Gerenciador de e-mail: conheça 4 provedores gratuitos

O gerenciador de e-mails pode trazer diversos benefícios, como organização dos fluxos, filtragem e otimização no envio e recebimento de mensagens. Os 4 provedores gratuitos de e-mail mais indicados são Gmail, Outlook, Yahoo e Mail.com.

gerenciador de e-mail

Apesar de todos os avanços da tecnologia da informação e comunicação, o correio eletrônico permanece sendo um dos mais importantes e estratégicos canais que as empresas utilizam para se comunicar com seus clientes — seja para informar, perguntar, interagir ou vender. Nesse sentido, contar com um bom gerenciador de e-mail é primordial, certo?

Atualmente, existem muitas ferramentas sofisticadas no mercado para administrar fluxos de e-mail com a carteira de clientes. Todas elas são pagas. Mas calma! Há provedores gratuitos com recursos avançados que podem ajudar — e muito — o contato de sua empresa com o público.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Neste artigo, nós apresentamos quatro deles e descrevemos, brevemente, algumas sugestões de como você pode gerenciá-los de modo correto e eficiente. Confira nos tópicos a seguir!  

Assim como a tecnologia, os conceitos de atendimento também evoluíram. Baixe o infográfico.

E-mail: canal do passado, do presente e do futuro

Acredite, o correio eletrônico, que deu origem ao e-mail que utilizamos hoje, é tão antigo quanto a própria internet.

Como assim? Foi no início da década de 1970, quando o engenheiro norte-americano Ray Tomlinson, nos Estados Unidos, enviou a primeira mensagem via correio eletrônico — meio que revolucionaria as relações entre empresas e clientes no futuro.

Anos depois, outras práticas e ferramentas passaram a ser desenvolvidas, como o Spam, por exemplo. No Brasil, o e-mail chegou mais precisamente na década de 1990, no início da internet no país. 

Sua popularização deu-se a partir de 1996, com os provedores gratuitos. O primeiro deles foi o Hotmail. Desde então, o e-mail tem sido um dos principais meios de comunicação pessoal, profissional e corporativa.

Não é exagero nenhum, entretanto, dizer que houve quem pensasse — ou ainda pense — que o e-mail se tornaria um meio obsoleto para a comunicação comercial diante das tantas plataformas que se desenvolveram nos últimos anos, sobretudo as redes sociais.

Fato é que, ao contrário dessa previsão apocalíptica, esse canal tradicional continua em alta enquanto instrumento voltado para campanhas de marketing e estratégias de relacionamento com o consumidor.

Atualmente, o que se vê é uma evolução constante desse instrumento de troca de mensagens eletrônicas. Um exemplo são os recursos aplicados ao Marketing Digital, como os formatos multimídia de mensagens, e-mail marketing, spam, newsletter, mecanismos automatizados e respostas automáticas.

Diante dessas informações, podemos considerar que o gerenciador de e-mail é, ao mesmo tempo, um canal do passado, do presente e do futuro, não é mesmo?

A importância do gerenciador de e-mail

Dito isso, não se pode desconsiderar também sua importância na vida dos profissionais e nas estratégias de marketing e relacionamento das empresas para com seus clientes.

Se, por um lado, dispomos de grande acesso a muito conteúdo e inúmeros tipos de comunicados, por outro, devemos reconhecer que o grande fluxo de e-mails que recebemos e enviamos diariamente pode gerar alguns transtornos no que diz respeito à organização, não é?

É aí que entra a importância do gerenciador de e-mail, que facilita — demais — a nossa vida. Os recursos disponíveis nas contas oferecem configurações de filtros e algoritmos que ajudam muito a colocarmos ordem na casa, separar o que é mais importante, bem como enviar fluxos de forma automatizada.

Há, ainda, a possibilidade de criar pastas, utilizar calendários, entre outras ferramentas específicas, inclusive para otimizar seus e-mails no serviço de atendimento ao cliente.

Benefícios do gerenciador de e-mail

Com isso, podemos listar alguns benefícios de um gerenciador de e-mail, como:

  • Organização dos fluxos de e-mails enviados e recebidos. Dessa forma, você consegue controlar seus processos e não perder nenhuma informação em comunicado;
  • Filtro de e-mails enviados e recebidos. Tal recurso permite que se organize e pesquise rapidamente qualquer e-mail presente na sua conta;
  • Otimização no envio e no recebimento de fluxos de e-mails. No dia a dia, esse elemento facilita bastante, pois não dá para perder tempo realizando trabalhos manuais, não é?

Esses são alguns dos principais benefícios dos provedores gratuitos de e-mails, essenciais para você se comunicar com os demais colaboradores da empresa e também com os clientes.

Aliás, se você quiser saber como escrever um e-mail formal para os clientes, confira nosso guia completo e acesse nosso tutorial interativo.

4 provedores gratuitos de e-mails

Vejamos, a partir de agora, quatro provedores gratuitos de e-mails que você pode utilizar no seu dia a dia de trabalho e usufruir de seus recursos.

1. Gmail

O Gmail é considerado o principal gerenciador de e-mail do mundo e oferece recursos avançados, como “desfazer” (cancelar) uma mensagem mesmo depois de enviada, além de encaminhar o mesmo conteúdo, automaticamente — em cópia oculta —, a vários endereços distintos.

Como ferramenta pertencente ao Google, o maior motor de busca do mundo, o Gmail também trabalha com um rico sistema de pesquisa e filtragem. Apesar da ampla concorrência, é uma das plataformas mais utilizadas e preferidas do planeta.

2. Outlook

Principal concorrente direto do Gmail, o Outlook também oferece recursos altamente avançados para encaminhar, filtrar e organizar e-mails em pastas de forma eficiente e automatizada.

Assim como o Gmail, o Outlook — pertencente à poderosa Microsoft — classifica automaticamente os e-mails de alta e baixa prioridade. Essa divisão na caixa de entrada ocorre com base em algoritmos, segundo uma série de critérios técnicos. 

Outro recurso avançado do Outlook é a possibilidade de retirar ou recuperar um e-mail, mesmo depois de ele ter sido descartado. Além do mais, a plataforma conta com lista de contatos, calendário personalizado etc.

3. Yahoo

Uma das primeiras companhias de internet e provedoras de e-mails, o Yahoo trabalha com recursos mais limitados que os dois acima. Considera-se que, por esse motivo, a empresa tem perdido cada vez mais espaço no mercado e no gosto dos internautas.

4. Mail.com

Ao contrário do Yahoo, o Mail.com é um provedor desconhecido entre grande parte dos brasileiros, mas oferece recursos avançados de organização de e-mails e calendário online para agendar compromissos.

Com isso, podemos dizer que essa ferramenta trabalha com sistemas semelhantes aos dos grandes provedores, como Gmail e Outlook.

[eBook] Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

Como usar o gerenciador de e-mail de forma eficiente

A primeira dica é conhecer amplamente os recursos e ferramentas que os provedores gratuitos oferecem para gerenciar seus fluxos de e-mails. Dessa forma, você será capaz de otimizar seu dia a dia e gastar menos tempo com o que não tem muita relevância.

O segundo passo é organizar pastas categorizadas e encaminhar os e-mails para elas. Esse filtro é primordial para você monitorar os comunicados que recebe, inclusive criando filtros para otimizar esse trabalho.

O mais importante é usar os recursos do gerenciador de e-mail a seu favor, eliminando excessos, coisas que não são importantes e priorizando as mensagens que mais importam. Da mesma forma, você pode usar as ferramentas para enviar e-mail aos seus destinatários de modo eficiente e automatizado.

Gostaria de receber mais dicas sobre práticas de comunicação corporativa e atendimento ao cliente? Assine nossa newsletter e receba, semanalmente, conteúdos exclusivos em sua caixa de e-mail!

Teste grátis o Movidesk por 7 dias. Clique aqui.