Como usar o Facebook para melhorar o engajamento com os seus clientes

Quer engajar seus seguidores em sua página do Facebook? Você deve entender o que realmente funciona nessa rede social, segmentar os seus conteúdos, usar prova social na sua estratégia e criar posts virais.

Facebook para engajamento

Poucas ferramentas são tão poderosas quanto o Facebook para engajamento. A rede social, que é a mais usada do Brasil e do mundo, conta com uma série de fatores que ajudam a incentivar a interação com os seguidores.

Além disso, o Facebook é uma rede social excelente para negócios, com alto poder de venda de produtos para os usuários. No entanto, nem todas as empresas têm os recursos para contratar uma boa agência de redes sociais.

Por isso, é importante saber como usar o Facebook para engajamento com os clientes, tanto para aumentar as suas vendas, quanto para conseguir fidelizar os consumidores em um processo de pós-vendas de maneira barata e eficaz.

Quer saber como fazer isso? Então, veja algumas dicas abaixo!

Entenda o que funciona no Facebook para engajamento

Você provavelmente já sabe que cada rede social tem a sua lógica de funcionamento e, o que dá resultado em uma delas, necessariamente não dará resultado em outra.

Por isso, se você quer usar o Facebook para engajamento com seus seguidores, precisa saber o que realmente funciona lá.

Uma pesquisa do Buzzsumo levou em consideração todos os posts com mais engajamento no Facebook e descobriu o seguinte:

  • A segunda-feira é o dia que gera mais engajamento no geral;
  • O nível de engajamento é inversamente proporcional ao volume de conteúdo em um determinado momento. Por exemplo, se você postar no horário de pico em que todo mundo está postando, provavelmente terá um engajamento menor;
  • Posts com menos de 50 palavras têm mais engajamento;
  • Imagens, vídeos e posts com perguntas são os que mais geram engajamento;
  • Imagens compartilhadas do Instagram geram menos engajamento do que imagens postadas diretamente no Facebook.

Com isso, você já tem uma base boa para começar a delimitar as suas postagens, com base em horário, formato e prática.

Segmente os seus conteúdos caso faça sentido

Alguns tipos de negócios podem se beneficiar em segmentar a estratégia para poder obter mais engajamento.

Isso porque o Facebook mostra o seu conteúdo para uma porcentagem específica de seguidores (normalmente ao redor de 3%).

Por isso, suponha que você tenha 100.000 seguidores. Isso significa que mais ou menos 3.000 deles verão a sua próxima postagem.

No entanto, caso você tenha públicos muito diferentes, você poderá desperdiçar essa audiência orgânica.

Por exemplo, suponha que você tenha uma empresa especializada em crédito consignado. Basicamente, você trabalha com dois públicos: idosos já aposentados e jovens em busca da primeira faculdade.

O conteúdo que fala com a dor do aposentado não tem valor para o jovem. Por isso, vale a pena segmentar os seus posts para que eles só apareçam para o público-alvo específico. Isso garante que os 3% que verão seu conteúdo terão maior chance de engajar com ele.

Use prova social na sua estratégia

Assim como o marketing de conteúdo, o marketing no Facebook segue uma série de etapas específicas. Alguns posts são feitos para atrair pessoas, outros são feitos para educar o mercado e alguns são para converter.

Assim, em cada fase é importante usar um tipo de conteúdo específico para aumentar o seu engajamento com o público.

Dependendo do seu tipo de produto ou serviço, é essencial usar posts de prova social para gerar um bom engajamento.

Isso é especialmente útil caso você trabalhe com serviços de consultorias, aulas ou qualquer tipo de produto que traga resultados quantitativos.

A prova social não só garante maior autoridade com os seus seguidores, como ainda ajuda a estimular o engajamento em termos de posts e curtidas.

Crie conteúdos virais com os seus seguidores

Lembra que a gente disse acima que alguns posts devem cumprir funções exatas dentro da sua estratégia? Pois bem, uma das funções mais importantes é atrair novos seguidores para a sua página.

A melhor maneira de fazer isso é criar conteúdos virais que gerarão muito engajamento, compartilhamento e uma nova audiência.

Por exemplo, suponha que você tenha uma pizzaria. Uma excelente maneira de gerar um conteúdo viral é postar uma foto de uma das suas pizzas e dizer: “marque um amigo que vai pagar uma dessas para você”.

As pessoas adoram provocar seus amigos com mensagens do tipo e, portanto, vão se sentir compelidas a marcar alguns conhecidos na postagem. Isso aumentará seu alcance de maneira exponencial e poderá gerar novos seguidores. 

Utilize conteúdos multimídia para gerar maior engajamento

Como você viu lá em cima, naquela pesquisa do Buzzsumo, conteúdos multimídia são essenciais no Facebook para engajamento.

No entanto, é importante ter em mente que o conteúdo multimídia deve ser postado diretamente na rede social. Ou seja: não adianta tanto compartilhar um vídeo do YouTube ou uma imagem do Instagram. O melhor é upar direto no Facebook.

Entretanto, não poste só um vídeo porque “sim”, mas tente aproveitá-lo para seguir na sua estratégia de marketing.

Pronto, agora você já domina algumas dicas básicas de como usar o Facebook para engajamento com os seus clientes. O próximo passo é colocá-las em prática para colher os melhores resultados.

Gostou do conteúdo? Então, comente abaixo com a sua opinião!

Deixe seu comentário