Qual o impacto da inteligência artificial no atendimento da empresa?

“Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões através de mecanismos ou softwares.”

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em nosso cotidiano e pode transformar o modelo como as empresas se relacionam com seus clientes, tornando o atendimento cada vez mais próximo e, ao mesmo tempo, mais eficiente.

Isso porque as máquinas estão ganhando a capacidade de aprender e acumular conhecimento, de modo que consigam realizar funções operacionais, que antes apenas pessoas poderiam executar.

Mas engana-se quem pensa que a intervenção humana será substituída por robôs e que os colaboradores serão deixados de lado, não é assim.

Os agentes de atendimento devem ser a parte inteligente do processo, que vão responder às questões mais complexas dos clientes. De outro lado, as informações simples e recorrentes, poderão ser tranquilamente conduzidas, por chatbots, por exemplo.

E para mostrar qual o impacto do uso dessa tecnologia criamos este artigo. Vamos falar sobre como utilizar a inteligência artificial no atendimento e seus principais avanços. Confira!

Inteligência artificial no atendimento

Quantas vezes você teve que entrar em contato com uma empresa, seja para cancelar um serviço, ou para buscar uma determinada informação e perdeu muito tempo no telefone sem ter a sua demanda atendida?

Esse sentimento de insatisfação também se aplica aos seus clientes quando eles buscam entrar em contato com a sua empresa. Esse problema é fruto da dificuldade humana de lidar com grandes quantidades de informação.

Abaixo listamos algumas funcionalidades que a inteligência artificial pode proporcionar para sua empresa:

Utilização de chatbots

Os chamados chatbots são os mais evoluídos nesse quesito e capazes de interagir de forma quase humana com os clientes e se passar por um atendente normal. Ao processar a linguagem natural, esses sistemas podem buscar pelas melhores respostas dentro de seu banco de dados e aprender mais a cada atendimento.

Diante disso, o relacionamento com o cliente continua sendo pessoal e proativo, mas usando a tecnologia para atingir um grande volume de pessoas.

Cruzamento de informações

Utilizando a inteligência artificial, todos os dados gerados pelos diversos canais de atendimento ofertados pela empresa podem ser cruzados e colocados em apenas um ambiente, podendo ser utilizados para melhorar a experiência do cliente.

É importante ressaltar que essas informações também podem ser utilizadas para criar um padrão de comportamento dos clientes, definindo perfis e cruzando os dados entre os que possuem características similares.

Maior aproveitamento dos dados gerados

Algumas informações do histórico dos clientes, últimas reclamações, entre outras são muito melhor aproveitadas para a construção da experiência do cliente.

As análises geradas se tornam mais eficazes, permitindo fazer avaliações cada vez mais assertivas.

O relacionamento em foco

Como você viu, a inteligência artificial fornece todo o suporte que as empresas precisam para criar um diferencial na relação com seus clientes.

Já dizia Walt Disney, “faça o que você faz de melhor que eles vão querer vê-lo novamente e trazer seus amigos.”

Então, a partir do momento que seus colaboradores excedem a expectativa de apenas resolver o problema, o atendimento passa a potencializar o seu negócio, e oferecer de fato ao cliente o que ele quer!

É importante ressaltar que demanda cuidado: o consumidor não quer um atendimento stalker. Ele simplesmente quer que a empresa saiba aquilo que ele já compartilhou com ela.

Expectativas para o futuro

Estamos vivendo uma transformação digital e cada vez mais empresas estão visualizando o futuro do atendimento nas soluções de inteligência artificial. Segundo uma pesquisa conduzida pela Gartner, empresa de consultoria americana, 85% das interações entre empresas e clientes até 2020 serão realizadas com o auxílio de inteligência artificial.

Com boa parte das principais rotinas realizadas de forma automatizadas por meio de sistemas de inteligência artificial, os agentes poderão se dedicar muito mais ao negócio, melhorando assim a experiência de seus clientes.

A escolha é sua: avançar ou parar no tempo?

 

Deixe seu comentário

Leia também: