Marketing sazonal: saiba o que é e como aplicar essa estratégia

O marketing sazonal é a estratégia utilizada pelas empresas para que as vendas se destaquem em algum período do ano. Para aplicá-lo, é preciso contar com um bom planejamento, engajar a equipe, definir um tom de voz para as campanhas e escolher as melhores formas de divulgação.

marketing sazonal

Marketing sazonal é o nome dado às estratégias utilizadas pelas empresas para que as vendas de determinados produtos ou serviços se destaquem em algum período do ano. Entre as vantagens de aproveitar a sazonalidade de suas vendas, destaca-se especialmente o fato de que você tem a oportunidade de elaborar ações para que os resultados sejam positivos durante todo o ano.

No entanto, existe a necessidade de contar com um bom planejamento e definir um trabalho que vá além de apenas listar as datas que seriam importantes para o seu nicho de atuação.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba como aplicar essa estratégia em seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Baixe agora o e-book Xeque Mate: para vender mais, o atendimento pode ser sua grande jogada.

Conte com um bom planejamento

Elaborar um planejamento com alguma antecedência contribuirá para que ações sejam pensadas de acordo com o perfil da data selecionada, além de possibilitar um preparo maior por parte de sua equipe. Nesse sentido, é preciso escolher quais são as datas a que o marketing sazonal será aplicado e quais são aqueles momentos considerados mais estratégicos para o sucesso de suas vendas.

A partir disso, faça um panorama histórico sobre como o mercado concorrente se comportou nesses períodos, quais foram as divulgações planejadas e se houve manifestação do público em canais de comunicação (redes sociais ou sites oficiais, por exemplo).

Assim, você terá um estudo eficaz de como trabalhar as suas estratégias, contribuindo para a definição de metas precisas e para resultados mais efetivos. Um bom planejamento ainda possibilitará que toda a comunicação seja analisada de modo que essas ações cheguem até o seu público, além de prever problemas que possam surgir durante a estratégia.

Envolva toda a equipe

O engajamento da sua equipe é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia, além de ser um dos fatores que contribuem para a satisfação do cliente e uma melhor percepção da marca por parte do público. Ao aplicar o marketing sazonal em períodos estratégicos, isso não é diferente.

Para isso, o primeiro passo é mantê-la atualizada sobre toda a estratégia. Em reuniões pontuais, explique quais são aqueles períodos cujas vendas naturalmente aumentarão, além de solicitar a participação para que os colaboradores deem insights para as campanhas. Utilize fontes de comunicação interna para a divulgação desses dados, e ainda para apresentar a eles o planejamento previsto para que não sejam pegos de surpresa.

Assim que passarem as campanhas, atualize-os também sobre os resultados. Explique quais eram os objetivos iniciais, o que se destacou e o que pode ser aperfeiçoado para as próximas ações. Oferecer feedbacks individuais também contribuirá para que haja uma análise precisa do trabalho desempenhado por cada um, o que vai estimular para que em outras estratégias haja uma melhora na performance de todo o time.

Invista, também, em treinamentos para que a sua equipe possa lidar com a sobrecarga nesses períodos, além de oferecer um atendimento de qualidade mesmo com a alta demanda. Tal estratégia vai possibilitar ganhos em longo prazo, como a retenção de seus profissionais e melhorias no clima organizacional.

Aprenda a capacitar a sua equipe de suporte

Outro ponto que pode ser explorado é a divulgação entre a equipe de quais foram as atitudes que impactaram de alguma forma clientes e/ou colegas. Dessa forma, outros membros podem se sentir engajados a buscar por soluções que também sejam reconhecidas por toda a empresa como um diferencial.

Defina um tom de voz para as campanhas

Ao abordarmos o tom de voz das campanhas, demonstramos que é preciso oferecer uma uniformidade do que é divulgado aos seus clientes com os valores e as atitudes de sua empresa, de modo que expresse a “personalidade” da organização de forma coerente.

Para isso, é preciso definir inicialmente quais são os canais de atuação para as campanhas, além de contar com uma avaliação detalhada de quais serão os tipos de conteúdos produzidos. Com o objetivo de alinhar a sua comunicação com outros materiais já elaborados, existe a necessidade de fazer uma avaliação sobre o que já foi postado pela empresa, detalhando quais deles têm oportunidades de trazer melhores resultados e quais estratégias podem ser reutilizadas na campanha sazonal.

Outras estratégias que devem ser adotadas pela empresa:

  • Adequação à persona;
  • Deixar claro em seu tom de voz os valores da empresa;
  • Fazer um estudo preciso da concorrência e de como ela fez as suas campanhas nas últimas estratégias;
  • Avaliar o sentimento que deseja ser transmitido;
  • Entre outras.

Defina as melhores estratégias de divulgação

Planejamento feito, equipe engajada e tom de voz definido, chegou o momento de escolher quais são as melhores estratégias de divulgação para que seu público tome conhecimento do marketing sazonal. O conhecimento de sua persona é o ponto mais importante nessa etapa, pois é por meio desse entendimento que você terá informações claras de quais são os principais meios utilizados por ela e quais serão mais eficazes para campanhas pontuais.

A participação de seu time também será importante nesse cenário, uma vez que é preciso buscar soluções que permitam o alcance orgânico de suas publicações. Sendo assim, incentive os colaboradores a compartilharem as publicações, a comentarem nas postagens e também a convidarem amigos e familiares a fazerem o mesmo, pois trará oportunidades de novos públicos para as suas páginas.

Além disso, estude quais palavras-chave podem ser trabalhadas em seu blog, uma vez que seus potenciais clientes terão a oportunidade de chegar ao seu site pelos canais de busca ao pesquisarem por termos relativos às suas dores e aos seus objetivos. Mas atenção: esse é um ponto que deve ser organizado com antecedência, pois existe um período para que os canais possam ranquear o material, permitindo que ele seja encontrado pelo seu lead.

Nas redes sociais, aproveite as funcionalidades que elas têm a oferecer. O Instagram, por exemplo, conta com a ferramenta stories, que traz como diferencial uma maior humanização da marca (desde que a estratégia seja pensada com foco no seu público), o que fortalece o nome da sua empresa nos canais.

Neste conteúdo, você pôde ver o que é o marketing sazonal, quais são os diferenciais de investir nessa estratégia, além de entender quais ações podem ser adotadas para usufruir dos ganhos que ela proporciona. Conforme abordado, o planejamento é um dos pontos mais importantes para que possa alcançar o objetivo pretendido, além de possibilitar um preparo maior por parte de sua equipe.

Gostou deste material e deseja ter acesso a outras novidades como essa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de nossas dicas!

Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!