Fique por dentro dos benefícios da liderança democrática para a empresa

Também conhecida como gestão horizontal, a liderança democrática é um modelo de gestão empresarial pautado no envolvimento de toda a equipe, independentemente do cargo, nos processos de decisão. Entenda melhor!

o que é liderança democrática

Você sabe o que é liderança democrática? Não, não estamos nos referindo a lideranças políticas que ocupam cargos no Poder Público, mas sim a um modelo de gestão empresarial que tem sido adotado por grandes empresas no Brasil e no mundo. Há quem o considere, inclusive, como um dos mais modernos e inovadores.

Trata-se de um formato gerencial em que o gestor e os colaboradores participam dos processos de decisão conjuntamente, praticando assim o estilo democrático de liderança.

Ou seja, todos, de alguma forma, têm autonomia para contribuir com ideias e iniciativas nesse sistema participativo, cujo impacto principal é a criação de um ambiente cooperativo, igualitário e deliberativo.

Quer saber mais sobre o que é liderança democrática e quais são os seus principais benefícios para a empresa? Continue a leitura deste artigo e fique por dentro!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é liderança democrática?

    Também conhecida como gestão horizontal, a liderança democrática é um modelo de gestão empresarial pautado no envolvimento de toda a equipe, independentemente do cargo, nos processos de decisão.

    Nesse sentido, todos os colaboradores são convocados pelo líder para participar, desde o planejamento e desenvolvimento à execução das ações da empresa.

    Assim, nesse modelo de gestão participativa, as responsabilidades são compartilhadas, há mais autonomia para cada profissional e as ações são pensadas e postas em prática depois de um processo deliberativo, em que todos são consultados e emitem sua opinião. 

    Vale destacar, porém, que, ao contrário do que muita gente pensa, a liderança democrática não é sinônimo de bagunça ou ingerência. Na verdade, as hierarquias são mantidas e o líder continua tendo seu poder de decisão.

    O que ocorre é que, em vez de planejar estratégias sozinho, de maneira autocrática, delegando tarefas, o gestor consulta os liderados e compartilha as responsabilidades.

    O grande diferencial desse modelo de gestão está nos benefícios que ele pode gerar no ambiente colaborativo, principalmente o aumento da motivação, integração e engajamento dos colaboradores. Para entender as vantagens e desvantagens da liderança democrática, vamos explicar melhor como ela acontece. 

    Como funciona a liderança democrática?

    No contexto empresarial, ser democrático significa envolver toda a equipe nas atividades da empresa, sobretudo no planejamento e nas ações estratégicas. Ou seja, no estilo democrático de liderança, o gestor representa os seus liderados e trabalha para construir consensos e motivar a busca por resultados.

    Isso é feito por meio de diálogo e processos deliberativos, com a participação de todos, por meio de opinião, voto ou qualquer outra forma de participação nas tomadas de decisão da empresa.

    Claro que tudo precisa ser muito bem conversado, afinal de contas existem mitos e verdades sobre todos os assuntos. E o mesmo vale para os processos de atendimento ao cliente:

    Indo um pouco além, podemos definir o que é liderança democrática, como na verdade, uma cultura organizacional, que busca sempre deliberar em conjunto, de modo justo e alinhado aos desejos dos colaboradores.

    Alguns especialistas entendem, também, que, nesse formato gerencial, a tendência é que os profissionais se sintam mais valorizados, conforme as relações mais horizontais permitem o aumento da autonomia e a melhora do clima organizacional.

    Um exemplo de liderança democrática é Louis Gerstner que, reintegrou as divisões da IBM e priorizou os serviços oferecidos pela empresa, nos anos 90. Para entender melhor, vamos explicar quais as características de um líder democrático.

      Você está sobrecarregado na gestão da sua equipe? Baixe o nosso fluxograma e aprenda a delegar tarefas agora!
      Chat em tempo real

      Quais são as características da liderança democrática?

      Em poucas palavras, é correto afirmar que uma liderança democrática tem como marca a acessibilidade, o espírito motivador, conciliador e diplomático.

      Geralmente, os gestores que trabalham com esse modelo de gerência são bons ouvintes, compassivos, encorajadores, bons de relacionamentos interpessoais, leais, especialistas no campo de atuação da empresa, receptivos, amigáveis, construtores de consensos, influenciadores etc. Essas características representam o estilo democrático de liderança. 

      Ou seja, pode-se considerar que a liderança democrática entende que a busca de resultados expressivos depende de um processo capaz de engajar e unir os envolvidos em um mesmo objetivo, em prol da empresa.

      Quais vantagens a liderança democrática oferece à empresa?

      No que diz respeito às vantagens, o modelo de liderança democrática tem bastante destaque no mercado. Isso porque tem sido adotado por empresas de sucesso, como algumas startups de ponta, e trabalha aspectos fundamentais dentro de qualquer equipe de trabalho — entre eles a motivação e o engajamento. Vejamos, na sequência, esses benefícios com mais detalhes.

      Aumento da produtividade com o estilo democrático de liderança 

      A liderança democrática, como vimos, se destaca por alguns elementos importantes de gestão. Um de seus impactos positivos, sem dúvidas, é o aumento da produtividade que influencia diretamente a escalabilidade do negócio.

      Tudo em razão do envolvimento que esse modelo de gestão viabiliza, integrando os colaboradores em um mesmo objetivo e dando a eles o poder da participação e da autonomia nos processos decisórios, os fazendo entender o que é liderança democrática.

      Mais motivação e engajamento

      Outro efeito muito positivo da liderança democrática é o aumento da motivação e do engajamento das equipes com os objetivos da empresa. Quando as responsabilidades são compartilhadas e o líder confia nos seus liderados, é muito provável que eles se sintam valorizados e altamente focados em buscar bons resultados.

      Rapidez na tomada de decisão: característica de um líder democrático 

      Pode até parecer controverso, mas esse modelo de gestão tende a acelerar as tomadas de decisão da empresa e, o mais importante, torná-las mais racionais e eficientes. Mas por quê? Porque a cultura organizacional é adequada para o processo deliberativo.

      É claro que existem decisões que, por sua importância e complexidade, vão demandar mais tempo. O que é importante destacar é que, na governança democrática empresarial, o líder não perde seu poder decisório, ele apenas consulta a todos.

      Concentração nos objetivos

      Todos os processos administrados pela gestão democrática trabalham com um foco muito forte nos objetivos.

      Portanto, o esforço para motivar cada colaborador é contínuo, visando alcançar as metas com a máxima contribuição de todas as partes envolvidas.

      Melhora no clima organizacional

      Essa é, com certeza, uma das principais vantagens da liderança democrática. Historicamente, o ambiente corporativo é marcado por competitividade, cobrança desumana, regimes estaticamente hierárquicos que, como resultado, formam climas organizacionais patológicos.

      Na contramão, a liderança democrática preocupa-se em criar um ambiente mais favorável possível. Ora, quanto mais o profissional estiver leve, feliz e satisfeito, melhor será seu o desempenho, não é?

      Acessibilidade

      Na perspectiva da liderança democrática, todos têm acesso aos espaços reservados ao planejamento estratégico, ao desenvolvimento e à execução das ações.

      A consequência disso é que as responsabilidades, de igual modo, são compartilhadas, o que aumenta o comprometimento de cada equipe.

      Foco no relacionamento

      Como democracia consiste em construção de consensos e em conciliação de conflitos, sempre pesando para o que pensa a maioria, os processos de relacionamento interpessoal são uma marca da liderança democrática.

      E relacionamento interpessoal no ambiente corporativo é fundamental para manter as equipes motivadas e para alcançar os resultados esperados.

      Mas como implementar esse modelo de liderança democrática na sua empresa, afinal?

      Essa é uma pergunta importante cuja resposta depende de diversos fatores. Por mais que esse formato gerencial tenha lá as suas vantagens, ele também apresenta desvantagens e você precisa saber se seu negócio, ou você próprio, está preparado para essa transformação cultural. Pense bem, estude, avalie e decida.

        Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!
        Capacitar a equipe de suporte

        Tecnologia à favor da liderança

        Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

        Lembre-se ainda que, para construir um sólido relacionamento no ambiente corporativo, é importante usar a tecnologia como aliada. Ela permite melhorar a experiência entre os líderes e liderados e ainda aumentar a produtividade.

        Quer aprimorar o diálogo com os seus colaboradores e mostrar na prática o que é liderança democrática? Com o sistema de atendimento da Movidesk, é possível melhorar a comunicação com clientes internos e externos da sua empresa, isso porque, com ele você pode:

        • Construir experiências diferenciadas ao centralizar todos os canais de contato da sua empresa em uma só plataforma;
        • Automatizar todo o processo organizando fluxos dos processos e as informações do seu negócio;
        • E ainda ter mais de 75 indicadores para mensurar o desempenho da sua equipe e a satisfação dos clientes;  

        Faça como Mormaii, Tirolez e Hambürg Sud e mais de 2.000 empresas Brasil afora, entre em contato conosco e faça um teste grátis por 7 dias com a plataforma.

        Teste o Movidesk!