Qual é o melhor horário para ligar para o cliente? Finalmente, a resposta!

Em negócios B2B, o melhor horário para entrar em contato com um cliente é entre 16h e 18h. Já no cenário B2C, as ligações são proibidas aos domingos, antes das 10h e após as 21h. Quer saber mais sobre o assunto? Dá uma olhada neste post!

melhor horário para ligar para cliente

Uma das principais preocupações de profissionais de vendas e atendimento, que precisam entrar em contato com o cliente por telefone, é: qual o melhor horário para ligar para cliente?

Não importa se você tem anos de experiência na área, vira e mexe surge uma dúvida como “será que ele vai estar no trabalho?” ou “será que não é tarde e ele está cansado?”

O fato é que as rotinas estão cada vez mais agitadas e encontrar o melhor horário para ligar para cliente é fundamental para começar com o pé direito e ter mais chances de ser ouvido com atenção e consideração. 

Mas, então, qual é o melhor horário para telemarketing ou televendas? 

Melhor horário para ligar para cliente: o que diz a Lei? (Negócios B2C)

Como começamos a falar acima, a rotina das pessoas anda cada vez mais cheia de compromissos, e isso pode dificultar a delimitação de um horário para ligações para telemarketing. 

Entretanto, existem alguns fatores que podem nos guiar e ampliar a chance de acertarmos em cheio a hora de ligar para um potencial cliente. 

O primeiro delimitador de horário de ligações de telemarketing é a Lei, mais precisamente o PLS 48/2018 e a Lei nº. 8.078, de 1990 do Código de Defesa do Consumidor.

Juntas, elas proíbem ligações antes das 10h da manhã e depois das 21h, de segunda a sexta-feira. Já no final de semana, são proibidas as ligações aos domingos.

Aos sábados o horário também é reduzido, restringindo-se ao período de 10h às 13h. 

Seguir a Lei é absolutamente importante para que a sua empresa não tenha prejuízos, como multas e processos judiciais. Além disso, é fundamental para a credibilidade e para a imagem da organização.

O que dizem as pesquisas sobre o melhor horário para ligar para cliente B2B?

Depois de seguir o que nos diz a Lei brasileira sobre os horários de ligações de telemarketing, é hora de ouvir os grandes especialistas mundiais. 

Uma pesquisa do MIT reuniu e analisou milhares de dados sobre ligações B2B e descobriu que o melhor horário para ligar para cliente é das 16h às 18h.

O estudo ainda apontou que ligações realizadas nesse período do dia têm um desempenho 114% melhor do que ligações realizadas entre 11h e às 12h, considerado o pior horário para telemarketing. 

Em um cenário B2B, com ligações para a empresa, você também pode aproveitar o início da manhã. O horário de 8h às 10h também parece bastante eficiente para contatos telefônicos.

5 dicas gerais para tornar seu contato mais eficiente (independentemente do horário)

1. Ouça e respeite o cliente

Parece óbvio, mas infelizmente é muito comum que os vendedores “forcem” o cliente a falar em um momento que não é o ideal para ele.

Frases como “é rapidinho” ou “só mais 2 minutos”, ditas logo após o cliente explicitar que não é um bom momento, não vão te ajudar em nada a atingir o objetivo principal da ligação: vender!

Baixe agora o e-book 30 frases de atendimento para encantar o cliente.

Ao fazer uma ligação, pergunte ao cliente se é um bom momento para conversarem. Caso não seja uma boa hora, peça se há um outro momento mais tranquilo em sua rotina para essa conversa. Retorne no horário estipulado.

Se o prospect realmente tiver poucas opções de horário – ou nenhuma – pergunte se você pode entrar em contato por outros canais. Prefira uma abordagem de venda pelo WhatsApp, por exemplo (falaremos mais sobre essa opção a seguir, continue lendo). 

2. Crie um script objetivo

Como falamos, as pessoas vivem correndo, ninguém tem tempo para nada e, por isso, você deve fazer uma abordagem rápida, clara e objetiva, evitando desperdiçar o tempo do cliente.

Criar um script de atendimento e vendas exige bastante atenção e uma dedicação exclusiva. Por isso, criamos um conteúdo especial para te ajudar a montar um roteiro de ligação. Confira as dicas no artigo “saiba como montar um script de atendimento de sucesso em 5 passos”

3. Inclua o WhatsApp em sua estratégia

O WhatsApp atingiu a marca de 2 bilhões de usuários e se estabeleceu como o canal de comunicação mais usado no mundo!

A sua empresa e sua equipe de vendas pode – e deve – aproveitar esse canal para oferecer um melhor atendimento e ampliar as possibilidade de horários para a comunicação.

Isso permite que você não precise tentar adivinhar qual é o melhor horário para ligar para cliente. Sua empresa envia a mensagem e ele lê e responde no horário que for mais adequado.

Você acha que é muito invasivo? Saiba que as pesquisas já confirmam que 75% dos clientes preferem se relacionar com empresas por meio de aplicativos de mensagem do que por outros canais.

Criar uma abordagem de venda pelo WhatsApp pode se tornar mais simples – e barata – se você conta com ferramentas de apoio que permitem a criação de um chat e a automação de mensagens, sem perder em personalização e em qualidade de relacionamento.

Para o relacionamento com o cliente, sua empresa deve usar o WhatsApp Business. Leia mais sobre ele no artigo “WhatsApp Web para empresas: como usar, dicas e reclamações”.

4. Realize pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são parte fundamental de um processo de vendas ou atendimento. 

Por meio delas, sua empresa é capaz de entender quais processos precisam ser melhorados e onde estão seus pontos fortes e fracos. 

Também é possível incluir perguntas que permitam que você analise se a escolha do melhor horário para ligar para cliente foi a correta. 

Acompanhe também métricas como o Net Promoter Score (NPS) e avance na melhoria do seu atendimento e prospecção. E para seguir todas as dicas que citamos acima, acesse o formulário abaixo e obtenha um modelo de pesquisa de satisfação para editar como quiser e usar na sua empresa!

[Template] Modelo de Pesquisa de Satisfação

Modelo de Pesquisa de Satisfação

5. Automatize processos com um sistema de atendimento

Contar com o apoio de tecnologias que auxiliam o dia a dia da sua equipe de vendas, aumentam a taxa de sucesso e ainda ampliam a satisfação do cliente parece um sonho, mas já é uma realidade. 

O Movidesk é um software que conta com serviços de Help Desk e Service Desk, constituindo um sistema de atendimento ao cliente com estratégia multicanal, incluindo canais como:

  • Chat;
  • E-mail;
  • WhatsApp;
  • Telefone;
  • Além de formulários de contato e consultas em bases de conhecimento!

Além de oferecer mais opções de contato com o cliente, o sistema também torna o trabalho da equipe mais eficiente e, consequentemente, amplia a capacidade da empresa em fazer mais e melhores negócios. Isso acontece porque o Movidesk:

  • Automatiza processos de vendas e atendimento;
  • Elimina trabalhos repetitivos;
  • Facilita a comunicação interna e externa. 

Toque no banner abaixo e experimente, por 7 dias grátis, o Movidesk – a plataforma de Help Desk e Service Desk simples e moderna que faltava na sua empresa.

Teste Grátis Movidesk - Melhor horário para ligar para cliente

Deixe seu comentário