Como diminuir o turnover usando um sistema de atendimento

Como diminuir o turnover
Como diminuir o turnover

Em qualquer empresa, é possível identificar que determinados setores renovam seu quadro de funcionários com mais frequência. Esse índice é chamado de taxa de turnover.

As substituições podem ser mais ou menos constantes de acordo com a área, mas manter o índice de turnover baixo é a melhor opção para qualquer negócio. Afinal, demitir um funcionário custa caro, e pode levar muito tempo até que o novo contratado se adapte à dinâmica da empresa. Mas como diminuir o turnover da sua equipe?

É o que mostraremos a seguir. Acompanhe!

Como é o turnover no setor de TI?

Como você viu, o turnover é um índice comum em diversos segmentos. No setor de TI, porém, a volatilidade costuma ser bem alta.

Há muitos trabalhos operacionais e de microgestão que costumam ser mecânicos e cansativos. Isso desgasta muitos profissionais, levando-os a trocar de trabalho e deixar uma nova vaga aberta. Tal fator provoca um aumento considerável da rotatividade, o que pode ser bastante prejudicial para uma companhia.

Uma solução proposta aqui é utilizar um sistema de atendimento eletrônico, que facilite a comunicação entre equipe e clientes. Falaremos melhor sobre isso a seguir.

Como diminuir o turnover na minha empresa?

Ofereça recursos adequados

Em alguns momentos, ótimos profissionais e jovens talentos são perdidos devido à falta de ferramentas adequadas para o seu trabalho. Problemas de produtividade, que geralmente são atribuídos ao colaborador, na verdade podem ser causados por fatores externos.

É o caso das dificuldades com atendimento ao cliente, que podem se traduzir em problemas de agendamento, perda de prazos, entre outros. Eliminando esse tipo de problema, será possível reduzir o turnover errôneo, ou seja, mudanças no quadro de funcionários que foram provocadas sem razões reais.

Treine a equipe para obter maior eficiência

Outra característica dessa ferramenta é que ela demanda algum conhecimento específico para ser utilizada corretamente. Por isso, é fundamental promover treinamentos antes de agregar esse novo recurso às rotinas de trabalho da empresa.

No fim das contas, esse é um investimento necessário e bastante vantajoso para todos os envolvidos. Durante esses treinamentos, é possível oferecer feedback imediato, encontrar novas formas de resolver problemas e gerar ideias para aumentar o desempenho da equipe de forma geral.

Se a equipe sabe utilizar corretamente o sistema de atendimento, eles podem se tornar mais produtivos e eficientes ao lidar com os clientes. Isso dará a eles mais espaço para se adaptar a demandas específicas, ou até mesmo para se ajustar a alguma outra necessidade.

Reduza a demanda de tarefas operacionais

Um problema antigo em muitos setores é o excesso de tarefas operacionais. Devido ao tempo perdido com essas obrigações pequenas, não sobra tanto espaço para que os colaboradores atuem de forma estratégica e agreguem valor à equipe — afinal, toda a energia deles já está direcionada. Não há como diminuir o turnover sem fazer algo a respeito disso.

Um sistema de atendimento já elimina boa parte das tarefas complementares na aquisição de clientes. Por meio de um software adequado às necessidades da empresa, registros desorganizados podem ser integrados em um banco de dados.

Assim, evita-se que certos dados fiquem duplicados, e históricos de atendimento podem ser gerados facilmente. Consequentemente, o colaborador pode focar seus esforços em algo que saiba fazer melhor, como negociar, aumentar a qualidade do serviço, etc.

Agora que você já sabe como diminuir o turnover por meio de um sistema de atendimento, aproveite para incentivar seus colaboradores a acumular experiência e a atuar de forma estratégica.

Deixe seu comentário