Saiba qual é o papel do Customer Success na gestão de problemas!

Vale destacar que a gerência do sucesso do cliente não se resume à entrega de um produto ou serviço. Na verdade, o Customer Success Manager trabalha a gestão de problemas, criando um ambiente de qualificação para conseguir os melhores resultados. Entenda melhor!

gestão de problemas

A metodologia de Customer Success (ou sucesso do cliente, em tradução livre) está cada vez mais conhecida no mercado. Mas ainda pouco se entende sobre o papel de um profissional dessa área na gestão de problemas de uma empresa.

Negócios que atuam no atual mercado e lidam com diferentes stakeholders estão, invariavelmente, sujeitos a situações de crises — internas e externas. Por isso, precisam ter planos de ação para prevenir ou minimizar os danos.

Neste artigo, abordamos qual é o papel de um profissional de Customer Success na gestão de problemas da empresa. Também tratamos aqui sobre os benefícios dessa estratégia que tem ganhado cada vez mais destaque.

Você não pode perder! Acompanhe os tópicos abaixo, enriqueça seus conhecimentos e tenha insights para aplicar em sua empresa.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é Customer Success, afinal?

    Antes de mais nada, precisamos compreender o conceito que está por trás dessa expressão estrangeira, não é verdade? Em resumo, a estratégia de sucesso do cliente consiste em um conjunto de práticas que antecipa problemas e oferece soluções para os clientes.

    Mas, atenção! Para início de conversa, é importante esclarecer que Customer Success não é suporte nem se resume apenas a pós-vendas e atendimento.

    Muito além das funções do suporte técnico ou do SAC de uma empresa, o CS, como também é conhecido, atua na prevenção de problemas e no direcionamento dos melhores resultados.

    Para ficar mais claro, podemos usar o seguinte exemplo: enquanto outras áreas focam suas estratégias na prospecção de clientes, no atendimento de dúvidas e nas vendas, o CS busca a plena satisfação do cliente.

    Além disso, a estratégia de sucesso do cliente visa oferecer todas as condições para que ele alcance os melhores resultados por meio dos serviços ou produtos que a empresa oferece.

    Por que é importante ter um profissional de Customer Success na gestão de problemas?

    Depois de compreender rapidamente o conceito de CS, podemos avançar para entender a importância de uma empresa contar com um profissional dessa área para garantir o sucesso do cliente. Vamos lá?

    De antemão, vale destacar que a gerência do sucesso do cliente não se resume à entrega de um produto ou serviço. Na verdade, ela trabalha a gestão de problemas, criando um ambiente de qualificação para conseguir os melhores resultados.

    Fato é que toda e qualquer empresa, independentemente do porte ou nicho de atuação, está sujeita a ter problemas e vivenciar crises. E veja bem: não é uma boa estratégia negligenciar crises, ainda que elas possam parecer pequenas e inofensivas.

    Na era digital, há problemas que ganham proporções tão grandes que são praticamente impossíveis de gerenciar e reduzir os danos.

    Sua empresa não precisa passar por isso, não é mesmo? Por isso, vale a pena investir no gerenciamento de crise, que consiste no processo de alinhar ações estratégicas e pontuais para lidar com um problema inesperado, que tem potencial para prejudicar a imagem da marca e causar muitos danos.

    Mas o principal é fazer análises preditivas e encontrar no negócio possíveis riscos e adotar ações antes que a crise venha. Para isso, a presença de um profissional de Customer Success é fundamental.

      Aprenda a estruturar uma área de Customer Success do zero e melhore a sua taxa de retenção de clientes
      Estruturando Customer Success

      Qual é o papel de um profissional de Customer Success?

      O profissional de CS é um especialista responsável por acompanhar a estratégia de sucesso do cliente na empresa.

      Resumidamente, podemos dizer que o papel desse agente é garantir que o cliente obtenha sucesso (ótimos resultados) por meio da aquisição de um produto ou da contratação de um serviço ofertado pela empresa.

      Ele busca, na prática, assegurar a satisfação do cliente em todas as etapas de relacionamento presentes na jornada. Esse profissional é peça crucial para a retenção e na conversão de clientes em promotores da empresa.

      Vejamos, a seguir, as funções que esse profissional de CS pode desempenhar na empresa:

      • Garantir o sucesso do cliente: essa é a principal função desse agente. Ele utiliza diversas abordagens e estratégias para acompanhar a jornada do cliente após fechar o negócio, auxiliando na implantação do sistema (ou uso de serviço e produto), promovendo qualificações para o melhor uso da aquisição e nutrindo o relacionamento com o cliente;
      • Acompanhar a jornada do cliente: em serviços de longa duração, a exemplo das instituições financeiras e plataformas de streaming, ele acompanha todo o processo da assinatura e vigência do contrato;
      • Fazer a ponte entre o cliente e a empresa: o profissional de CS realiza um atendimento personalizado, focado nas dores e soluções dos clientes. Para isso, ele sempre escuta o que o cliente tem a dizer, organiza as informações e leva-as para os demais departamentos da empresa;
      • Treinar o cliente: é função desse profissional qualificar o cliente para que ele use a ferramenta da melhor forma possível e alcance resultados expressivos. É missão dele, aliás, garantir todas as condições para que isso ocorra;
      • Fazer análises preditivas: ele identifica riscos, antecipa problemas e soluções aos clientes;
      • Outras funções: além disso, um profissional de CS – que pode ser um gerente ou um analista – acompanha e controla métricas relacionadas ao cliente, como taxa de churn (cancelamento). Ele também monitora os resultados alcançados pelo cliente, avaliando os feedbacks para sempre melhorar o serviço.

        Fique por dentro das palavras mágicas mais utilizadas na retenção de clientes. Baixe agora o glossário de Customer Success!
        Glossário de Customer Success

        Que tipos de benefícios a empresa pode ter com o Customer Success?

        Percebeu a importância de ter um profissional de Customer Success na sua empresa? A presença desse especialista está sendo cada vez mais requisitada dentro das estratégias cujo foco é o cliente.

        Há muitos benefícios de se ter esse tipo de especialista na empresa. Entre eles, podemos destacar:

        • A diminuição dos índices de churn (que é o cancelamento do contrato ou assinatura);
        • O aumento do Lifetime Value (LTV), indicador que mostra quanto o cliente investiu durante o tempo de relacionamento. As estratégias de Customer Success buscam justamente aumentar esse tempo, fortalecendo as bases da fidelização;
        • A redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
        • Uma maior retenção de clientes;
        • Uma melhora na satisfação dos clientes;
        • Um desenvolvimento de clientes promotores da marca;
        • Mais engajamento e interação;
        • Melhora nos processos internos;
        • Entre outras vantagens.

        Além desses benefícios, existe a melhora da gestão de problemas por meio do Customer Success. É por isso que contar com um profissional de sucesso é essencial para melhorar os indicadores da empresa.

        Movidesk: o segredo da fidelização e retenção!

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk é uma plataforma desenvolvida para acompanhar toda a jornada do cliente, possuindo módulos como o Whatsapp Bussiness Movidesk e o Success, focados na otimização das rotinas de suporte e Customer Success.

        Além disso, o Movidesk oferece acesso às métricas de atendimento, acompanhamento da satisfação dos clientes e avaliação do desempenho dos profissionais da equipe. Trata-se do sistema ideal para a sua empresa aumentar a eficiência e encantar o cliente durante toda a jornada.

        Estamos falando de um sistema de atendimento ao cliente completo que permite:

        • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
        • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
        • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
        • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

        Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

        E você, quer melhorar o atendimento ao cliente com o sistema Movidesk e conquistar resultados impressionantes? Então é só clicar no banner abaixo e fazer um teste grátis por 7 dias!

        Teste o Movidesk!