5 estratégias para implementar a gamificação nas empresas

Gamificação nas empresas é a inclusão de certos aspectos de jogos dentro de uma tarefa, com o objetivo de torná-la mais engajadora e divertida. Esta é uma forte tendência pois gera ótimos resultados na equipe.

gamificação nas empresas

Manter os colaboradores engajados é uma tarefa vital em qualquer empresa, especialmente quando você lida com projetos de longo prazo que exigem muito comprometimento. Depois de alguns meses de trabalho monótono, toda equipe tende a perder um pouco da sua energia. Para lidar com isso, é importante implantar algumas atitudes, como a gamificação nas empresas.

Para aqueles que não conhecem o termo, a gamificação é a inclusão de certos aspectos de jogos dentro de uma tarefa, com o objetivo de torná-la mais engajadora e divertida.

Não quer dizer, necessariamente, que ela se tornará uma brincadeira, mas essa também é uma possibilidade.

A gamificação nas empresas é uma forte tendência em todo o mercado, pois gera ótimos resultados na sua equipe.

Quer entender mais sobre o tema? Então, acompanhe!

Baixe agora o e-book Xeque Mate: para vender mais, o atendimento pode ser sua grande jogada.

5 estratégias de gamificação

Existem várias maneiras de gamificar as tarefas da sua empresa, tanto para melhorar o desempenho quanto o engajamento da equipe.

Se você está pensando em adotar essas ferramentas em sua empresa, aqui estão alguns caminhos que você pode seguir.

1. Quizes

Jogos de conhecimento são utilizados em qualquer aula e podem ajudar também na gamificação do seu negócio.

Em vez de tratá-los como uma prova, pense neles mais como alguns game shows, em que os participantes respondem perguntas e recebem pontos à medida que acertam.

Se não houver nada muito relevante em jogo e tudo for tratado apenas como uma brincadeira, esse pode ser um ótimo exercício de conhecimento, além de uma oportunidade de descontração no ambiente de trabalho — excelente para reforçar o aprendizado de um treinamento, por exemplo.

2. Gincanas

Atividades físicas também são uma boa maneira de quebrar com o padrão de um escritório: todos sentados em suas cadeiras, digitando o dia inteiro, fora a ocasional parada para beber água e tirar cópias de documentos.

É bom para fazer o sangue circular e recuperar a energia mental.

Gincanas também são boas para mudar a forma como cada pessoa pensa.

Muitas tarefas simples, como encontrar objetos feitos de metal ou empilhar copos, podem ser repensadas para maximizar seu desempenho. Se feitas do jeito certo, essas atividades ajudam todos a pensarem fora da caixa com mais frequência.

3. Premiação por desempenho

Uma forma de gamificar o dia a dia de trabalho é fazer com que cada tarefa também conte como um objetivo com uma pontuação.

Da mesma forma que alguém ganha pontos em um jogo por cumprir certas metas, o colaborador também recebe pontos por completar tarefas ou exceder suas metas.

Pode parecer insignificante, mas isso já é suficiente para engajar várias pessoas em seu trabalho diário — especialmente se houver um ranking e uma recompensa tangível para o vencedor.

Olhe o exemplo que implantamos aqui mesmo na Movidesk:

4. Interpretação de papéis

Dentro do ambiente de trabalho, ter empatia pelos colegas é tão importante quanto desenvolver competências.

Mas, também é muito difícil entender a perspectiva de uma pessoa completamente diferente. Porém, é possível aproximar um pouco isso por meio da interpretação de papéis.

Nessas dinâmicas, diferentes colaboradores executam uma cena, mas cada um com um papel pré-determinado.

A ideia é colocar cada um em uma situação adversa e levá-los a pensar diferente do normal — outro bom exercício de criatividade e também de empatia.

5. Escape the Room

Essa é a atividade mais intensa no que diz respeito ao trabalho em equipe.

Escape the Room” é um jogo em que todos estão em uma sala trancada cheia de enigmas. Para sair da sala, todos precisam resolver os enigmas e encontrar a chave dentro de um tempo limite.

A grande questão aqui é que, devido ao limite de tempo, uma pessoa sozinha nunca consegue resolver todos os problemas.

É necessário que todos os participantes saibam se comunicar e trabalhem em conjunto para encontrar a chave e sair antes do tempo acabar.

Principais benefícios da gamificação nas empresas

Alguns empreendedores ainda resistem bastante à introdução da gamificação nas empresas, seja por não conhecerem bem as técnicas, seja por não entenderem seus resultados.

Se você ainda está nesse grupo, veja aqui os principais benefícios da gamificação e tire suas dúvidas.

Incentivo à persistência

Pela sua estrutura, jogos são feitos para estimular o desempenho, utilizando recompensas tangíveis e metas desafiadoras para incentivar o indivíduo a manter a persistência — uma qualidade cada vez mais importante nas empresas atuais e que deve ser cultivada todos os dias.

Ao aplicar algumas dessas técnicas dentro do seu ambiente de trabalho, é possível elevar o nível de engajamento dos seus colaboradores para que eles continuem tendo uma boa performance em projetos de longo prazo.

Cooperação para atingir objetivos

Outro elemento importante da gamificação nas empresas é a cooperação entre indivíduos.

Se uma equipe não é bem entrosada, então é mais provável que ocorram erros de comunicação e brigas internas, o que não contribui em nada com seu desempenho.

Com as atividades certas, você pode promover e exercitar a cooperação entre os indivíduos.

Com o tempo, isso ajuda a construir laços mais fortes entre cada um, maximizando sua capacidade e evitando conflitos no ambiente de trabalho.

Exercitar a organização e o bom planejamento

Vários jogos também influenciam o desenvolvimento de certas habilidades, como a organização do tempo e a capacidade de se planejar a longo prazo. E a única forma de desenvolver tais competências, naturalmente, é exercitá-las em algum momento.

É aí que entra a gamificação!

Atividades que exigem a coordenação de grupos, envolvem a resolução de múltiplos problemas e exigem paciência são ótimas para trabalhar essas habilidades, algo muito útil em qualquer organização.

[Ferramenta] Jogada de craque
Passo a passo para o seu atendimento não levar cartão vermelho!

Jogada de craque

Imaginação, criatividade e inovação

As atividades gamificadas também são um espaço que foge à norma do dia a dia de trabalho, exigindo e incentivando caminhos diferentes para alcançar metas.

Dentro dessas condições, cada colaborador terá muito mais oportunidades de pensar de forma inovadora, alterando a maneira como ele enxerga partes de seu trabalho e encontrando soluções mais eficientes no seu dia a dia.

Agora que você entende melhor o papel e os benefícios da gamificação nas empresas, é hora de colocá-la em prática no seu negócio.

Independentemente do seu porte, você pode tirar algum benefício dessas técnicas.

Achou essas informações úteis? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a tirarem suas dúvidas sobre gamificação.

Experimente o Movidesk

Deixe seu comentário