Como reduzir custos em uma empresa: adote um SaaS

Como reduzir custos em uma empresa? Se você tem procurado a resposta para essa pergunta, considere adotar uma solução SaaS e acompanhe esse post para conhecer as diversas vantagens que os serviços em software têm a oferecer para o seu negócio.

Se você busca como reduzir custos em uma empresa, considere adotar um SaaS.

Existe uma pergunta recorrente no dia a dia corporativo: como reduzir custos em uma empresa, sem prejudicar a qualidade dos seus serviços? Seria proveitoso se você pudesse aumentar os preços do seu negócio para que as margens de lucro também pudessem ser elevadas, não é mesmo? Porém, isso faria com que a companhia perdesse demanda pelo preço comparado com seus concorrentes.

A boa notícia é que outras medidas podem ser tomadas para auxiliar na redução dos custos com eficácia. A adoção de uma solução SaaS, por exemplo, é uma delas. Cada vez mais valorizados, os serviços em software são capazes de oferecer modernidade e agilidade para seus processos de forma simples e acessível.

Ainda não tem um SaaS no seu negócio? Então esse post foi feito para você! Continue conosco e descubra todos os benefícios que acompanham essa forte tendência.

[eBook] Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

Reduzir para ampliar

Não adianta conquistar clientes fiéis e um volume excelente de vendas, se os custos da sua empresa continuam altos. Isso, somado a mercados altamente competitivos, cargas tributárias excessivas e instabilidades econômicas, pode tornar o seu negócio insustentável.

Diminuir certos custos é fundamental para que a organização consiga aumentar as suas reservas e sua margem de lucro. Também é uma maneira de obter recursos para investir em modernização, capacitação e programas de motivação para os funcionários. Além disso, a prática ainda mantém o produto ou serviço com um valor competitivamente vantajoso em relação à concorrência.

Pensando nisso, você já considerou adotar uma plataforma SaaS em sua companhia? A partir de agora veremos todos os prós que este modelo pode oferecer à sua empresa, relacionados à redução de custos. Mas antes vamos conhecer melhor suas características.

SaaS: onde vivem? O que fazem? Do que se alimentam?

Apesar da brincadeira, muitos gestores ainda não sabem o que significa uma plataforma SaaS e quais os tipos de serviço que ela pode oferecer. Tudo bem, se esse é o seu caso, a gente descomplica.

A sigla SaaS vem de Software as a Service ou, em português, software como serviço. Ele nada mais é do que um sistema online que armazena e manipula dados sem a necessidade da instalação de uma estrutura própria. O provedor desse sistema é quem fica responsável por suas atualizações, desempenho, acessos e segurança.

Algumas características comuns de um modelo SaaS são:

  • Hospedagem dos serviços na nuvem
  • Aplicações personalizáveis para cada tipo de negócio
  • Acesso controlado através de login e senha

Uma plataforma Software as a Service pode promover praticamente todo tipo de serviço. Como: CRM (sistema de gerenciamento de dados de clientes), ERP (sistema de gestão empresarial), Help Desk (sistema de atendimento ao cliente) ou até mesmo um streaming de música, como o Spotify. Vamos deixar isso mais claro, explicando o SaaS na prática.

O Spotify cobra uma mensalidade todo mês, com planos que variam. Seu catálogo de músicas é atualizado constantemente e você não precisa pagar para escutar cada uma delas separadamente. Está tudo no pacote contratado! Ainda, o Spotify pode ser acessado de qualquer lugar, só precisa de internet, um login e senha. Ele também é customizável e, assim como todo modelo SaaS, você paga pelo serviço e não pelo produto.

Leia também: É seguro usar um SaaS?

Como reduzir custos em uma empresa adotando uma solução SaaS

A economia gerada pela adoção de um SaaS está fazendo com que, cada vez mais, empresários se tornem adeptos da solução. Segundo o Computerworld, empresas de médio porte chegam a economizar até 25% nos custos com TI, quando possuem um sistema em nuvem. Vamos entender o porquê?

Porque elimina a necessidade de uma infraestrutura própria

A partir do momento que você contrata uma plataforma SaaS, não precisa mais se preocupar com servidores, espaço e energia para comportar a coisa toda. Também não verá mais a presença rotineira de um técnico de TI em sua companhia, fazendo a manutenção do servidor e mobilizando o trabalho de toda a equipe por minutos. O fornecedor do software é quem vai se atentar às atualizações necessárias, ao controle de consumo dos recursos, entre outros pontos.

Optar por um modelo SaaS costuma ser muito mais barato do que desenvolver um servidor próprio. E não é só pela economia com infraestrutura, mas também pela possibilidade de cancelar o serviço a qualquer momento ou migrar para novos fornecedores que atendam melhor as suas demandas. Ainda, caso surja uma interferência no projeto, você não terá que compensar os custos do desenvolvimento de um sistema que não terá mais finalidade alguma.

Porque descomplica a mobilidade

A plataforma SaaS concede mobilidade corporativa porque permite que as atividades do negócio sejam realizadas além do escritório, já que a computação em nuvem demanda apenas internet e dados de acesso para funcionar. E, através de aplicativos para dispositivos móveis, você pode mensurar e gerenciar as métricas da empresa na palma da sua mão. Quando quiser, onde estiver.

E tem mais! Com a mobilidade alcançada pelo SaaS, seus colaboradores podem trabalhar em qualquer lugar do planeta. É isso mesmo: seu negócio pode investir em pessoas altamente capacitadas sem ter que, necessariamente, subsidiar sua relocação.

Tudo o que você precisa saber sobre métricas de atendimento neste e-book

Porque reduz o custo com licenças

Os modelos SaaS são baseados em pagamentos periódicos, ou seja, mensalidades ou opções de pagamento trimestral, semestral e anual. Esses valores são geralmente mais acessíveis que as tradicionais licenças para o uso de softwares e suas versões – conhecidas por inflar o orçamento com TI nas empresas.

Nesse sentido, o software de serviço reduz os custos com licenças que não estão em uso. Você paga apenas pela quantidade de usuários ativos e pode manter um controle financeiro muito melhor a longo prazo.

Porque armazena seus dados de forma segura

Se a sua empresa tem um sistema próprio e ele é invadido por terceiros, imagine a quantidade de informações importantes que pode ser perdida, além das incomodações legais. Sem falar no backup que você levou tanto tempo para construir…

Mas, quando você adota uma plataforma SaaS toda essa responsabilidade com a frequência de backups e a integridade dos dados da sua empresa passa a ser do provedor. E pode ter certeza de que ele investirá de forma pesada em certificados que garantam a segurança no armazenamento das suas informações, bem como de todos os outros clientes.

Além disso, seu time pode contar com um suporte mais eficiente, pronto para rastrear eventuais vulnerabilidades. Assim, os problemas são identificados e solucionados antes que possam interferir na rotina do negócio. Sendo assim, todo esse custo com a segurança digital pode ser tranquilamente eliminado do seu orçamento.

Porque aumenta a produtividade da empresa

Aumentar a produtividade da sua equipe, de forma geral, é um importante aliado para quem busca reduzir custos. Por isso, possuir um SaaS em sua empresa é uma ótima maneira de fazer com que seus colaboradores foquem no core business dela. Afinal, ninguém mais precisará gerenciar um sistema interno. Enquanto isso, a escalabilidade oferecida pelo software de serviço permitirá à organização expandir seus negócios de maneira muito mais sustentável.

O SaaS ainda oferece maior performance nas atividades, já que a capacidade de processamento e o consumo de memória local são reduzidos ao utilizar um sistema em nuvem. E, enquanto suas atualizações são distribuídas rapidamente, o tempo necessário para migração é minimizado, otimizando os fluxos de trabalho.

Já pode chamar de Software as a Solution?

Por todos os motivos que acabamos de ver, o SaaS instiga seu negócio a acompanhar a evolução efervescente do mercado e dos novos hábitos de consumo, refletindo em produtos e serviços muito mais compatíveis com o presente.

Agora, você já está pronto para incluir um novo item à sua lista de como reduzir custos em uma empresa. Afinal, o Software as a Service é uma solução que veio para transformar o cenário de TI, otimizando o investimento em tecnologia.

Vejo você no próximo post! 👋

O Movidesk é o SaaS que faltava na sua gestão de atendimento