Metodologia squad: 3 benefícios de trabalhar com pequenos grupos

A metodologia squad é uma pequena equipe multifuncional e auto-organizada, geralmente com de 5 a 8 membros e que tem autonomia para decidir o que construir, como fazer ou que estratégia adotar. Aprenda a usar Esquadrões, Tribos e Guildas na sua empresa.

metodologia squad

Lembra que no passado o método de desenvolvimento em cascata era a norma? As organizações contavam com equipes individuais completamente separadas, com pouca comunicação entre os departamentos. Hoje não dá para sobreviver assim, por isso chegou a hora de falarmos sobre metodologia squad.

Afinal, se você deseja melhorar o fluxo de trabalho para competir no mercado atual em meio à constante inovação digital, é fundamental analisar os recursos existentes na sua empresa, concorda?

Neste post, entenda o conceito de metodologia squad, como funciona e quais os principais benefícios de usar a estratégia de pequenos grupos.

Baixe agora o e-book Guardiões do Atendimento ao cliente.

O que é metodologia squad?

É a prática de trabalhar com uma pequena equipe multifuncional e auto-organizada, geralmente com menos de oito membros. Os participantes têm responsabilidades de ponta a ponta e atuam juntos em missão de longo prazo.

O principal fator é a autonomia.

Cada grupo tem poder para decidir o que construir, como fazer ou que estratégia adotar. Ao mesmo tempo, permanece alinhado com objetivos e metas de curto prazo.

A autonomia fornece senso de propriedade coletiva aos colaboradores. Eles fazem parte de um conjunto maior e ativo de membros da equipe, dando uma contribuição positiva para a empresa.

Como funciona a metodologia squad?

Na metodologia squad, você divide o desenvolvimento em recursos menores, adota o DevOps (unificação de desenvolvimento e operação de software), promove a comunicação aberta e, por fim, reconfigura suas equipes para incluir pessoas de departamentos diferentes que respondem aos problemas à medida que surgem — e não meses depois. 

O mecanismo funciona a partir destes três grupos.

Esquadrões

As equipes que compõem uma empresa em gestão squad são conhecidas como esquadrões. Sendo assim, cada esquadrão tem o próprio objetivo definido, para o qual agem de forma autônoma.

Priorizam o trabalho a ser feito, no entanto não dizem aos colaboradores como fazer.

Os membros do esquadrão têm acesso a um treinador para mantê-los bem-informados.

[Infográfico] Como escolher o profissional de atendimento ideal

Como escolher o profissional de atendimento ideal

Tribos

Tribo é o nome dado a uma coleção de esquadrões trabalhando juntos.

É entendida como unidades menores de esquadrões de startup da empresa. As tribos geralmente não excedem um número maior que 100 colaboradores.

Guildas

Cada guilda tem sua própria área de interesse, como: tecnologia da web, linguagens de programação, automação de testes, testes de desempenho etc. Todos os interessados ​​devem poder ingressar nela para obter informações ou compartilhar experiências.

As organizações que começaram com squad ou rapidamente mudaram para esse sistema foram capazes de prosperar no mercado digital de hoje. O Spotify, um dos maiores serviços de streaming de música, podcast e vídeo, é referência em squad porque é exemplo de como agilidade leva à inovação.

A marca reconfigurou as equipes em esquadrões e tribos.

Cada esquadrão trabalha em um ambiente colaborativo e transparente e usa os pontos fortes para levar o melhor produto ao mercado na menor quantidade de tempo.

Lá, os esquadrões que compõem uma tribo se sentam na mesma área e compartilham o que estão trabalhando que outros esquadrões dentro dessa mesma tribo possam achar valiosos.

Embora variem no tamanho e na escala da empresa, geralmente há menos de 100 pessoas por tribo. É possível nomear o líder da tribo, pessoa responsável pela supervisão do fornecimento do ambiente certo para que todos os esquadrões sejam bem-sucedidos.

Quais os principais benefícios da metodologia squad?

Se você está pensando em fazer a transição para o squad mas ainda não sabe se vai ser bom para o seu negócio, confira as vantagens para acabar com todas as suas dúvidas.

1. Melhora a experiência dos colaboradores

Ser squad não é apenas fazer mudanças no departamento de TI ou realizar reuniões periódicas, mas proporcionar outros conhecimentos aos colaboradores.

Como você combina pessoas com diferentes conhecimentos, a experiência profissional de todos os envolvidos é enriquecida. Assim, eles são capazes de ver o desenvolvimento de novas perspectivas por causa da recente exposição a departamentos com os quais talvez nunca teriam se envolvido.

2. Economiza tempo e dinheiro

Na estrutura de desenvolvimento squad, bugs e problemas são tratados à medida que surgem.

Em outros tempos, era preciso esperar uns seis meses antes de fazer correções. Antes, tempo e dinheiro eram desperdiçados.

Agora, os colaboradores mantêm comunicação aberta e transparente diariamente dentro de esquadrões, cada um trazendo a perspectiva única aos problemas em tempo real à medida que surgem. A produtividade aumenta, o tempo de colocação no mercado se torna mais rápido e a economia é visível.

3. Promove escalabilidade e crescimento

Ao mesmo tempo em que a organização se expande, é importante minimizar as dores causadas pelo crescimento. Por exemplo, em uma pequena empresa iniciante, os colaboradores tendem a começar com funções vagas: trabalham para fazer o que for necessário para sobreviver.

Entretanto, as pessoas se sobrepõem às tarefas, surgem conflitos e a confusão pode ser abundante quando os papéis não são definidos.

Na liderança squad, as equipes têm responsabilidade de ponta a ponta pelo que constroem. São totalmente autônomas, comprometidas e atuam colaborativamente. Além de tudo, usam os pontos fortes para produzir o melhor que puderem na menor quantidade de tempo.

Como você deve ter observado, é preciso motivação para avançar por um intenso ciclo de desenvolvimento e dar conta das demandas corretamente.

As equipes squads são apaixonadas pelo trabalho, focadas no objetivo do grupo e apoiam umas às outras. Quando há confiança e respeito entre colegas, estabelecem um ritmo de trabalho acelerado e previsível.

Criar um ambiente em que isso possa acontecer não é fácil, mas ainda assim é perfeitamente possível. As equipes mais eficazes atuam em um escritório aberto, lugar no qual a pessoa com a resposta está a poucos passos de distância. Isso ajuda os membros a trabalharem juntos, promove o brainstorming de improviso e concentra a atividade do grupo.

Sabendo disso, reflita sobre como o seu time pode se tornar mais eficaz. Lembre-se de que uma das práticas da metodologia squad é examinar rotineiramente o desempenho e se dedicar à melhoria contínua. Como indivíduos e como um grupo, é ideal que as pessoas estejam abertas à orientação e treinamento.

Se você gostou de aprender mais sobre esse assunto, aproveite para ler também: 7 dicas ideais para ajudar a equipe a ter mais autonomia no trabalho.

Fale agora com um especialista em satisfação do cliente! Clique aqui.

Deixe seu comentário