Já ouviu falar na ferramenta 5W2H? Descubra como utilizá-la

A aplicação da ferramenta 5W2H depende de quatro etapas: questionamento, preenchimento, alinhamento e monitoramento. Entenda cada uma delas a seguir!

5W2H

A correta gestão de uma empresa depende de três itens-chave: planejamento, execução e controle. Até aí, tudo bem. A questão é: como fazer com que esses itens ganhem vida dentro da empresa? É preciso contar com boas ferramentas, sendo a 5W2H uma das principais.

Muito popular atualmente, essa ferramenta reúne algumas ótimas características: ela é flexível, fácil de usar e financeiramente acessível. Pode-se aplicá-la em uma planilha eletrônica, em um software especializado ou até mesmo em um pedaço de guardanapo.

Neste artigo, vamos explicar o que é e para que serve a ferramenta 5W2H, quais são seus principais benefícios e como utilizá-la dentro da empresa. Continue lendo!

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

O que é e para que serve a ferramenta 5W2H?

É muito comum que gestores precisem planejar o uso dos seus recursos. Daí deriva uma série de planos, como o plano de negócios, o plano financeiro ou o plano estratégico. Entre o plano e a execução, porém, existe um longo percurso.

A ferramenta 5W2H ajuda a preencher esse caminho. Ela permite que o plano seja fragmentado em tarefas meticulosamente descritas que, quando cumpridas, geram valor para a empresa e otimizam o uso dos recursos empresariais.

O termo 5W2H refere-se a um conjunto com 7 perguntas em inglês – 5 delas começam com a letra W e 2 com a letra H. Veja, agora, essas questões:

  1. What? – o que deve ser feito?
  2. Why?– por que deve ser feito?
  3. Where? – onde será feito?
  4. When? – quando será feito?
  5. Who? – por quem será feito?
  6. How? – como será feito?
  7. How much? – quanto vai custar?

Tendo isso em vista, você pode compreender o 5W2H como um plano de ação que deixa claro o que deve ser feito, como, quando e por quem, para que determinados objetivos sejam alcançados. Outra possibilidade é vê-lo como um minucioso checklist para o futuro.

Por qual razão utilizar essa ferramenta de gestão?

Tão importante quanto entender o que é o 5W2H, é compreender por que essa é uma ferramenta tão popular no mundo dos negócios. Um primeiro benefício é sua simplicidade. Você não precisa fazer um curso: ler um guia bacana (como este) pode ser suficiente.

Outra grande vantagem é sua amplitude. O usuário do 5W2H começa a questionar coisas que não questionaria intuitivamente, garantindo que tenha uma visão mais ampla e, então, precisa. Adiante, listamos outros benefícios, confira:

  1. Esclarece tarefas e seus respectivos prazos;
  2. Facilita a organização dos recursos empresariais;
  3. Cria um passo a passo para o que deve ser feito;
  4. Simplifica a análise e o diagnóstico de problemas;
  5. Aumenta o alinhamento da equipe de trabalho;
  6. Possui um baixo custo para a empresa.

É importante destacar que a ferramenta 5W2H pode ser colaborativa. Ou seja, você pode preenchê-la em conjunto com a equipe de trabalho, permitindo que cada profissional colabore para a construção do plano de ação. Assim, além de tudo, você terá mais engajamento dos talentos de sua empresa.

Manual da Motivação para o engajamento profissional

Quais são as etapas para usar a ferramenta 5W2H?

Assim como é fácil entender o que é o 5W2H e quais são seus benefícios, usar essa ferramenta na prática é simples. Sua aplicação depende de quatro etapas: questionamento, preenchimento, alinhamento e monitoramento. Entenda cada uma delas a seguir!

Questionamento: o que deve ser feito?

Se você tem um objetivo e quer criar um plano de ação com o 5W2H, o primeiro passo é se questionar sobre o que deve ser feito. Pense da seguinte forma: quais passos devem ser tomados para a realização do meu objetivo? Depois de obter as respostas, faça outra pergunta: esse passo pode ser fragmentado em subpassos?

Note, então, que após a primeira etapa você terá uma lista de passos para a realização de determinado objetivo previamente estabelecido.

Preenchimento: como isso será feito?

Definido seu conjunto de passos, é hora de criar uma planilha chamada 5W2H e preenchê-la meticulosamente. Comece pelo what (isto é, o que deve ser feito?), questão já respondida na etapa anterior. Depois, responda às questões subsequentes (why, where, when, etc), como explicado no primeiro tópico deste artigo.

A ideia é simples: ao preencher uma planilha com o que deve ser feito, como, quando, por quem e assim sucessivamente, você terá um plano de ação (ou checklist) consolidado em mãos.

Alinhamento: todos estão entendidos?

Se você seguiu os dois primeiros passos com êxito, é sinal de que já tem uma planilha 5W2H cuidadosamente preenchida. No entanto, não é suficiente tê-la, é preciso alinhar a equipe de trabalho e colocar a “mão na massa”. Só assim seus resultados serão reais.

Portanto, nesta terceira etapa, estabeleça um dia da semana para se reunir com o time de trabalho e explicar todo o plano de ação. Explique o que será feito e qual é o papel de cada um nesse processo. Depois, incentive os colaboradores a trabalhar com motivação e foco nos resultados.

Monitoramento: tudo está nos conformes?

Por fim, lembre-se de monitorar sua planilha 5W2H e avaliar se tudo o que foi escrito (e depois combinado com o time de trabalho) está sendo colocado em prática. Tenha atenção dobrada com os prazos estabelecidos, a fim de evitar procrastinação e atrasos.

Uma boa dica é agendar reuniões periódicas com a equipe de trabalho, assim, você poderá compartilhar o progresso que foi feito, elogiar e cobrar novos resultados. Reúna-se também com profissionais que receberam atribuições específicas (who), no intuito de ajudá-los a avançar. Ao manter o controle, você terá mais chances de ter sucesso no seu plano de ação.

Como colocar tudo o que foi aprendido em prática?

Para finalizar, imagine o seguinte exemplo: você quer dobrar sua taxa de atração de novos clientes, garantindo que mais pessoas comprem do seu negócio. Estabelecido o seu objetivo, pergunte-se o que deve ser feito, isto é: quais passos devem ser tomados para a realização do meu objetivo? Esse passo pode ser fragmentado em subpassos?

Em seguida, coloque cada um dos passos em uma planilha 5W2H e preencha as questões demandadas pela sua ferramenta (ou seja, what, why, where, when, who, how e how much), preferencialmente nessa ordem. Depois, alinhe tudo o que foi feito com o time, coloque o plano de ação em prática e monitore os resultados alcançados. Pronto, está feito!

Agora você sabe o que significa 5W2H, quais são os benefícios dessa ferramenta e como colocá-la em prática. Na medida do possível, envolva seu time de trabalho em todo o processo. Afinal, muitas cabeças pensam melhor que uma.

Se você gostou do nosso artigo e entendeu o que é o 5W2H, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e deixar seus amigos e colegas por dentro do tema!

Teste o Movidesk gratuitamente!

Deixe seu comentário