Educação corporativa: por que vale tanto a pena investir?

A educação corporativa é um método completo que envolve uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão do conhecimento, alinhada aos valores da empresa. O objetivo é desenvolver profissionais com funções estratégicas que ampliem o crescimento do negócio e do próprio colaborador.

educação corporativa

A educação corporativa vem crescendo muito nos últimos anos, pois as empresas passaram a enxergá-la como uma estratégia essencial para alcançar e sustentar o sucesso.

Mas como será que isso funciona? Será que realmente vale a pena investir nela?

Não se preocupe, porque preparamos este artigo para ajudar você a entender mais sobre o assunto. Nele, você vai ver o que é educação corporativa e quais são as suas principais características, além de descobrir quais são os benefícios de implementá-la na sua empresa. Acompanhe!

Confira agora o glossário do atendimento moderno: mais de 70 termos relacionados ao universo do atendimento ao cliente.

O que é educação corporativa e quais são as suas principais características?

Não é novidade que a aquisição de conhecimentos é necessária para todas as empresas. Por isso, elas investem em treinamentos e capacitações para seus colaboradores.

Mas geralmente são ações pontuais que servem para resolver problemas específicos, sendo que a educação corporativa vai além disso.

Ela é um método completo que envolve uma prática coordenada de gestão de pessoas e gestão do conhecimento, alinhada aos valores da empresa. O objetivo é desenvolver profissionais com funções estratégicas que ampliem o crescimento do negócio e do próprio colaborador.

Para implementá-la em sua empresa é preciso considerar alguns aspectos importantes da ferramenta.

Aspectos importantes da educação corporativa

Um delas é, antes de tudo, entender quais são os reais problemas da empresa e os tipos de habilidades e competências necessárias exigidas pelo cargo do profissional para melhorar os resultados.

Isso permite que os gestores saibam exatamente o que deve ser feito para alcançar o que se espera.

Também é importante saber escolher a modalidade de ensino que melhor se encaixa no perfil de aprendizagem dos colaboradores, as quais podem ser: cursos presenciais, cursos à distância ou misto.

Os cursos presenciais tornaram-se comuns na educação corporativa. Porém, as novas tecnologias trouxeram diversas possibilidades de aprendizagem por meio do ambiente on-line.

A vantagem desse modelo é a possibilidade de personalização de acordo com as principais demandas da empresa.

As plataformas de ensino também disponibilizam relatórios completos sobre o desempenho de cada colaborador, além da facilidade de atualizar os conteúdos em tempo real.

Sem contar a infinidade de recursos que tornam a absorção de conhecimentos muito mais dinâmica e interativa.

Mas é possível aproveitar o melhor dos dois mundos.

Ao optar pela modalidade mista, os colaboradores podem aprender em seu próprio ritmo, ao mesmo tempo em que eles têm o apoio presencial quando necessário.

Por fim, é preciso pensar também se a empresa vai fechar uma parceria com instituições de ensino especializadas ou desenvolver a sua própria metodologia de aprendizado. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre educação corporativa e o que levar em consideração para a sua implementação, entenda a seguir a importância de investir nessa estratégia.

Quais são os benefícios da educação corporativa para as empresas?

Os benefícios que essa metodologia traz para as empresas são muitos. Por isso, listamos abaixo os principais motivos para se investir em educação corporativa.

Aumenta a produtividade

Quanto mais bem-capacitado for um colaborador, mais bem-preparado ele estará para executar as suas tarefas. Ou seja, com a educação corporativa a empresa capacita melhor os seus trabalhadores para que haja maior eficiência na tomada de decisões, já que ele aprende a trabalhar com base nos resultados que serão atingidos.

Além disso, a execução das atividades será bem mais rápida, permitindo que o colaborador dedique mais tempo a estratégias mais rentáveis para a empresa. Além do mais, um colaborador bem preparado comete menos erros e, assim, não precisa fazer ajustes nem retrabalhos. 

Melhora o clima organizacional

Investir em educação corporativa também impacta diretamente o clima organizacional.

Afinal, ao adotar uma cultura de aprendizagem, o colaborador sente que está sendo cada vez mais valorizado, principalmente quando vê a possibilidade de crescimento profissional, o que cria um sentimento de pertencimento.

O resultado é o aumento do engajamento e a melhora das relações interpessoais, fazendo com que o ambiente seja mais colaborativo, saudável e pacífico. Com uma empresa mais unida e culturalmente forte, seu negócio só tende a ganhar.

Gera vantagem competitiva

Quando um colaborador adquire ou aperfeiçoa habilidades e competências, passa a contribuir de forma mais significativa com a empresa, pois ele estará focado em produzir mais e melhor.

Os resultados serão percebidos no mercado.

O que ajuda a elevar a competitividade da empresa são os cursos focados em habilidades específicas, como o estímulo à criatividade — um fator essencial no processo de inovação ou na tomada de decisões em um mercado cheio de desafios.

[Ferramenta] Comparação de preços
Compare o Movidesk com outras ferramentas e descubra por que somos a plataforma mais completa do mercado!

Jogada de craque

Desenvolve líderes

Quando se pensa em educação corporativa, uma das principais vantagens é o desenvolvimento de habilidades, como a liderança. Isso se aplica tanto aos colaboradores que têm esse perfil quanto àqueles que já ocupam esse cargo e precisam melhorar em algum aspecto.

Afinal, a figura de um líder é importante para qualquer empresa, uma vez que ele serve de referência para toda a equipe.

Portanto, desperte essa habilidade em líderes em potencial e auxilie os gestores atuais da sua empresa a serem profissionais cada vez mais qualificados para o cargo. 

Atrai talentos e diminui a rotatividade

A educação corporativa é uma das melhores maneiras de atrair talentos, visto que os profissionais, principalmente os da geração millennial, buscam mais do que salários e benefícios em uma empresa. Eles desejam fazer parte de um ambiente que realmente os valorize.

Isso pode ser demonstrado por meio da capacitação profissional.

A educação corporativa também ajuda a reter profissionais que tenham uma forte identidade com a empresa, uma vez que colaboradores motivados tendem a permanecer por muito mais tempo, em vez de procurar novas oportunidades no mercado.

Não há dúvidas de que investir na educação corporativa é crucial para qualquer negócio, não é? Afinal, essa estratégia beneficia tanto a sua empresa quanto os seus colaboradores.

Mas para ela que seja bem-sucedida, o RH e os gestores precisam estar alinhados durante o planejamento e a execução. 

Como vimos, com a educação corporativa é possível melhorar a produtividade da sua empresa. Por isso, se quiser saber mais sobre como tornar a sua equipe mais produtiva, não perca mais tempo e aprenda agora mesmo a arte de fazer mais com menos!

Teste o Movidesk grátis por 7 dias. Teste agora!

Deixe seu comentário