Diversidade nas empresas: quais as vantagens e como incentivar?

O termo diversidade inclui a compreensão e aceitação do fato de que as pessoas têm características individuais, o que as torna únicas, principalmente ao compará-las em grupo. Tais características podem incluir: raça, etnia, gênero, religião, ideologias políticas, orientação sexual, idade, ou outros.

diversidade nas empresas

Sabia que a diversidade nas empresas se tornou um objetivo importante para muitas marcas? Não se trata de moda politicamente correta, mas de uma séria vantagem competitiva. 

Afinal, a reputação e a inclusão no local de trabalho são metas fundamentais que valem a pena seguir. Nesse cenário, essa causa tem muitos outros benefícios imediatos relacionados diretamente aos resultados do negócio. Ficou curioso?

Neste post, vamos apresentar brevemente o conceito de diversidade, vantagens de adotar essa postura e dicas de como colocar em prática. Continue a leitura.

Infográfico: como escolher o profissional de atendimento ideal? Confira agora!

Entenda o que é diversidade nas empresas

Para explicar a diversidade, é bom saber que isso atinge especificamente o ambiente de trabalho. O termo inclui a compreensão e aceitação do fato de que as pessoas têm características individuais, o que as torna únicas, principalmente ao compará-las em grupo.

Tais características podem incluir: raça, etnia, gênero, religião, ideologias políticas, orientação sexual, idade, habilidades físicas ou status socioeconômico. Experiências de vida e abordagens cognitivas para a solução de problemas também são levadas em conta.

Conheça as vantagens de adotar essa postura a favor da diversidade nas empresas

É bom para você, para o negócio, para os colaboradores e todos os envolvidos. Confira as principais vantagens.

Aumenta o poder criativo da equipe

Com tantas mentes diferentes se unindo e trabalhando juntas, surgem novos tipos de soluções à medida que cada indivíduo traz sua maneira pessoal de pensar, operar e tomar decisões. 

As empresas que incentivam a diversidade no local de trabalho inspiram todos os colaboradores a desempenhar o máximo de suas habilidades.

Melhora o engajamento dos colaboradores

Qual a melhor maneira de aprender sobre outra cultura e etnia que não seja de colegas que têm uma formação diferente? É possível aprender com os próprios colaboradores durante o intervalo para o almoço ou depois do expediente.

Quando todos compartilham suas experiências pessoais, um relacionamento de confiança é estabelecido. Isso é ótimo, pois aumenta o engajamento do grupo.

Reduz a rotatividade de pessoal

Uma empresa que abraça a diversidade atrai imediatamente um número maior de candidatos para as vagas de emprego. Isso acontece, principalmente, porque os interessados com nível superior que experimentaram diversidade na universidade conhecem os benefícios dessa prática. 

Por esse motivo, desejam trabalhar em um lugar que valoriza as pessoas. Dentro de uma economia cada vez mais competitiva, em que habilidades e talentos são cruciais para melhorar os resultados, é importante reunir o mais diversificado conjunto de candidatos.

Reflete positivamente na reputação

As empresas que recrutam e incentivam indivíduos de diversas origens geralmente ganham reputação por serem um bom empregador. Com isso, os clientes em potencial se sentem mais valorizados e, portanto, dão mais atenção à organização.

Gera mais lucros 

De acordo com a pesquisa A diversidade como alavanca de performance, divulgado pela McKinsey, as marcas com mais diversidade de gênero em cargos executivos têm mais 20% de chance de obter lucros acima da média. No caso da diversidade étnica, esse número sobre para 33%.

[Infográfico] Manual de etiqueta do atendimento

Manual de etiqueta do atendimento

Confira estas dicas para incentivar a diversidade na sua empresa

Não é da noite para o dia que você vai abraçar a diversidade de uma vez só, mas é preciso começar. Como fazer isso? Veja a seguir.

Siga o modelo de trabalho inclusivo

É preciso buscar a inclusão para não correr o risco de alienar parte da mão de obra. Por exemplo, considere o colaborador que fala espanhol nativo, mas não se sente totalmente à vontade para falar outro idioma que não seja o inglês.

Leve em conta a mãe que amamenta e acaba de voltar ao trabalho, sem espaço para bombear o leite materno ou, ainda, o trabalhador muçulmano que se sente inseguro por manter a rotina diária de orações dentro do expediente da empresa

Promova a diversidade na sua equipe executiva 

A composição da diretoria ou gerência é um grande exemplo para o restante da sua força de trabalho (sem mencionar os clientes, parceiros e outras partes interessadas). 

Portanto, é essencial ter diversidade entre os cargos mais altos também. Homens e mulheres são igualmente representados? Há pessoas de várias origens culturais e religiosas?

Introduzir políticas que honrem várias práticas culturais e religiosas

Você pode fazer isso concentrando-se em feriados e celebrações com ajuda do departamento de Recursos Humanos. Algumas empresas ainda dão dispensa no dia de Natal, mas também oferecem uma espécie de folga para acomodar as preferências religiosas de colaboradores que não seguem o Cristianismo. 

Faça com que todas as vozes sejam respeitadas

Os colaboradores precisam se sentir à vontade para se expressar com base em perspectivas únicas. Então, o ideal é garantir que sejam incluídos e respeitados, independentemente de gênero, credo, orientação sexual, país de origem etc.

Uma ótima maneira de fazer isso é investir em uma plataforma de comunicação. Assim, é possível divulgar avisos, coletar feedbacks, investir em iniciativas coletivas e atender às necessidades do grupo.

Abra espaço para o diálogo sobre desigualdade salarial

Quer uma cultura de inclusão construída com base em confiança e transparência? Prepare-se para falar sobre gênero e possíveis disparidades salariais e, provavelmente, revelar alguns dos dados da empresa sobre remuneração.

Além disso, apresente com clareza a estratégia que está adotando ou pretende usar para solucionar o problema. Dessa forma, a equipe ficará segura ao saber que você está comprometido em acabar com as desigualdades.

Reflita sobre necessidades e preferências

Além de festas tradicionais para alguns, muitas empresas comemoram feriados menores (Halloween) ou aniversários. Sempre que houver um evento informal, inclua alimentos e bebidas que todos possam consumir. Por exemplo, opção de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, alimento com ou sem açúcar, carne de porco, pratos veganos etc.

Lembre-se de que nem todo mundo gosta de comemorar aniversários, portanto, pergunte ao colaborador o que ele prefere (e nunca revele a idade ou o ano de nascimento de ninguém). É sempre bom conhecer cada membro da equipe. Alguns podem sofrer de intensa timidez e entrariam em pânico só de pensar em falar em público.

Isso não significa que você precise renunciar completamente a pequenas celebrações, mas fazer perguntas apropriadas sobre preferências e oferecer uma variedade de opções de alimentos e bebidas ajudará bastante a tornar essas experiências mais inclusivas.

Viu como é importante trabalhar a diversidade nas empresas? É uma ação que beneficia muito o grupo, pois estimula a criatividade, melhora questões como convivência, engajamento etc. Além do mais, você não tem tantos problemas com rotatividade de pessoal e, ao mesmo tempo, a sua marca é vista com mais empatia.

Se este artigo foi útil para você, aproveite para ler também: Ambiente de trabalho: confira 7 dicas infalíveis para melhorar o seu.

Teste grátis e apaixone-se pelo sistema de atendimento que vai mudar a sua vida. Teste grátis.

Deixe seu comentário