Como melhorar a transparência da empresa com os clientes?

melhorar a transparência da empresa
melhorar a transparência da empresa

Já parou para imaginar o que seus clientes consideram importante no atendimento? Claro que são muitos aspectos, mas certamente a transparência é um dos mais relevantes. Por isso, melhorar a transparência da empresa é uma necessidade básica!

Quando isso não é feito, os clientes sentem-se mal atendidos e, claro, logo deixam de comprar no estabelecimento. Aliás, é importante destacar que 86% dos clientes migraram para a concorrência pelo mal atendimento no ano de 2015.

Mas como melhorar a transparência da empresa? Pensando nessa dúvida, criamos um post para você. Continue lendo e veja algumas dicas que separamos sobre o assunto:

Coloque avisos claros e visíveis no estabelecimento

É preciso começar pela clareza das informações no próprio espaço da empresa. É quase comum observar a falta de informações pertinentes, especialmente em pequenos e médios negócios. Nunca deixe seus clientes sem saber o que fazer!

Por isso é indicado que você coloque avisos que esclareçam as campanhas de desconto e a possibilidade de troca do produto ou reembolso do dinheiro, por exemplo. Além disso, é importante deixar o número de SAC visível para todos, caso precisem.

Tenha princípios bem delineados

As maiores empresas do mundo buscam definir os princípios que norteiam seu negócio de forma clara. Por isso não é incomum ouvir falar em valores como comprometimento, transparência e seriedade.

Além disso, muitas empresas definem suas políticas de compras falando sobre seu comprometimento com o meio ambiente, com pequenos produtores e com a sociedade em geral.

A Unilever é um ótimo exemplo. A gigante afirma que seu objetivo é dobrar o tamanho do negócio enquanto mitiga o impacto social negativo. Em sua página da internet, ela também se compromete em melhorar a sociedade e o meio ambiente.

Quando esses princípios são declarados, além de demonstrar o que realmente a empresa enxerga como valor base, os clientes sentem-se mais seguros. Então, defina os princípios do seu negócios e comunique-os com o mercado!

Facilite o atendimento dos seus clientes

Com quantos canais de atendimento sua empresa trabalha? Se ainda utiliza apenas o telefone ou e-mail, certamente está em desvantagem em relação à concorrência. Você não pode dificultar o contato do clientes, mas sim torná-lo simples e prazeroso.

Por isso, é importante oferecer múltiplos meios de comunicação. Além dos que já foram citados, é possível utilizar redes sociais, Skype, chats no site ou aplicativo da loja, dentre outras possibilidades. Para isso é importante ter uma central de serviços eficiente!

Quando os clientes contam com muitas opções de contato, sentem-se mais seguros e percebem que a empresa age com transparência. Além disso, podem entrar em contato para elogiar ou propor melhorias para o seu negócio.

Seja sempre sincero

A sinceridade deve estar presente em todos os níveis e áreas de um empreendimento, especialmente no atendimento ao clientes. Por isso, seja no momento da compra ou no pós-venda, é importante ser sincero e realista com seus clientes.

Faça com que esse pensamento permeie o seu negócio e seja parte da cultura interna. Treine seus funcionários nesse mesmo sentido e instrua-os a serem sinceros.

Isso fará toda a diferença na reputação da empresa. Companhias que atendem seu público-alvo com sinceridade e transparência são mais valorizadas. Se você faz isso, não se espante em ver seus clientes falando bem da marca para seus amigos.

Agora que está por dentro do assunto e sabe como melhorar a transparência da empresa com os clientes, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário em nosso post!

Deixe seu comentário

Leia também: