Marketing para WhatsApp: amor ou cilada?

Pensando em criar estratégias de marketing pelo WhatsApp? Primeiro, você precisa de muito planejamento. Conheça, neste post, o manual de etiqueta do app e as melhores maneiras de abordar o seu cliente.

marketing para WhatsApp

Você acha que o marketing para WhatsApp é uma ferramenta super nova, ou antiga?

Provavelmente você deve ter respondido: antiga, logo que o WhatsApp começou a ser utilizado. Acertamos? 

Bom, na verdade, essa sensação se deve ao volume de mensagens que recebemos todos os dias de empresas conhecidas, ou desconhecidas. No marketing para WhatsApp, assim como em qualquer canal de comunicação com o cliente, é preciso muito planejamento estratégico para obter os resultados esperados. Caso contrário, a estratégia de cativar e atender o cliente de maneira omnichannel pode prejudicar a imagem da sua empresa.

De um lado temos o maior app de trocas de mensagens do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Do outro, empresas que tentam utilizá-lo como um canal, mas nem sempre com a estrutura correta.

E você, já faz o marketing para WhatsApp, ou gostaria de começar a fazer para aumentar o poder da sua marca, melhorar a comunicação com o cliente e aproveitar todo o alcance dessa ferramenta? 

Então, vamos entender exatamente como fazer o marketing via WhatsApp, manual de etiqueta, como fugir das ciladas, melhores abordagens e estratégias. Ah! E no final, você ainda vai conhecer uma ferramenta para potencializar ainda mais os seus resultados.

    Quer usar o WhatsApp para impulsionar o atendimento do seu negócio, mas não sabe como? Confira o guia completo que preparamos para você!
    Atendimento por WhatsApp

    Como fazer Marketing para WhatsApp

    Você com certeza já ouviu por aí que se existe um público-alvo ele está online, certo? E não apenas isso, ele prefere, na maior parte do tempo, o contato digital, principalmente para conhecer novos produtos, pesquisar preços e filtrar informações básicas. 

    Devido ao custo-benefício do WhatsApp, a universalidade de usuários e a baixa estrutura de investimento, naturalmente, ele se tornou mais uma ferramenta de marketing e atendimento ao cliente

    Temos aqui, portanto, um caso de oportunidade que foi rapidamente detectado e implantado por muitas empresas, desde a pizzaria do bairro, até gigantes do varejo. Mas, por se tratar de uma ferramenta aparentemente muito simples, algumas dúvidas de uso começaram a surgir.

    E a principal é: como realizar a abordagem correta no marketing com WhatsApp? É exatamente isso que vamos responder! Veja só.

    Melhores abordagens de Marketing para WhatsApp

    1. Não aborde

    Calma! Não aborde sem a autorização do usuário. 

    O WhatsApp é o canal de comunicação dele com amigos, colegas e família, ou seja, um ambiente íntimo, privado. Se sem mais nem menos o usuário recebe uma mensagem de uma empresa desconhecida, anunciando algo, é natural que ele rapidamente bloqueie seu número. E, pior, desenvolva uma imagem extremamente negativa da sua empresa.

    O ideal, portanto, é esperar que ele entre em contato, ou autorize o envio de mensagens através do aplicativo. Desta forma, você evita ser invasivo, ou inconveniente. Além de ratificar a transferência do poder de escolha e decisão, que são exigências do nosso consumidor atual.

    2. Seja direto

    Depois dessa autorização, quais as melhores formas de prender a atenção do cliente e tornar o marketing digital pelo WhatsApp eficiente? Seja direto e ponto!

    Não é porque o marketing para WhatsApp é simples que você deve ocupar o tempo do cliente dando informações desnecessárias e criando storytellings para envolvê-lo. Neste canal, você precisa se preocupar em focar na mensagem de conversão. Afinal, estamos falando de um canal dinâmico. Isso demanda, portanto, frases claras, objetivas e diretas.

    Faça uma breve apresentação, do tipo: “olá, Sr. Fábio! Aqui é a Vanessa, da empresa RAIO. Obrigada pelo contato, como podemos te ajudar?”.

    Assim que o cliente fizer a solicitação, a resposta do atendente deve ser específica para sanar aquela dúvida já no primeiro contato. Inclua valores, prazos e especificações do produto e/ou serviço. E, então, espere a reação. Caso necessário, os poderes de persuasão e negociação podem ser utilizados, mas apenas depois dessa primeira troca.

    Dessa forma, mesmo que ele não esteja preparado para efetuar aquela compra, naquele momento, ele ainda terá todas as informações necessárias para ponderar e, quem sabe, restabelecer o contato.

    3. Imprima a sua personalidade

    Quando a sua empresa decide por diversificar canais, é indispensável criar uma sensação de fluidez não apenas no atendimento, mas no visual e na linguagem utilizados. Dessa forma, o cliente consegue identificá-lo mais facilmente.

    Por exemplo, apostamos que você consegue saber quando a notificação que apita no seu celular é do iFood. Normalmente pelos horários já determinados, como se você pudesse contar com elas. E, também, pela linguagem utilizada. Mesmo que você não pudesse ver o logo, conseguiria distinguir o método de abordagem, não?

    Isso é imprimir a personalidade da empresa, inclusive no marketing via WhatsApp.

    Não deixe de ler: vantagens e desvantagens do WhatsApp para empresas: ele é realmente a melhor opção?

    O que não fazer no marketing digital para WhatsApp

    1. Exagerar

    Da mesma forma que uma abordagem sem consentimento pode soar como invasão de privacidade, a insistência também. Além de ser extremamente irritante, não?

    A ideia é utilizar esse canal para lembrar o cliente sobre a sua marca, contar alguma novidade e desenvolver um formato de atendimento mais moderno. Não erre na dosagem, o exagero pode parecer desespero, ou despreparo.

    Encontre a dose certa, testando alguns contatos e verificando qual é o volume adequado para essas mensagens.

    2. Aplicar o marketing via WhatsApp, mas não ter o suporte adequado

    A ideia de quando enviamos uma mensagem é obter uma resposta, certo?

    Parece muito óbvio, mas algumas empresas esquecem disso. O foco em distribuir as mensagens e aproveitar todas as vantagens do app é tão grande que, quando o cliente responde, elas não sabem o que fazer.

    Ou pior, não possuem estrutura suficiente para atender todos os contatos. Ficar sem resposta é ruim, mas conseguir esse contato valioso e perdê-lo por falta de planejamento e estrutura é um verdadeiro pesadelo!

    Portanto, garanta que a sua empresa consiga administrar o marketing e o atendimento ao cliente utilizando essa ferramenta.

    Ah, isso é exatamente o que nos leva para o terceiro item do que não fazer no marketing via WhatsApp…

    4 CTA Como controlar e organizar o seu atendimento

    3. Subestimar a complexidade da ferramenta

    Neste momento você pode estar pensando uma das duas coisas a seguir: 

    Ah, mas fazer marketing via WhatsApp é muito simples!“, ou “preciso garantir que o desenvolvimento do marketing com WhatsApp seja feito da melhor forma possível. Mas, como?”.

    Se você pensou no primeiro item, provavelmente entendeu que, sim, o WhatsApp tem inúmeras facilidades e, sem dúvida, a dispersão de estratégias de marketing é uma delas. Mas, subestimar a complexidade do planejamento estratégico por trás dessa ferramenta pode trazer consequências perigosas para a imagem da sua empresa.

    Pensando nisso, lançamos o ©WhatsApp Business Movidesk, que vai te fornecer a estrutura ideal para trabalhar com essa ferramenta tão potente e universal. Veja só como ele funciona:

    Integração ©WhatsApp Business Movidesk

    Com essa novidade, você ganha: 

    • Um atendimento mais humanizado e rápido;
    • Facilidade na abertura e resolução de chamados; 
    • Mais autonomia para o cliente, permitindo que ele entre em contato pelo seu canal preferido; 
    • Templates para o envio de mensagens ativas. 

    Incrível, não é? E não para por aí! Veja algumas vantagens da integração: 

    • Agentes e clientes podem enviar mensagens, emojis e todo tipo de anexo;
    • Agentes podem solicitar o cadastro de templates e enviá-los 24h após a última interação com o cliente; 
    • Todas as conversas são centralizadas no atendimento via chat e aparecem com a origem WhatsApp;
    • Qualquer conversa pode virar ticket dentro do Movidesk, caso o problema não seja resolvido no chat;
    • Nossa integração é oficial, o que significa que garantimos a segurança de dados da sua empresa e que estamos de acordo com a LGPD e GDPR. 

    Sabemos que existem inúmeras ofertas no mercado de versões do WhatsApp integrado com um sistema de atendimento. No entanto, utilizá-las pode trazer uma série de problemas para a sua empresa. Veja só: 

    Quais as consequências de contratar uma integração pirata? 

    Os serviços do WhatsApp têm que ser acessados e utilizados somente para fins lícitos, autorizáveis e aceitáveis. Se você violar os termos ou políticas da marca, terá a sua conta desativada e não poderá criar outra sem a permissão do próprio WhatsApp. 

    Além disso, o uso de APIs não oficiais pode ser questionado pelo WhatsApp, passível de medida judicial para reparação dos danos causados à marca, pelos valores que ela deixou de faturar por conta do uso paralelo, por exemplo. Atualmente, o Judiciário brasileiro vem arbitrando a pirataria de sofware em 10 vezes o valor da licença. 

    Por isso, é preciso apostar em integrações oficiais, como o WhatsApp Business Movidesk, e evitar problemas graves. Clique no banner abaixo e saiba todos os detalhes dessa novidade: 

    Conheça o WhatsApp Business Movidesk