8 dicas de cursos online de atendimento ao cliente para você se especializar

Existem inúmeros formatos de cursos online de atendimento ao cliente. Alguns deles oferecem certificações, outros são mais rápidos e práticos. Muitos podem ser feitos até mesmo no caminho para o trabalho, dando um melhor aproveitamento para seu tempo livre.

cursos online de atendimento ao cliente

Você sabe que a responsabilidade de capacitar os colaboradores também é sua, certo? Esperar que o profissional venha pronto, com todos os requisitos é um pouco utópico. Por isso, fique atento aos investimentos (de capital e tempo) que você aplica em cursos online de atendimento ao cliente.

Este é um ótimo diferencial no cenário em que estamos. Afinal, os produtos e serviços estão cada vez melhores e o atendimento de excelência ao público é um dos principais responsáveis pela insatisfação do cliente

Ou seja, possuímos tecnologia e conhecimento para desenvolver itens com maior qualidade, mas estamos esquecendo da linha de frente da empresa.

O profissional de atendimento é o primeiro contato que o cliente terá com a sua empresa. Isso quer dizer que não basta ter uma cultura de qualidade, ideais e normas pautadas em customer success se o atendimento não estiver alinhado com essas questões, não é mesmo?

É claro que fazemos triagens e seleções para escolher os profissionais mais gabaritados e que possuem o perfil correto para a função. Mas existem algumas características pessoais que são afloradas com o conhecimento e a prática. E isso pode ser potencializado com cursos online para atendimento ao cliente. 

Por um acaso, você já está pensando “mas eu não tenho capital para oferecer treinamento e capacitação para toda a minha equipe”?

Calma! Hoje existem no mercado inúmeros métodos para melhorar o desempenho da sua equipe de vendas e de atendimento ao cliente. Alguns são, inclusive, online e gratuitos. 

Cursos online de atendimento ao cliente para todos os gostos

Seu colaborador pode fazer de forma independente – com o seu incentivo – é claro. Ou você pode estabelecer metas e acompanhar de perto sua evolução, oferecendo benefícios ou gratificações.

Separamos, neste artigo, 8 dicas de cursos online de atendimento ao cliente que vão colocar a sua equipe em um outro patamar de desenvolvimento, capacidade e eficiência. Preparado?

Então, boa leitura! 

Crie estratégias para manter seu cliente fiel

8 dicas de cursos online de atendimento ao cliente 

Como mencionamos anteriormente, existem inúmeros formatos de cursos online de atendimento ao cliente. Alguns deles oferecem certificações, outros são mais rápidos e práticos. E ainda temos uma dica especial que o seu colaborador pode aprender no caminho para o trabalho.

Separamos estes cursos em duas categorias principais:

1 – Com certificação

Cursos online de atendimento ao cliente com certificado

1.1 Udemy

Udemy é um dos portais de cursos online mais conhecido e acessível do mercado. É um ótimo local para adquirir conhecimento dos mais variados tipos. As opções contam com vídeo-aulas, artigos, simulados e, por fim, uma certificação.

É uma plataforma paga, mas que oferece diversas promoções, e alguns cursos online de atendimento ao cliente podem sair por menos de R$ 50.

1.2 INEAD – Instituto Nacional de Ensino à Distância

O INEAD oferece treinamentos online de atendimento ao cliente aprofundados, com etapas, certificação e conteúdos programáticos. O Instituto anuncia que é um curso grátis, mas o certificado é pago e válido em todo o Brasil.

1.3 SEBRAE

SEBRAE é, sem dúvida, uma das instituições educacionais mais famosas desta lista. Além dos presenciais, também tem disponíveis cursos online de atendimento ao cliente com a mesma qualidade. 

Leia mais: Treinamento de qualidade no atendimento: você precisa disso?

Os cursos são gratuitos, o único requisito, no entanto, é que o aluno pertença a uma empresa. Normalmente, para o cadastro é solicitado um CNPJ. O certificado de conclusão é digital, mas no caso do SEBRAE ele também é gratuito.

1.4  IPED

Os cursos online de atendimento ao cliente IPED são pagos e aprofundados. O diferencial neste caso é que o diploma pode ser digital e impresso pelo aluno, ou ele pode solicitar a entrega do diploma físico. 

Vale ressaltar que em todas as instituições acima os cursos são intermitentes. Ou seja, ficam disponíveis durante um período de tempo e depois são substituídos por outros com diferentes focos. 

Mas, após a matrícula, o aluno tem o direito sobre o curso, e em alguns casos ele pode fazer no seu próprio tempo e outros possuem validade de um ano ou mais.

Nossa dica é: antes de escolher um curso de atendimento verifique a opinião e notas de outros alunos.

2 – Sem certificação

Cursos online sobre atendimento ao cliente sem certificado

Quando falamos de cursos online de atendimento ao cliente logo pensamos em um cronograma escolar, com aulas, exercícios e testes. Mas o acesso ao conhecimento hoje é tão extenso que podemos encontrar fontes mais rápidas, dinâmicas e, inclusive, gratuitas. Como canais no Youtube, sites e blogs, por exemplo.

Veja abaixo algumas de nossas indicações:

2.1 Canais no Youtube:

O Primo Rico 

Apesar de ser um canal voltado para investimentos financeiros, Thiago Nigro aborda alguns temas sobre vendas e atendimento ao cliente que podem ser extremamente úteis. Um bom exemplo é o vídeo abaixo:

Sebrae Talks

O Sebrae é uma ótima dica para cursos online de atendimento ao cliente, além dos certificados que falamos anteriormente, a marca também possui um canal no Youtube com conteúdos muito ricos.

Segundo o próprio canal, os “vídeos contam com a participação de profissionais renomados do mercado que vão compartilhar suas experiências e aprendizados em conteúdos exclusivos que abrirão uma nova dimensão de possibilidades para a gestão do seu negócio!”

Nós o indicamos como uma ótima fonte de conhecimento, tal qual o vídeo abaixo:

TED Talks

A marca TED talvez seja a maior defensora do compartilhamento de ideias e conhecimentos na era digital. O canal principal possui mais de 14 milhões de inscritos e, na página inicial, podemos ver mais sete canais com temáticas e abordagens diferentes.

A ideia começou com uma conferência na Califórnia, então grande parte dos vídeos estão em inglês. Mas uma ferramenta opensource chamada Open Translation Project permite que os usuários criem legendas e muitos vídeos já disponibilizam essa função.

Os conteúdos costumam ser bem aprofundados, com insights bem interessantes que podem ser acessados pelo próprio site ou pelo Youtube. 

Conteúdo em vídeos, com certeza, caíram no gosto dos usuários digitais. Você gosta deste formato? Bom, o seu cliente também! 

Quer aprender como produzir vídeos para melhorar seu autoatendimento?

Então não deixe de conferir o nosso infográfico sobre o tema. Como ele você vai saber o que precisa fazer para ter clientes mais satisfeitos e colaboradores mais produtivos com uma boa base de conhecimento!

Seja você também uma estrela. Aprenda a produzir vídeos de autoatendimento

2. 2 Blogs e Mídias Digitais

Cursos online de atendimento ao cliente em blogs e mídias digitais

Se você pesquisar no Google “como fazer origamis da sorte”, vai encontrar alguns resultados de blogs, sites ou perfis que ensinam exatamente o que você precisa. Não é diferente com o atendimento ao cliente. Você pode acessar informações, cursos e dicas de forma gratuita.

Dentre as dicas de cursos online de atendimento ao cliente, esta é a que oferece atualizações em tempo real. E pode garantir que você e seus colaboradores estejam sempre inteirados das novas tendências e inovações do mercado.

Veja também: Mais de 20 livros sobre atendimento ao cliente.

2.3 Workshops

Workshops são sempre boas indicações para aprender, fazer contatos e atualizar a sua base de conhecimento. Mas, como a sociedade está cada vez mais digital, hoje existem workshops com cursos online de atendimento ao cliente.

Funciona tal qual um live e você pode enviar perguntas e interagir com outros participantes. E, por se tratar de um evento online, acontecem com maior frequência e de forma gratuita.  

2.4 Podcasts

Podcasts é a nova tendência para acessar materiais informativos, de entretenimento, bem estar ou profissionalizantes. Existem inúmeros canais distribuídos nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, SoundCloud e ITunes.

Os conteúdos costumam ser muito informativos, no caso de cursos online de atendimento ao cliente, dinâmicos e aprofundados. A ideia é oferecer ao ouvinte um bate-papo sobre aquele determinado tema. 

Alguns canais, por exemplo, desenvolvem séries com vários capítulos sobre aquele assunto. E, melhor, o usuário pode aprender enquanto está preso no trânsito, durante o horário de almoço ou fazendo outras atividades cotidianas, ajustando a carga horária como preferir.

Você também vai gostar: 5 livros sobre satisfação do cliente que você precisa conhecer.

E aí? Você se interessou por algum destes cursos online de atendimento ao cliente? Então já desbloqueia este celular ou corre para o desktop para descobrir qual destas dicas é a melhor para você.

Ah, temos um porém! 

[Ferramenta] Comparação de preços
Compare o Movidesk com outras ferramentas e descubra por que somos a plataforma mais completa do mercado!

Jogada de craque

Fazer cursos online de atendimento ao cliente não é o suficiente!

Ah, mas então eu li este artigo à toa? Não! De forma alguma! 

O que queremos dizer é que conhecimento sem boas ferramentas não atinge a eficiência esperada. Por isso, ofereça aos seus colaboradores as melhores tecnologias.

Você faz isso?

Não tem certeza? Bom, vamos apresentar algumas funcionalidades de um software de ponta de atendimento ao cliente:

  • Centralização e publicação de documentos técnicos, tutoriais do seu produto, respostas para as dúvidas mais frequentes e melhore a experiência de autoatendimento do cliente;
  • Permissão para que sua equipe escreva artigos para a base de conhecimento e aumente o engajamento da sua empresa;
  • Permissão que os seus clientes consultem facilmente o andamento de todos os tickets, criem novas solicitações de atendimento e acessem a base de conhecimento sempre que quiserem. Tudo isso online;
  • Disponibilização de formulários de contato em inúmeros lugares, como em seu site, base de conhecimento ou portal de atendimento;
  • Facilidade no entendimento dos agentes através de solicitações personalizadas e diminua o seu tempo de resposta.

Sua ferramenta não atende a estas funções? Então você precisa agendar uma demonstração da Movidesk agora mesmo e saiba como proporcionar a melhor estrutura para seus colaboradores colocarem em prática os cursos online de atendimento ao cliente que listamos aqui.

Ah! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber as novidades do mercado.

Fale conosco e descubra a melhor estratégia para o seu atendimento