de TI? Agende uma demonstração do Movidesk e entenda melhor. Ah! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades do mercado.

    Incidentes na gestão do seu atendimento? Fale com nossos especialistas!