As dicas de Daenerys Targaryen para sua empresa sentar no Trono de Ferro do atendimento

Sabe o que a sua empresa e Daenerys Targaryen têm em comum? As duas podem ocupar o Trono de Ferro com um atendimento de encantar multidões. Ah! Já avisamos de antemão: este post NÃO POSSUI SPOILERS da oitava temporada de Game of Thrones. Pode ficar tranquilo.

Dicas de atendimento da Daenerys Targaryen

Se você é um dos mais de 30 milhões de latinoamericanos que esperavam o mês de abril de 2019 ansiosamente há dois anos, nós já sabemos o que você vai fazer no próximo domingo à noite: assistir Game of Thrones. Mais do que isso, você provavelmente vai torcer por Daenerys Targaryen, A Primeira de seu Nome, Nascida da Tormenta, A Não Queimada, Mãe de Dragões, Khaleesi do Grande Mar de Grama, Quebradora de Correntes, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos e Protetora do Reino e legítima herdeira do Trono de Ferro.

Mas se você olha para nossa querida Dany com admiração e se pergunta como foi que ela conquistou o coração de tanta gente (sejam telespectadores ou personagens de Westeros), imaginando o dia em que você ou sua empresa terão o mesmo sucesso em suas aventuras, nós temos uma boa notícia. Vamos lhe ensinar neste post a ter um atendimento ao cliente de tanta excelência, que você será o próximo a ocupar o Trono de Ferro!

Para fechar com chave de ouro estas 8 temporadas de aventuras de Fogo e Gelo, listamos para você as dicas de Daenerys Targaryen para melhorar o seu atendimento. Prepare um café e puxe uma coberta… pois o inverno está chegando!

Não seja como Jon Snow

Você não sabe de nada, Jon Snow

Ygritte já avisou: Jon Snow não sabe de nada. Daenerys, por outro lado, conhece onde buscar informações importantíssimas para alcançar seus objetivos. Por isso, não toma decisões antes de entender com o que está lidando.

Para que a sua empresa seja reconhecida por um bom atendimento, você deve fazer como Dany e saber onde buscar suas informações de forma rápida e confiável. Para isso, o uso de uma base de conhecimento completa e atualizada é essencial.

A base de conhecimento funciona como uma biblioteca online dentro da sua empresa. Ela é construída com o intuito de solucionar problemas que possam ser recorrentes, e por isso deve ser facilmente acessada. Assim, a qualquer dúvida que surgir, é possível visitá-la para que todas as questões sejam resolvidas de maneira simples e rápida.

Dentro dela você pode encontrar tutoriais, artigos, vídeos explicativos, documentos, infográficos… tudo o que você achar que pode ser útil para ajudar a sua equipe em um  momento de necessidade de informações.

Sabendo que tipo de problema você pode enfrentar (e onde encontrar a solução para ele) você será capaz de enfrentar desafios tão grandes quanto Daenerys. Mas ao invés de atravessar o reino nas costas de um dragão para retomar o trono, você vai oferecer ao seu cliente um atendimento ágil e que realmente irá sanar seus problemas. Afinal de contas, é isso o que todos estão procurando.

Exiba seus dragões

Os dragões de Daenerys targaryen

Cersei detém o Trono de Ferro e o controle do grande exército Lannister. Já Jon Snow tem toda a grandiosa família Stark e as casas do Norte em sua defesa. Até os Greyjoy possuem uma frota marítima imponente. Mas quem é assunto por onde passa? Isso mesmo, os dragões de Daenerys Targaryen.

Nós lembramos sempre daquilo que mais nos surpreende. Este é o chamado fator UAU (ou WOW factor, em inglês). É por isso que, mesmo que o exército Dohtraki tenha 400 anos de história e os Imaculados sejam os mais valorosos guerreiros que o leste já viu, são Drogon, Viserion e Rhaegal que chamam a atenção e povoam as nossas lembranças com o passar dos meses.

Aposte em surpreender positivamente o seu cliente em seus atendimentos. É este fator surpresa, aquilo que mais chamou a atenção, que vai ficar na memória dos consumidores. Apenas fazer o que é esperado não é mais o suficiente. Para ser lembrado, é preciso impressionar.

Lidere um exército

O exército de Imaculados

Para alcançar o sucesso, em qualquer que seja a empreitada, você precisa se cercar das melhores pessoas. Daenerys teve ajuda de muita gente até aqui. Desde os Dothrakis até os Greyjoy, passando pelos Imaculados e os próprios dragões, e ainda nomes como Tyrion, Melisandre e a própria família Stark foram imprescindíveis para que ela chegasse onde está.

Da mesma forma, se você quer que a sua empresa alcance objetivos grandiosos, precisa reunir uma equipe que se destaque. Contratar os melhores profissionais, que se importam de verdade com o cliente e amam o que fazem, é fundamental.

Mas além disso, é preciso investir em capacitação constante. O colaborador deve sentir que está sendo valorizado e evoluindo sempre. Também é necessário entender que a empresa investe em sua qualificação e acredita em suas potencialidades. Dessa forma ele, sem dúvidas, oferecerá um trabalho mais motivado e com maior produtividade e zelo.

Não se esqueça que os agentes de atendimento são seu contato direto com o público. Se eles não oferecerem um bom relacionamento, aqueles consumidores nunca mais voltarão. Invista para montar seu exército de forma que, ao invés de conquistar os Sete Reinos, você conquiste o coração e a preferência dos seus clientes.

Quebre as correntes

Daenerys Targaryen, a Quebradora de Correntes.

Um dos motivos para que nossa Khaleesi seja tão amada, é a sua empatia com todos com quem se relaciona. A Quebradora de Correntes luta contra a escravidão e não gosta de ver o povo sendo subjugado. Mas ao mesmo tempo, consegue conversar de igual para igual com reis, lordes e poderosos de todos os tipos.

Saber lidar com seu interlocutor, e além disso, colocar-se em seu lugar, é uma habilidade essencial para a construção de um bom relacionamento. Ouvir o que o seu cliente tem a dizer sobre a sua empresa, seu produto ou seu serviço, é a melhor forma de atender suas necessidades.

O feedback é crucial para o crescimento. Mas muito além disso, a empatia deve ser utilizada em todos os atendimentos, para que seja possível oferecer aos consumidores aquilo que eles realmente precisam. Ter foco no cliente e em sua satisfação é a melhor forma de construir uma história de sucesso. Seja nos desertos de Meereen ou no universo corporativo.

Ouça os passarinhos de Varys

Varys e seus passarinhos

Varys, também conhecido como Aranha, Eunuco ou Mestre dos Sussurros, comanda uma importante rede de informantes que se espalha pelos dois continentes. Estes dados, vindos das ruas, são utilizados em diversos momentos da história para ajudar na tomada de decisões, inclusive por Daenerys.

Você pode utilizar uma versão mais moderna dos passarinhos para saber como anda o seu relacionamento com o seu público. São as chamadas métricas de atendimento: resultados numéricos que nos dizem se estamos acima ou abaixo do esperado nos nossos objetivos.

Um bom gestor deve estar sempre por dentro de tudo que se passa à sua volta. Por isso, muito mais do que coordenar pessoas, é preciso saber gerenciar os diversos indicadores.

Com dados sólidos e confiáveis sobre o desempenho da sua equipe de atendimento, você poderá encontrar falhas em seus processos. E através delas, melhorar a sua interação com seus clientes. São estas métricas, também, que o levarão a se tornar mais ágil, produtivo e assertivo em suas ações.

Enfrente fogo, água, terra e ar

Daenerys e Drogon

Para chegar onde está hoje, Daenerys Targaryen passou por muita coisa. Foi queimada e ressurgiu das cinzas, cruzou desertos e mares, voou nas costas de Drogon no norte gelado, enfrentou diversas aventuras e nunca desistiu. Não interessa o tipo de desafio que aparece em sua frente, a Não Queimada está sempre pronta.

Sua empresa também precisa estar pronta para atender aos seus clientes, não importa através de qual canal de relacionamento eles estiverem chegando. Ser omnichannel é a melhor forma de utilizar vários meios de comunicação ao mesmo tempo. Ofereça ao seu público um acesso fácil e prático para tirar as suas dúvidas.

Hoje, o consumidor tem centenas de formas diferentes de se comunicar. Se a sua empresa não está à disposição dele em seu canal preferido, talvez isso impeça ou dificulte o contato. Então, das mais queridinhas até as mais desconhecidas, todas as formas de relacionamento devem ser analisadas para que você identifique onde investir os maiores esforços.

O atendimento omnichannel permite que as informações vindas de diversos canais se concentrem em um só lugar, oferecendo mais agilidade. É melhor para o agente, que tem o trabalho facilitado, para o cliente, que é atendido com mais rapidez e para a empresa, que economiza com esta facilitação.

Seja melhor que Daenerys

Nós ainda não sabemos qual será o fim de Daenerys Targaryen. Também não somos o Corvo de 3 Olhos para prever o futuro da sua empresa no próximo trimestre. No entanto, de uma coisa não duvidamos: usando como inspiração estas dicas da Nascida da Tormenta, você estará no caminho certo para enfrentar seus desafios.

Mas e se a gente te contar que você pode se sair ainda melhor do que ela? Apesar de dragões, exércitos e sábios conselheiros, uma coisa ainda falta para a nossa querida Mãe de Dragões: a tecnologia. Enquanto em Westeros é preciso apelar para a magia do Senhor da Luz até para fazer fogo, no mundo real já estamos muito mais evoluídos!

Por isso, por mais que Dany já se provou digna de bons relacionamentos, a sua empresa ainda pode sair na frente utilizando um sistema de atendimento. Ele é capaz de oferecer aquilo que falta para os exércitos dos Sete Reinos, e colocar a sua empresa sentada em posição privilegiada no Trono de Ferro.

Quer descobrir como? Faça um teste gratuito durante 7 dias e temos certeza de que você não vai se arrepender. E seja bem-vindo à Casa Movidesk!

Até Daenerys concorda: o melhor sistema de atendimento do mercado

Deixe seu comentário