Existe o dia do profissional de atendimento ao cliente?

No Brasil, existe o dia do cunhado, da sogra e até das pessoas carecas, mas não existe um dia comemorativo para os profissionais de atendimento ao cliente. Pensando nisso, resolvemos importar a data dos Estados Unidos, 2 a 5 de outubro, e separamos 5 formas de comemorá-la com a sua equipe. Confira neste post!

Dia do profissional de atendimento ao cliente

Se você tem uma cultura organizacional que se preocupa com o cliente e com os colaboradores já deve ter se perguntado se existe o dia do profissional de atendimento ao cliente.

Afinal, ele é a vitrine da sua empresa. É este colaborador que carrega a responsabilidade de mostrar ao cliente os valores, objetivos e posturas da marca. Então, naturalmente, existe um dia do profissional de atendimento ao cliente para agradecer e homenagear essa função tão importante, certo?

Mas, antes de começarmos… Você já pensou quais razões fazem o serviço de atendimento ser um dos setores com maior índice de reclamações? E, mais, porque essa área possui um turnovers tão alto?

Vamos conferir tudo isso e mais 5 formas de comemorar o dia do profissional de atendimento ao cliente.

Ou criá-lo…

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    Dia do profissional de atendimento ao cliente

    Dê um Google em datas comemorativas mais estranhas no Brasil. Você vai encontrar algo como:

    • Dia das pessoas estranhas;
    • Dia dos carecas;
    • Dia da sogra;
    • Dia do cunhado.

    E a lista é realmente surpreendente.

    Isso quer dizer, então, que obviamente existe o dia do profissional de atendimento ao cliente? 

    Não! Na verdade, essa data comemorativa não existe no Brasil. Temos o dia do atendente de telemarketing, 4 de julho, mas nenhuma menção aos demais colaboradores de atendimento. Sim, existe um dia especial para o seu cunhado e não existe o dia do profissional de atendimento ao cliente.

    Como, para nós, ele é um dos mais importantes setores de uma empresa, decidimos que haverá um dia especial para valorizar a equipe de atendimento.

    É lógico que não criaríamos assim uma data aleatória. Vamos importá-la dos norte americanos, afinal, nos EUA existe o dia do profissional de atendimento ao cliente. Inclusive, trata-se de quase uma semana em homenagem ao setor, do dia 2 a 5 de outubro.

    Que tal incluir essa data no cronograma de festividades da sua empresa? Já adotamos essa ideia por aqui e, para te ajudar, pensamos em 5 formas de comemorar o dia do profissional do atendimento ao cliente. Veja só!

    5 formas de comemorar o dia do profissional de atendimento ao cliente

    1. Faça uma dinâmica

    Calma! Sabemos que muitos colaboradores têm pavor de dinâmicas. Mas, acredite, muito desse desconforto se dá pela falta de interação entre os membros da equipe. Talvez criar experiências mais dinâmicas, com trocas e conhecimentos, seja uma ótima forma de comemorar o dia do profissional de atendimento ao cliente e aproximá-los.

    Ah! E não precisa ser só atividades de trocas de elogios, ou olhar fixamente para uma pessoa por tantos minutos. Existem muitas dinâmicas em grupo interessantes. Tanto que já fizemos uma lista por aqui com muitos exemplos. Dentre elas citamos: interpretar clientes, icebreakers e improvisos que podem gerar muitas gargalhadas.

    2. Dia mais casual

    Se a sua empresa demanda um comportamento mais sério, inclusive com sugestão de uniformes, vale afrouxar um pouco a seriedade no dia do profissional de atendimento ao cliente. Nesta data você pode deixar que a sua equipe escolha ir mais casual, ou até mesmo escolha um tema, como Halloween, já que o dia do profissional de atendimento ao cliente ocorre em outubro.

    O que vale é deixar o dia mais casual, engraçado e leve. Acredite, pode parecer bobo, mas no fim estarão todos se divertindo.

    3. Happy hour na firma

    O happy hour é uma prática muito comum entre colaboradores que já desenvolveram um laço de amizade. Mas, que tal fazer o happy hour dentro da empresa? Pode parecer uma ideia um tanto maluca, mas muitas empresas já aderiram, mesmo em semanas comuns.

    Alguns coworkings de São Paulo, por exemplo, deixam a disposição um barril de chopp às sextas-feiras, livre para todos que frequentam o local. Essa ideia é uma ótima oportunidade para criar um momento de interação, troca e, porquê não, fazer o tão produtivo networking?

    Boa ideia, não é mesmo? Essa é, sem dúvidas, a maneira mais popular de comemorar o dia do profissional de atendimento ao cliente.

      [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
      Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

      4. Recompensas

      Até agora sugerimos formas mais divertidas de comemorar o dia do profissional de atendimento ao cliente. Sim, elas são muito boas, mas é preciso ir um pouco mais fundo se queremos, de fato, homenagear esse colaborador.

      Recompensá-lo pelo trabalho realizado é uma forma de dizer que a sua empresa está satisfeita com aquela função. Não precisa ser nada que fuja do orçamento, pode ser uma bonificação, algum prêmio, dias de descanso. O que importa é recompensá-lo.

      5. Reconhecimento 

      Por fim, a nossa última sugestão para comemorar a semana, ou o dia, do profissional de atendimento ao cliente é o reconhecimento. Isso mesmo, contar para ele, para a equipe, ou até mesmo externamente, o quanto a empresa está feliz de tê-lo.

      Você pode fazer isso através de mensagens nas redes sociais, blogs, ou no próprio mural de avisos da empresa. Quanto mais personalizado for esse reconhecimento, mais esse colaborador se sentirá especial!

      Na verdade, a principal forma de comemorar o dia do profissional de atendimento ao cliente é ter uma cultura organizacional que respeite e reconheça esse profissional. 

      O nosso foco, hoje, está completamente voltado para o cliente. Mas, acabamos esquecendo que o principal meio para entregar experiências positivas é através da nossa equipe.

      Por isso é fundamental ter políticas que funcionem como forma de agradecimento e incentivo a este colaborador. Além, é claro, de oferecer ferramentas e estruturas que facilitem o dia a dia do profissional de atendimento.

      E sabe quem pode te ajudar neste último ponto? Sim, o sistema Movidesk. Nós garantimos que seus colaboradores de atendimento ao cliente possam ter uma rotina de trabalho muito mais eficiente e menos desgastante.

      Entenda abaixo um pouco mais sobre a nossa empresa e nosso sistema de atendimento.

      Sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

      Conheça o Movidesk!

      O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, facilitando, desta forma, o dia a dia do profissional de atendimento, aumentando a produtividade da equipe e melhorando a experiência do colaborador.

      Tem receio de trocar de sistema, ou investir em uma nova ferramenta? Então, você tem algo em comum com a gigante empresa alemã, Hamburg Süd. Veja abaixo um pouco mais sobre essa história.

      Como a Hamburg Süd resolve 80% dos atendimentos no primeiro contato com o cliente usando o nosso sistema

      A transportadora marítima de mercadorias Hamburg Süd percebeu a necessidade de um melhor controle do fluxo de atendimento ao cliente durante seu processo de digitalização e automação de processos. De acordo com o gerente regional de processos, Leandro Menezes, era preciso investir em uma ferramenta que garantisse um atendimento diferenciado e de excelência para cada um de seus clientes (o personal touch).

      Depois de muito analisar, a empresa chegou à conclusão de que o sistema Movidesk oferecia o melhor custo-benefício. E, cá entre nós, estava certa!

      O resultado foi uma melhora nos indicadores, principalmente na resolução no primeiro contato. Hoje a empresa consegue que, em média, 80% dos atendimentos sejam resolvidos já no primeiro contato com o cliente, e isso acontece dentro do SLA, ou seja, este primeiro contato é realizado em menos de 8 horas a partir da abertura do chamado. 

      Isso gerou impactos extremamente positivos na experiência do cliente e na produtividade da equipe da Hamburg Süd. 

      E você, gostaria de ter acesso a mais informações e saber tudo o que podemos fazer para revolucionar a sua estrutura de atendimento ao cliente? Então, clique no banner abaixo e agende uma demonstração!

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!