Descubra como usar o endomarketing para engajar os colaboradores

Endomarketing é uma estratégia que tem como objetivo desenvolver ações internas na empresa. Para aumentar o engajamento, aposte em iniciativas de integração, crie um canal de comunicação interna, ofereça benefícios, faça pesquisas de satisfação, e invista em treinamentos.

endomarketing

De que adianta construir uma imagem positiva da marca perante os clientes, se os próprios colaboradores enxergam a empresa com maus olhos? É por isso que o endomarketing é uma estratégia fundamental para qualquer tipo de negócio, independentemente do porte ou ramo de atuação.

Neste post, explicaremos como você pode desenvolver ações de endomarketing dentro da empresa para engajar os colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Entre os benefícios dessa prática, como você verá nos tópicos seguintes, está a redução do turnover (índice de rotatividade de funcionários), o aumento da produtividade e a melhora no atendimento ao cliente. Confira!

Baixe agora o fluxograma e aprenda a delegar tarefas

O que significa endomarketing, afinal?

Endomarketing consiste em uma estratégia de marketing institucional cujo objetivo é desenvolver ações internas na empresa.

Conhecido também como marketing interno, esse conjunto de práticas tem como propósito melhorar a imagem da empresa e o clima organizacional entre os colaboradores.

Se no marketing tradicional a finalidade é atrair clientes e melhorar a percepção da marca, o endomarketing visa conquistar a simpatia e os corações dos funcionários.

No primeiro caso, o resultado buscado é a conversão de oportunidades de negócio e a fidelização de consumidores. Já no segundo, visa-se à satisfação interna, ao vínculo com a cultura organizacional, ao engajamento com as metas da empresa etc.

Geralmente, as ações de endomarketing são desempenhadas em conjunto pelo setor de marketing e RH (Recursos Humanos). Dessa forma, busca-se compreender as necessidades dos colaboradores, desenvolver estratégias para atendê-las, bem como formas de aumentar o engajamento dos funcionários e a imagem positiva da empresa entre eles.

Como o endomarketing ajuda na produtividade?

O endomarketing ajuda de diversas formas a empresa aumentar a produtividade entre seus colaboradores.

A principal delas é no desenvolvimento de ações comunicativas e na construção de um ambiente interno saudável para trabalhar.

Veremos, a seguir, alguns benefícios que essa estratégia de marketing interno pode oferecer às empresas que buscam alcançar melhores resultados no atendimento ao cliente. Confira!

Motivação aos colaboradores

Uma das piores situações para uma empresa é seus colaboradores serem detratores de sua imagem no ambiente externo.

Funcionários desmotivados, geralmente, são os que mais difamam a marca a familiares e amigos, além de produzirem menos.

As ações de endomarketing objetivam evitar que isso aconteça.

Visam, aliás, motivar o público interno com atividades importantes que abordaremos mais à frente.

Otimização da produtividade

O endomarketing também ajuda os colaboradores a otimizarem a produtividade, na medida em que se encontram mais motivados e envolvidos com os objetivos da empresa.

Redução de turnover

Colaboradores motivados e satisfeitos dificilmente trocam sua empresa por outra, não é mesmo?

Portanto, as ações de marketing interno contribuem para a construção de uma imagem positiva da organização. Faz com os funcionários enxerguem o negócio como o trabalho “dos sonhos”. Além disso, tende a atrair os melhores profissionais do mercado.

Aumento do engajamento interno

Assim como a motivação, o endomarketing torna os colaboradores mais comprometidos com os propósitos da empresa. Ou seja, mais engajados com os resultados visados e mais vinculados aos princípios do negócio.

Clima organizacional melhor

É importante dizer que o endomarketing deve ser acompanhado de atividades concretas em prol do bem-estar dos colaboradores.

Se o salário for justo, se houver benefícios, relações humanizadas no ambiente interno, prazos e metas compatíveis com a realidade, naturalmente o clima organizacional será mais saudável, culminando em diversos benefícios ao negócio.

De que modo usar o endomarketing para aumentar o engajamento?

De que modo usar o endomarketing para aumentar o engajamento?

Existem várias formas de aplicar o endomarketing para aumentar o engajamento interno. Destacamos algumas nos tópicos abaixo. Saiba mais!

Aposte em iniciativas de integração

Uma primeira dica vai para as atividades de integração das equipes de sua empresa. É possível fazer isso por meio de happy hours, eventos corporativos, festas de fim de ano, entre outas possibilidades para unir as pessoas, diminuir o estresse e estreitar as relações.

Crie um canal de comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para o bom andamento dos processos da empresa, para o desempenho dos colaboradores e para os resultados do negócio.

É necessário criar um canal interno eficiente que torne fácil, rápida e fluida a comunicação entre os departamentos. Todos precisam estar muito bem informados sobre as informações institucionais e os avisos importantes sobre a organização. A transparência é uma boa prática da governança corporativa.

Ofereça benefícios

Como vimos, é muito importante oferecer benefícios concretos aos funcionários, para além das práticas de marketing e comunicação interna. Por isso que os setores de marketing e RH devem atuar juntos nessa estratégia. É necessário identificar as necessidades e descontentamentos dos funcionários e encontrar soluções para reverter esse quadro.

Além dos benefícios tradicionais, como vale-transporte e vale-alimentação, é importante explorar outras opções, como auxílio em cursos de capacitação, descontos em restaurantes e academias, folgas especiais etc.

Faça pesquisas de satisfação

Para identificar e compreender as necessidades dos colaboradores, é necessário fazer pesquisas de satisfação. Além de obter dados internos valiosos, a empresa demonstra preocupação com os funcionários, que, por sua vez, sentem-se importantes e valorizados.

[eBook] O ABC da Pesquisa de Satisfação: como implantar e melhores modelos

O ABC da Pesquisa de Satisfação

Invista em treinamentos

Outra forma de demonstrar preocupação com os colaboradores e aumentar a satisfação deles é oferecer treinamentos e capacitação profissional. Como consequência, a empresa consegue ao mesmo tempo deixar o funcionário motivado e mais qualificado.

Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

É muito comum os profissionais confundirem os conceitos de comunicação interna e endomarketing. Apesar de atuarem juntos, eles não são a mesma coisa.

Na prática, enquanto a comunicação interna tem como objetivo levar informações ao público interno sobre os diversos assuntos pertinentes à organização, o endomarketing visa motivar e engajar os funcionários por meio de estratégias comunicacionais.

Uma boa comunicação, seja interna, seja externa, é um dos pilares para o sucesso no mercado atual. Enquanto a comunicação interna e o endomarketing trazem benefícios para os colaboradores da sua empresa, um atendimento de qualidade faz o mesmo pelos consumidores do seu negócio.

Nesse sentido, a Movidesk oferece uma plataforma de Help Desk e Service Desk, que promove a integração de processos da empresa e um melhor atendimento ao cliente, melhorando a produtividade da sua equipe. Entre seus diferenciais, estão:

  • serviços de atendimento ao cliente;
  • recursos para aumentar a produtividade da equipe;
  • ferramentas que proporcionam uma visão geral dos processos internos;
  • mecanismos de gestão para analisar as tarefas da empresa e tomar as melhores decisões;
  • entre outros.

Enfim, esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como usar o endomarketing para engajar os colaboradores de sua empresa e melhorar o clima organizacional.

Agora, se você também tem interesse em como melhorar a relação com seus clientes por meio de um atendimento mais eficiente e de qualidade, visite nosso site agora mesmo!

Experimente o Movidesk

Deixe seu comentário