CRM, ERP e sistema de atendimento: qual a diferença?

CRM- ERP e sistema de atendimento q
CRM- ERP e sistema de atendimento q

Cada vez mais as empresas têm buscado melhorar a gestão com a ajuda da tecnologia. No entanto, muitos empresários não sabem, por exemplo, a diferença entre um CRM, ERP e sistema de atendimento.

Cada um desses serviços têm uma funcionalidade e juntos podem ajudar seu negócio a alcançar ótimos resultados. Para te ajudar a entender, vamos explicar sobre eles e falar das vantagens de contratá-los na sua empresa.

É importante deixar claro que há uma diferença muito grande entre essas ferramentas.
Confira no artigo e boa leitura!

Sistema de atendimento

Como o próprio nome já diz, o sistema de atendimento é um canal utilizado para centralizar toda a comunicação com o cliente. Toda empresa que investe em um atendimento de excelência precisa ter um sistema deste tipo.

Hoje em dia, com tantos canais de comunicação disponíveis, fica difícil armazenar todas as informações que chegam por todos os lados. Um bom sistema de atendimento arquiva todas as conversas feitas pelos diversos canais, facilitando o trabalho dos atendentes e dos gestores, que podem ter gráficos e métricas sobre os resultados dos atendimentos gerados.

O sistema de atendimento e um ERP podem estar integrados, mas não têm a mesma funcionalidade. Por exemplo, a empresa não precisa ter o retrabalho de fazer dois cadastros: um para venda e outra para atendimento.

CRM (Customer Relationship Management)

Apesar de estar ligado ao cliente, o CRM não funciona como o sistema de atendimento, muito menos como um ERP. Na prática, ele é uma ferramenta para sincronizar as prospecções, funil de vendas, oportunidades de clientes e outras atividades relacionadas a equipe comercial e marketing.

Ele armazena informações e pode auxiliar a empresa a enxergar onde está seu principal gargalo quando o assunto é satisfação do consumidor.

Em tempos onde se preza pela opinião do consumidor, é ideal buscar ferramentas tecnológicas que organizam esses dados e ajudem a sua empresa e oferecer um ótimo atendimento.

Software ERP

Procurado por muitas empresas, principalmente nos últimos anos, o ERP é um software de gestão que pode, por exemplo, ancorar outros sistema como o CRM, BI (Business Intelligence), ou até mesmo com um software contábil.

Segundo pesquisas, empresários têm investido até 11% a mais em relação aos últimos anos com este tipo de ferramenta. O software ERP integra diversas áreas de uma empresa e tem como objetivo oferecer uma gestão completa de um negócio, de forma simples, rápida e prática.

Ele é responsável por fazer o controle de estoque, gerar relatórios gerenciais e até mesmo emitir nota fiscal. Administrar um empreendimento com o auxílio de um ERP faz com que as tarefas sejam feitas com maior produtividade.

O ERP é um software para distribuidora, varejo, indústria, serviços e outros segmentos do mercado. Você tem interesse? A ADV Tecnologia pode te mostrar os benefícios para sua empresa e ainda personalizar conforme sua necessidade.

Deixe seu comentário

Leia também: