Que estratégias adotar para reduzir custos na equipe de suporte?

reduzir custos na equipe de suporte
reduzir custos na equipe de suporte

Apesar de ser vital para o funcionamento de qualquer empresa, a área de Tecnologia da Informação não costuma receber o devido reconhecimento. Isso faz com que muitas pessoas a enxerguem mais como um gasto do que como um investimento.

Porém, com a devida infraestrutura, é possível reduzir custos na equipe de suporte e aumentar o rendimento desse serviço. Para poder melhorar o desempenho da equipe, é importante seguir algumas estratégias de gestão.

No post de hoje, listamos 4 medidas que podem ser implantadas na empresa para melhorar a qualidade da área de TI, diminuindo custos e aumentado a lucratividade. Acompanhe!

Utilize material digital de apoio

Uma das formas mais simples de reduzir custos na equipe de suporte é torná-los mais autônomos. Uma das coisas que mais consome tempo em qualquer equipe é o seu treinamento. E quando se fala em equipes de TI, que precisam se renovar quase constantemente, esse custo pode ficar especialmente alto.

Porém, se forem disponibilizados vídeos e e-books informando a todos sobre atualizações e novos procedimentos, cada um poderá apreender o conteúdo como achar melhor. Isso evita uma parada de duas horas no trabalho para realizar uma palestra que não necessariamente terá o efeito desejado.

Migre para a Nuvem

Para reduzir custos na equipe de suporte, é necessário, primeiramente, fazer o devido investimento. Sem uma estrutura adequada e processos automatizados, o gestor não poderá coordenar adequadamente seus colegas, reduzindo muito sua eficiência.

Utilizando um software armazenado em nuvem, porém, é possível cortar até 50% do custo total de instalação e manutenção. Em primeiro lugar, não será necessário arcar com o valor da instalação de todo um sistema próprio.

Em segundo, o software será atualizado constantemente pela empresa fornecedora, evitando períodos de atualização que atrasariam o trabalho dentro da empresa.

Peça feedbacks regulares aos membros da equipe

Os profissionais de TI estão entre os primeiros quando se fala em crises nervosas relacionadas ao trabalho. Isso devido à dificuldade em adquirir uma melhor infraestrutura e pelas condições de trabalho que não costumam ser tão boas.

Como já mencionamos, para reduzir custos na equipe de suporte é necessário ter estrutura para aumentar a eficiência. E a melhor maneira de investir nessa estrutura é pedir a opinião dos próprios funcionários. Eles sabem melhor quais são suas dificuldades e podem ter sugestões criativas para resolvê-las sem gerar custos adicionais.

Descarte ferramentas que não são mais utilizadas

Um gasto que pode haver na empresa sem que ninguém saiba é a mensalidade de softwares. Não é raro ver pessoas mudando a ferramenta que utilizam em seu trabalho e esquecendo de encerrar a assinatura da anterior, o que continua gerando custos para a empresa. E o setor de contas dificilmente identificará de imediato que o custo é relativo a uma licença não utilizada.

De forma óbvia, verificar quais licenças podem ser encerradas é uma maneira simples e direta de reduzir custos na equipe de suporte. Além de ser um bom argumento para buscar algum investimento posterior, pois a empresa já terá um custo cortado com o encerramento.

Agora você já conhece algumas das estratégias para reduzir custos na equipe de suporte e aumentar seu rendimento. Se você é gestor de TI e emprega alguma outra estratégia, ou possui alguma dúvida, deixe um comentário no campo abaixo.

Deixe seu comentário