Entenda o que é uma empresa data driven e como os dados podem aumentar sua vendas!

O termo “empresa data drivené uma das principais tendências do universo corporativo nos dias de hoje. 

Isso porque a transição dos mercados para o mundo digital mudou radicalmente a forma de fazer negócios. 

Em um novo contexto mais volátil, extremamente competitivo e com um novo mercado consumidor cada vez mais complexo e heterogêneo, ter informação é um diferencial.

A cultura de dados surge, portanto, como o principal aliado das companhias para driblar esses novos desafios. Não por acaso, uma pesquisa realizada pela New Vantage apontou que 97.5% das empresas já investem em inteligência comercial.

Quer entender melhor como funciona uma empresa data driven, seus principais benefícios e diferenciais e como implementar essa cultura no seu negócio? Confira nosso conteúdo até o fim para entender melhor!

O que é uma empresa de data driven?

Afinal, o que é uma empresa data driven? Em tradução direta, o termo significa “dirigida por dados”, ou ainda, “orientada por dados”. Isso significa que a organização utiliza tecnologias de data science para orientar o processo de tomada de decisões estratégicas.

Essa tendência se mostra cada vez mais crucial em um universo em que uma diversidade de informações relevantes para as corporações estão disponíveis de forma digital. Por exemplo, são gerados cerca de 2.5 quintilhões de dados todos os dias, segundo informação da Techjury.

Dessa forma, para com o investimento em ferramentas de automação inteligente, é possível coletar, processar e interpretar registros inicialmente dispersos nesse grande reservatório que não para de crescer todos os dias.

Em especial, é possível obter informações relativas ao:

  • padrão de comportamento, perfil de consumo e etapa no funil de vendas do seu público-alvo;
  • tendências de mudanças no segmento de mercado;
  • os resultados e práticas dos principais concorrentes;
  • além de performance estratégica e operacional da própria organização.

Isso é, a transição para o digital e a evolução de técnicas de análise de dados, como o big data e o machine learning, tornam cada vez mais defasadas as empresas que tomam decisões estratégicas às cegas e sem o devido respaldo de indicadores objetivos e mensuráveis.

Investir em tecnologias de automação, portanto, torna-se em um imperativo para as empresas que querem se manter competitivas. 

A importância da inteligência artificial para as empresas

Nesse novo cenário, a inteligência artificial tem um papel crucial para uma empresa data driven

Pois mais do que simplesmente armazenar as informações e expô-las em relatórios estáticos e dashboards, as novas tecnologias de inteligência comercial permitem a interpretação desses registros por meio de processos algorítmicos e aprendizado de máquina.

Dessa forma, as plataformas conseguem gerar insights valiosos para orientar processos tanto a nível estratégico, quanto a nível operacional.

Em especial, a área Comercial é quem mais se beneficia dessa prática, em especial as campanhas de marketing e de vendas, como explicaremos no tópico seguinte.

Quais os benefícios de investir em uma cultura de dados?

Os principais benefícios de investir em uma empresa data driven deriva do acesso a informações relevantes e estratégicas sobre os clientes e segmento de atuação da organização.

A coleta e o processamento organizado de dados, por exemplo, pode ajudar no desenvolvimento do mapa de jornada do cliente

Essa ferramenta é capaz de monitorar o comportamento do consumidor a partir de interações dele com a marca — desde os primeiros contatos com algum conteúdo de topo ou meio de funil até fases avançadas do pós-venda.

Dessa forma, a companhia tem acesso a insumos extremamente valiosos que podem trazer os seguintes benefícios comerciais:

Por fim, todas essas medidas configuram no fortalecimento da imagem e reputação da marca junto ao seu público-alvo, na consolidação de uma relacionamento duradouro e no lifetime value com a carteira de clientes e, por fim e mais importante, no aumento das vendas.

No final das contas, ser uma empresa data driven é mais do que um diferencial, mas sim um atributo incontornável para se manter competitivo e com excelentes resultados comerciais no cenário digital.

Como tornar minha empresa data driven?

Para tornar sua empresa data driven, aprimorar o processo de tomada de decisão e aumentar a eficiência e agilidade frente a volatilidade do cenário digital,  é preciso investir em uma plataforma de análise inteligente de dados.  

Há diversas soluções disponíveis no mercado, mas poucas são realmente capazes de gerar insights em tempo real para impulsionar as interações comerciais e dialogar de forma personalizada e assertiva com as demandas do público-alvo. 

Sem dúvida alguma, essas ferramentas vão simplificar informações e clarear o planejamento estratégico frente aos desafios dos tempos da transformação digital.

Gostou do conteúdo? Fique de olho na nossa página para mais informações relevantes sobre mercado e tecnologia. Até a próxima! Este artigo foi escrito pela Oncase. Somos uma plataforma que oferece tecnologia de inteligência artificial e análise de dados para aprimorar a jornada de compra dos seus clientes e oferecer insights que diminuam o churn.