Blog do Movidesk

O que é a microaprendizagem e como ela pode ser aplicada na empresa?

A tecnologia causou um impacto na nossa capacidade de ensinar e aprender novos conceitos. Uma das inovações mais impressionantes em treinamento de colaboradores hoje é o microlearning, conhecido também como microaprendizagem. 

Isso se explica pelo aumento da popularidade de ferramentas online que facilitam o acesso ao conhecimento. Embora esse método esteja se tornando quase um padrão, muitos gestores ainda não estão familiarizados com ele.

Para você se atualizar sobre o assunto, continue a leitura e conheça o conceito de microaprendizagem, confira dicas de como aplicar no treinamento dos colaboradores e as principais vantagens. Bom proveito!

Reunimos as melhores práticas sobre capacitação de equipes de suporte em um único e-book. Baixe agora!

Entenda o que é microaprendizagem

Essa é uma abordagem de aprendizagem baseada em habilidades, que fornece informações em intervalos menores que o normal. É a maneira ideal de encontrar respostas rápidas para problemas específicos. 

Como o nome indica, trata-se de um processo rápido. Um módulo típico pode ser concluído em cerca de cinco minutos. No entanto, não existem regras rígidas sobre a duração. É tudo uma questão de necessidade e contexto. 

Os tipos de conteúdo incluem: tutoriais em vídeo, podcasts, apresentações, interações, jogos, cenários, avaliações, materiais de apoio baseados em texto e pequenas lições online.

O material é acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, o que torna o método a maneira perfeita de aprender em um smartphone ou tablet.

Saiba como aplicar a microaprendizagem nos treinamentos da empresa

Selecionamos as principais dicas para você oferecer um excelente treinamento com o uso de microlearning. Veja só!

Desenvolva os objetivos do treinamento

Invista tempo para primeiro identificar e planejar os resultados que a sua empresa deseja alcançar com os programas de treinamento. Também é importante incluir colaboradores no processo de brainstorming, pois vai dar uma ideia dos conjuntos de habilidades a serem aprimorados. 

Quando feita da maneira certa, a microaprendizagem ajuda a equipe a crescer na carreira e a criar uma experiência de aprendizado envolvente por meio de mídia avançada e personalização.

Crie aulas com conceitos práticos

As organizações geralmente cometem o erro de agrupar os mesmos programas de treinamento para todos os colaboradores. No entanto, o microlearning é baseado no conceito de aprendizagem personalizada. Ou seja, é interessante conhecer o estilo de aprendizagem individual dos participantes para planejar bem os conteúdos.

Assim, é possível saber como eles aprendem melhor e quais ferramentas são úteis no processo. Você pode, inclusive, adotar uma abordagem pessoal que melhor atenda aos objetivos de treinamento e fazer o grupo compreender e empregar o aprendizado em situações do mundo real.

Disponibilize as aulas a qualquer hora, em qualquer lugar

Quando o treinamento está disponível em dispositivos móveis, os alunos não veem mais os programas de treinamento como uma distração das tarefas diárias. Na verdade, longe de um horário restrito, se encarregam de sua própria aprendizagem para o desenvolvimento profissional.

Dessa forma, eles são capazes de preencher as próprias lacunas de conhecimento em qualquer lugar e também no momento em que mais precisam do acesso para cumprir os compromissos com eficácia.

Elabore vídeos curtos

Por muito tempo, os vídeos de treinamento corporativo tiveram uma má reputação. Eram entediantes, enfadonhos e mal produzidos. O pior de tudo: desanimavam os alunos por sobrecarregá-los com informações. A popularização do microlearning mudou a forma como abordamos o aprendizado baseado em vídeo.

Vídeos curtos, com não mais do que seis ou sete minutos, focam em aspectos muito específicos do assunto. Quer o seu treinamento envolva integração, conformidade regulamentar ou novos procedimentos, os vídeos envolvem os participantes. 

Vídeos - Script de atendimento

Use recursos de gamificação

Acredite ou não, existe um lugar para se divertir com o microlearning. Se você utilizar uma tecnologia que transforma o aprendizado em jogo, os colaboradores mergulharão de cabeça. O módulo de aprendizado personalizado permite acumular pontos, fazer o jogador subir de nível e muito mais.

Como todos os videogames, há um foco estreito quando se trata de jogos. Isso envolverá a sua equipe como nenhuma outra técnica e oferecerá novas oportunidades de engajamento.

Crie infográficos explicativos

O infográfico tem a capacidade de pegar uma informação complexa e torná-la simples, pois o formato deixa tudo muito fácil de entender. Textos, gráficos e imagens se unem para criar uma experiência única. 

Os infográficos nunca devem ser muito amplos. Em vez disso, você pode se concentrar em assuntos menores e mais viáveis ​​e, a longo prazo, lidar com as grandes ideias no processo.

Conheça as vantagens da microaprendizagem

Aqui estão algumas razões pelas quais você deve tornar a microaprendizagem parte do seu programa de treinamento e desenvolvimento de colaboradores!

Melhora a retenção de conhecimento

Quando um programa de aprendizagem é longo, normalmente os participantes esquecem as informações rapidamente. Eles podem achar o curso chato e se esforçar para conseguir tudo o que precisam. No entanto, esse não é o caso do microlearning.

Isso porque o método se concentra em uma única habilidade e apresenta o material de aprendizagem em formato fácil de digerir. Quando o conteúdo não é tão denso, os colaboradores retêm melhor e podem ativar a memória sempre que a situação exigir. Isso permite incorporar o conhecimento adquirido nas tarefas diárias facilmente.

Torna o aprendizado envolvente

O envolvimento é a chave para o sucesso de um programa de aprendizagem e desenvolvimento. Quando as pessoas não estão engajadas, a eficiência e a produtividade diminuem. Além disso, elas não ficam motivadas a aderir a programas no futuro.

A microaprendizagem, por sua vez, aumenta o engajamento. Os alunos consideram o método interessante. Como o conteúdo é direcionado e oportuno, há menos chance de os seus colaboradores se distraírem ou ficarem entediados. Ter conteúdo relevante, mas pequeno, irá motivá-los a concluir mais cursos.

Aborda as lacunas de habilidades

Quando os trabalhadores descobrem que não têm as habilidades necessárias para fazer uma atividade, a motivação cai. Com o microlearning, fica mais fácil fechar essas lacunas na empresa. A própria natureza do recurso permite uma melhor concentração para que todos se tornem proficientes em uma função específica.

Por exemplo, se eles não conseguem concluir projetos dentro dos prazos, criar um pequeno vídeo que reitera os benefícios do gerenciamento de tempo com dicas práticas pode realmente ajudar.

Aumenta a satisfação do colaborador

O treinamento e a satisfação da equipe estão intimamente relacionados. Treinamento e desenvolvimento são algumas das maneiras de fazer com que os colaboradores saibam que o seu trabalho é valorizado na organização. 

As técnicas de microaprendizagem tornam o aprendizado mais fácil e agradável possível. Para ser eficaz, o conteúdo deve ser curto, informativo, interativo e útil. À medida que adquirem novas habilidades para desempenhar melhor as responsabilidades de trabalho, os colaboradores se sentem mais felizes com a conquista dos desafios.

Reduz o tempo de desenvolvimento de conteúdo

Uma das maiores vantagens do microlearning é que ele torna o processo de aprendizagem fácil tanto para os alunos quanto para os desenvolvedores do curso. A criação de conteúdo tradicional geralmente leva muito tempo. O microlearning divide o desenvolvimento em projetos menores, visando tópicos muito específicos.

Isso torna a criação de conteúdo muito mais simples. Os custos de desenvolvimento também são baixos quando comparados a outros métodos, pois você não precisa pagar pelo espaço para palestras e instrutores.

Torna o aprendizado mais flexível

O microlearning é popular no mundo corporativo porque permite que os alunos assumam o controle dos cursos. Eles podem escolher o estudo mais relevante para a necessidade deles, ao contrário do modelo único para todos.

É isso que motiva os funcionários da geração Y e da geração Z a participarem ativamente dos cursos online. Além de tudo, combinado com o aprendizado mobile, torna-se um grande sucesso para diferentes públicos. Essa combinação fornece uma experiência de aprendizagem flexível e permite que aprendam no próprio ritmo. 

Como você viu, a microaprendizagem é uma técnica muito poderosa, que capacita o colaborador e o ajuda a desenvolver habilidades sem precisar se comprometer com cursos longos e potencialmente tediosos. Isso torna os programas de aprendizado mais envolventes e interessantes. Sem dúvidas, adotar essa estratégia vai trazer ótimos benefícios para a sua empresa. 

Gostou de saber mais sobre esse tema? Compartilhe este artigo nas redes sociais para que outras pessoas possam se informar também!

Sair da versão mobile