Já ouviu falar em marketing conversacional? Saiba como aplicá-lo!

O marketing conversacional visa a conexão com as pessoas por meio do diálogo em tempo real, de maneira personalizada. Para aplicá-lo, você deve focar em um atendimento humanizado, diminuir a quantidade de formulários, ser ágil, entender o que o seu cliente procura e investir em interfaces amigáveis. Saiba mais!

marketing conversacional

O marketing conversacional tem se tornado bastante popular, não é? Essa é uma forma de as empresas criarem um relacionamento mais autêntico e um valor real para os seus consumidores por meio do diálogo.

Mas como isso funciona? Será que ele é realmente importante para as empresas? E como você pode aplicá-lo no seu negócio? Não se preocupe, pois neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa entender sobre o marketing conversacional. Vamos lá!

[eBook] Boas práticas de atendimento: como encantar o cliente moderno?

Boas práticas de atendimento

O que é marketing conversacional?

Também conhecido como marketing de conversa, é uma abordagem voltada para criar uma conexão com as pessoas por meio do diálogo em tempo real e da maneira mais personalizada possível.

A ideia é desenvolver relacionamentos mais duradouros com os consumidores, além de construir uma confiança entre as partes envolvidas, tornando a experiência de compra o mais fácil possível.

Existem muitos exemplos de marketing de conversação. Dentre eles, destacam-se as redes sociais, e-mails e ferramentas de bate-papo automatizadas, bem como o suporte ao cliente online e programas de sucesso do cliente.

Para elaborar uma estratégia de marketing de conversação eficiente, é necessário considerar alguns pontos importantes. São eles:

  • Tempo: um bom marketing de conversação requer uma comunicação efetiva, pois os clientes e leads esperam tudo em tempo real;
  • Personalização: os consumidores também esperam uma experiência altamente relevante e personalizada quando interagirem com a sua marca;
  • Tecnologia: existem diversas ferramentas de análise de dados e automação que permitem fornecer informações completas sobre o seu cliente para atender às suas necessidades o mais rápido possível.

Mas isso realmente é importante? 50 anos atrás o mundo do marketing era diferente. A comunicação com o público era unidirecional, ou seja, os consumidores apenas recebiam uma enxurrada de mensagens na forma de publicidade. Mas à medida que o perfil do consumidor mudou, as empresas precisaram se readequar.

Baixe agora o infográfico Da Carta ao Sistema: a evolução da comunicação.

Nesse processo, elas perceberam que os consumidores desejavam se conectar e compartilhar informações. Como isso foi descoberto? Por meio da conversa. Os clientes são tão abertos que fornecem às empresas todas as informações necessárias para que ofereçam uma experiência personalizada ou para encontrar o produto ideal.

É a partir daí que nasce o marketing conversacional. Essa abordagem explora os diálogos individuais com seus leads ou clientes para oferecer o que eles realmente procuram o mais rápido possível. Como as empresas podem se beneficiar com isso? Veja a seguir!

Por que investir no marketing conversacional?

São muitos os benefícios que o marketing conversacional pode promover para o seu negócio. Veja os principais deles!

Redução do ciclo de vendas

Como o marketing de conversação é uma estratégia eficiente para obter informações valiosas sobre os seus compradores, você sabe muito mais sobre eles. Isso permite encontrar as soluções mais adequadas rapidamente, o que faz com que o lead também tome decisões mais rápidas, diminuindo, assim, o ciclo de vendas.

Melhora do relacionamento com o cliente

O marketing de conversação é a maneira mais agradável para os clientes obterem respostas para as dúvidas deles. Isso porque é uma estratégia que foca as reais necessidades do público de maneira interativa e humanizada. Assim, são proporcionadas melhorias no relacionamento entre empresas e clientes.

Aumento da produtividade da equipe

Com o auxílio da tecnologia, é possível automatizar tarefas repetitivas e eliminar filas de espera — como os chatbots, que respondem às perguntas mais comuns e atendem mais pessoas em menos tempo. Dessa forma, os colaboradores podem se dedicar a outros pontos mais importantes do relacionamento com o cliente.

Produtividade em equipes de atendimento e engajamento profissional

Fidelização de clientes

Ao adotar a estratégia de marketing conversacional, é possível oferecer uma boa experiência para o cliente, pois a empresa já sabe o que ele espera dela. Além disso, o cliente sabe que ela é capaz de suprir as suas necessidades satisfatoriamente — assim, a escolherá em vez da concorrência.

Agora que você já entende sobre a importância do marketing conversacional para as empresas, inclusive para a sua, que tal começar a praticá-lo? Confira a seguir algumas dicas de como aplicá-lo no setor de atendimento do seu negócio!

Como aplicar o marketing conversacional no atendimento?

Aqui estão algumas dicas de como aplicar o marketing conversacional no seu negócio:

Foque o atendimento humanizado e personalizado

Com vimos, o marketing conversacional tem como foco atender às necessidades do cliente e, para isso, você precisa adotar um atendimento humanizado e personalizado. Mas como? Conheça muito bem o seu cliente e isso pode ser feito de duas maneiras:

  • Tendo um software que coleta e interpreta informações sobre os clientes em diversas fontes;
  • Perguntando diretamente para ele por meio dos feedbacks, canais de diálogo e pesquisas de satisfação.

Envolva mais com mensagens em vez de formulários

Os formulários são muito impessoais e frios, e demoram bastante tempo para serem respondidos. Dessa forma, os clientes têm dificuldades para se envolver com a sua empresa. Então, para adotar a estratégia de marketing conversacional, invista mais em mensagens do que em formulários.

Mas calma, você não precisa remover tudo do seu site. Adicione mensagens por meio de chatbot e chat online, permitindo que os clientes iniciem uma conversa quando for mais conveniente para eles. Assim, você oferece uma experiência mais pessoal e ainda um suporte 24 horas para atendê-los.

Agilize o atendimento nos canais de comunicação

Um dos pilares do marketing conversacional é o atendimento rápido e, com o avanço da tecnologia, isso se tornou possível.

Além dos chatbots e chats online, a empresa pode investir em uma URA Unidade de Resposta Audível. Essa ferramenta é um menu eletrônico que serve para guiar o cliente pelas opções de atendimento.

Também têm os assistentes virtuais, capazes de responder às perguntas de acordo com a disponibilidade de informações mais relevantes e que podem ser acionados por voz.

O quebra-cabeça do atendimento ágil

Entenda o que os leads realmente procuram

Em cada etapa de contato, é essencial entender o que o lead procura e responder o mais rápido possível. Por exemplo, após uma visita a uma página de preços no seu site, o atendente virtual pode enviar uma mensagem oferecendo suporte para explicar sobre dúvidas dos planos.

Caso o lead esteja em outro estágio do funil de vendas, você também pode optar pelos chatbots, que podem redirecionar os contatos para os agentes mais adequados para a conversa. De qualquer forma, o contato deve ocorrer o mais rápido possível para aumentar as suas chances de fechar um negócio.

Invista em interfaces amigáveis

Existem diversos canais de comunicação que podem ser utilizados para adotar a estratégia de marketing conversacional, como as redes sociais e sites. Mas, para que os diálogos sejam naturais nesses canais, é preciso investir em interfaces amigáveis. Como?

Os canais de comunicação online devem ser fáceis de usar e intuitivos para que os usuários naveguem e interajam sem nenhuma dificuldade. Para tanto, descubra exatamente o que eles estão tentando alcançar e identifique como seus canais devem funcionar para que isso aconteça.

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do marketing conversacional, e ainda aprendeu como usar essa estratégia poderosa em sua empresa, que tal colocá-lo em prática no atendimento ao cliente? Nós podemos ajudar você nessa tarefa. É só entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas!

Fale com o especialista e saiba como aplicar o marketing conversacional!

Deixe seu comentário