Como manter o nível de excelência no atendimento na saúde? Confira 10 dicas!

Excelência no atendimento na saúde é atender cada vez melhor o seu paciente, levando em consideração todo o processo e não apenas o resultado final. Não basta apenas o médico atender com qualidade ao prescrever o melhor tratamento, é preciso oferecer um suporte humano e eficiente em todo o processo.

excelência no atendimento na saúde

Quando falamos em gestão da saúde, os desafios são muitos e não param, não é? Especialmente aqueles relacionados com o atendimento, como dificuldade em encontrar secretárias capacitadas, organização na agenda e marcação de consultas. Com isso, os gestores estão sempre em busca pela excelência no atendimento na saúde.

Mas será que isso é possível? O que realmente significa excelência no atendimento na saúde? Como o seu negócio se beneficia com isso? Quer descobrir as respostas para oferecer uma experiência positiva para o seu paciente/ cliente?

Então, confira este post. Nele, você vai entender porque a excelência no atendimento na saúde é importante para o seu negócio. Acompanhe!

Baixe agora o e-book com 30 frases de atendimento para encantar o cliente.

Por que a excelência no atendimento na saúde é importante? 

Afinal, você sabe o que é excelência no atendimento? É oferecer um atendimento cada vez melhor para o seu paciente, levando em consideração todo o processo e não apenas o resultado final. Ou seja, não basta apenas o médico atender com qualidade ao prescrever o melhor tratamento para o paciente. 

É preciso também que os demais profissionais envolvidos nesse processo busquem a qualidade no atendimento. Pois quando alguém procura uma clínica, certamente vai precisar entrar em contato com diversas pessoas antes e depois de uma consulta ou realização de um exame. 

O que acontece é que muitos ainda subestimam a importância do atendimento na atração e fidelização de pacientes. Com isso, enfrentam diversos problemas. Dentre eles, destacam-se: ausência de paciente no horário marcado sem aviso prévio e remarcação de consultas em cima da hora.

Ou consultas muito rápidas, na tentativa de atender todos os pacientes agendados naquele dia, falta de informações ou desorganização sobre a ficha do paciente, marcação de pacientes no mesmo dia e horário e até mesmo falta de disponibilidade da secretária para dialogar com as pessoas.

Se identificou com algum desses problemas? Então, seu negócio precisa cuidar urgentemente do atendimento aos pacientes. Mas, afinal, como você se beneficia com isso?

Quais as vantagens de um bom atendimento?

A primeira vantagem é a melhora no relacionamento com o cliente. Pois quando os profissionais passam a ouvi-los é possível conquistar sua confiança.

Sem contar que seu negócio se destaca da concorrência, pois ter preços competitivos e ofertar diversas especialidades e exames já não é mais o suficiente. Isso é o básico para atrair pacientes. Mas se você tem o melhor atendimento, vai se diferenciar dos outros serviços de saúde.

Com isso, você não vai só atrair mais clientes para o seu negócio, também vai fazer com que as pessoas sempre escolham sua clínica quando precisarem de cuidados médicos. E tem mais, vão recomendar os seus serviços para amigos e familiares. Isso é bom, não é?

As vantagens não param por aí. Muitos conflitos entre pacientes e clínicas acontecem por falhas na comunicação, um fator que faz toda a diferença no atendimento prestado. Imagina quantos problemas judiciais relacionados ao código de defesa do consumidor podem ser evitados com um bom atendimento?

Você também pode evitar problemas nas redes sociais. Hoje em dia, quase todas as empresas têm um perfil na internet. Com isso, estão expostas a comentários positivos e negativos. Quando você oferece um bom atendimento diminui as chances de que alguém reclame do seu negócio.

Quer saber mais sobre o atendimento nas redes sociais? Confere esse vídeo incrível em que a Alexia, social media aqui da Movidesk, preparou para você:

E aí, ainda quer descobrir como melhorar o atendimento ao paciente? Então, continue acompanhando a leitura!

Como melhorar o atendimento ao paciente? 

Confira algumas dicas para você que deseja oferecer manter ou melhorar o nível de excelência no atendimento na saúde:

[eBook] Boas práticas de atendimento: como encantar o cliente moderno?

Boas práticas de atendimento

1. Tenha dados e relatórios estratégicos

A base de um bom atendimento reside em conhecer bem os seus pacientes. Então, quanto tempo se dedica a isso? Pode parecer algo impossível quando tantas pessoas passam pela sua clínica, não é? Mas já existem ferramentas de CRM e ERP que fornecem esses dados.

2. Crie uma cultura de atendimento humanizado

Ninguém gosta de ser tratado com descaso, indiferença, ainda mais quando se trata de um paciente que carrega consigo uma fragilidade causada por sua enfermidade ou de um ente querido ou amigo. Por isso, crie uma cultura baseada na empatia, com foco nos pacientes e acompanhantes.

A gente também tem um vídeo bem legal que fala sobre esse tema:

3. Integre canais de comunicação

Mais do que oferecer diversos canais de atendimento, também é importante conectá-los. Então, ofereça mobilidade por meio de um software de atendimento para garantir que os profissionais acessem as principais informações sobre os pacientes e esses não precisem recomeçar o atendimento.  

4. Escute e promova o feedback de clientes

Como saber o que precisa ser melhorado? A melhor maneira de descobrir isso é perguntando para o paciente/cliente ou prestando mais atenção no feedback ativo. Então, utilize todas as informações para evitar erros e melhorar o atendimento na saúde.

Temos um e-book especial para você que quer se aprofundar nessa área, é só clicar nesse banner aqui:

Saiba tudo sobre pesquisa de satisfação! baixe o e-book e melhore o feedback em busca da excelência no atendimento na saúde.

5. Mantenha o sigilo das informações

Acredite ou não, alguns profissionais falham ao não conseguir manter o sigilo sobre o prontuário médico do paciente ou o resultado de um exame. Isso pode comprometer a reputação do seu negócio e o atendimento ao cliente. O ideal é limitar o acesso às informações e armazená-las de forma segura.

6. Implemente tecnologias para gestão e atendimento

A tecnologia pode descomplicar o relacionamento com o seu cliente/paciente. Opções não faltam e podem ser aplicadas em cada etapa da empresa. No mercado há diversos sistemas de confirmação de consultas, agenda online, prontuário eletrônico, acesso remoto aos exames e de atendimentos integrados.

7. Desenhe bem os seus processos internos

Outro fator importante para oferecer um bom atendimento é conhecer bem os processos internos, pois tudo interfere na experiência entregue ao paciente. Então, desenhe cada procedimento e todos os pontos de contato entre a empresa e ele, e redesenhe-os se for necessário.

8. Conte com uma equipe bem treinada

Ter uma equipe bem treinada é essencial, pois evita problemas como a falta de paciência, agendamento duplo, má conduta no atendimento, falhas na comunicação e perda de documentos importantes. Além do mais, têm cursos que ajudam a capacitar os colaboradores para oferecer um atendimento personalizado. 

9. Atue no pós-atendimento ao paciente

O atendimento não acaba quando o paciente passa por uma consulta ou realiza um exame. É essencial acompanhá-lo depois que ele sai do consultório para acompanhar se está tudo certo. Isso pode ser feito por meio de ligações, mensagens instantâneas ou e-mails. 

10. Estabeleça metas e acompanhe os resultados

Você já viu que a pesquisa de satisfação é uma maneira de avaliar o atendimento, não é? Além dela você também pode avaliar o tempo médio de espera de atendimento e reclamações não atendidas. Acompanhar os resultados é uma forma de garantir que está chegando a meta.

A excelência no atendimento na saúde é sem dúvida uma das melhores maneiras da sua clínica atrair e manter seus pacientes e ainda continuar sobrevivendo e crescendo no mercado. Então, aproveite as nossas dicas para oferecer a melhor experiência para os seus clientes. 

Está preparado para isso? Aproveite para testar gratuitamente o Movidesk, uma plataforma que ajuda a melhorar o atendimento ao paciente e a integrar os processos da clínica.

Descubra se um sistema de atendimento é o melhor para a sua empresa. Clique aqui e teste grátis o Movidesk por 7 dias.