Entenda por que investir no monitoramento de mídias sociais + 3 ferramentas essenciais

Assim como o termo já explica, o monitoramento das mídias sociais é o olhar para o que está sendo dito sobre a marca e seus produtos com um objetivo em mente. A importância do monitoramento está no controle sobre a imagem da marca e sobre a satisfação dos clientes. Entenda melhor!

monitoramento de mídias sociais

Facebook, Instagram, YouTube, Tik Tok, Twitter, LinkedIn, Snapchat, Vimeo, Reddit, Medium… a lista é grande e cada dia fica ainda maior. Mas e a sua empresa, está se adaptando ao monitoramento de mídias sociais?

Caso a resposta seja não, saiba que ela pode estar perdendo tempo e, pior ainda, dinheiro. Afinal de contas, são por esses canais que é possível se relacionar com o mercado e, claro, saber o que clientes e parceiros estão dizendo sobre a sua marca.

Quer saber como essa prática pode lhe ajudar a entender os gostos, necessidades e preferência dos seus consumidores? Continue a leitura.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é e por que fazer um monitoramento de mídias sociais?

    A verdade é que não há muito mistério. Assim como o termo já explica, o monitoramento das mídias sociais é o olhar para o que está sendo dito sobre a marca e seus produtos com um objetivo em mente.

    Vamos imaginar um cenário: estamos nos anos 80 e uma marca de doces lança um novo bombom. O que ela faz após o produto chegar ao mercado? Pesquisas de satisfação, análise das vendas e, claro, atenção redobrada no boca-a-boca para saber a opinião dos consumidores. E caso tenha sido negativa, o impacto não era grande devido a limitação desse alcance.

    Agora imagine esse mesmo cenário em 2021. O que mudou? Antes mesmo do produto chegar aos mercados, já é possível saber a opinião do público-alvo, pois ela provavelmente já está presente em grande parte das mídias sociais.

    E isso não serve apenas para marcas e produtos específicos. Na política, por exemplo, as redes sociais são uma ótima maneira de entender seu eleitorado e as causas importantes para eles. No futebol, o conceito é similar: contratações que estão prestes a acontecer podem desandar após a opinião dos torcedores, como aconteceu com o goleiro Bruno.

    Ah, e o monitoramento de mídias sociais é mais que apenas olhar para o próprio umbigo. Também é comum marcas monitorarem os concorrentes para melhor compreender o comportamento do mercado e analisar diferentes estratégias de conteúdo.

    E uma das melhores estratégias que qualquer marca pode ter é investir em um atendimento em redes sociais, afinal de contas, elas são o canal favorito dos clientes para entrar em contato com as empresas de um jeito rápido e eficiente, né?

    Por isso, preparamos um vídeo com dicas para aprimorar seu atendimento ao cliente nas redes sociais. Só dar play no vídeo abaixo e aprender:

    Mas o que deve ser monitorado nas mídias sociais?

    O monitoramento de mídias sociais não é um trabalho fácil ou simples, mas que pode ser facilitado por meio de ferramentas e um “mapa”, ou seja, um guia de onde deve se olhar para encontrar as respostas que valem ouro.

    Porém, atenção: esse mapa não é o mesmo para todas as mídias sociais. O conjunto de métricas, ou de KPIs que você analisará em cada espaço varia de acordo com seus objetivos e da plataforma a ser analisada.

    Vamos supor que você quer monitorar os resultados no Instagram e no Youtube. Enquanto no Instagram você olhará para engajamento, alcance e curtidas, no Youtube o olhar é para as visualizações, número de inscritos e comentários.

    Mas para ajudar, selecionamos as principais métricas de monitoramento de mídias sociais, que são:

    • Alcance: número de pessoas que visualizaram a publicação de maneira orgânica ou impulsionada com anúncios pagos; Veja quais são os melhores horários para postar no Instagram.
    • Engajamento: é nesse ponto que você avaliará se e como a sua audiência está se relacionando ao seu conteúdo, seja por curtidas, compartilhamentos ou comentários;
    • Taxa de conversão: nessa taxa serão avaliadas as ações que os usuários realizaram a partir do conteúdo, como se cadastrar em um site ou comprar um produto;
    • Tráfego: nas redes sociais é normal adicionar links para blogs ou produtos vendidos. Nesse ponto será avaliado então o número de acessos no link através das redes;
    • Retorno sobre investimento (ROI): as suas ações estão valendo o investimento financeiro? É pelo ROI que você terá essa resposta, a partir da fórmula: ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

    Além disso, outros válidos pontos a serem acompanhados são:

    • Nome da marca, inclusive com comuns erros ortográficos;
    • Nome de produtos e/ou serviços da empresa, inclusive com erros ortográficos;
    • Hashtags relacionadas ou lançadas pela própria empresa;
    • Palavras-chaves relacionadas aos produtos e à marca.

      Descubra como encantar os clientes através das redes sociais com este guia de boas práticas. Baixe agora!
      Guia de boas práticas nas mídias sociais

      Quais são as melhores ferramentas de monitoramento de mídias sociais?

      Hootsuite

      Conhecida plataforma de monitoramento de mídias sociais, o Hootsuite permite acompanhar as atividades da empresa em diferentes plataformas. Disponível em português, é possível gerenciar contas de várias redes, agendar postagens e delegar tarefas para outras pessoas.

      Keyhole

      Feita para monitorar diferentes redes sociais, o Keyhole possibilita pesquisas por palavras-chave, hashtags, URLs e nomes de usuários, além de acessar informações em tempo real ou antigas. Se você quer acompanhar impressões, alcance, usuários mais influentes e mais, essa é a ferramenta para você.

      mLabs

      O mLabs oferece uma gama de funções relacionadas às redes sociais, desde o agendamento de posts e respostas de mensagens até análise de métricas e geração de relatórios. A ferramenta, que é brasileira, possui um painel bem visual e também possibilita convidar outras pessoas a gerarem relatórios e ajustar publicações, o que pode ajudar em empresas que possui várias pessoas atuando na área de marketing.

      E se a sua empresa está pensando em investir em ferramentas de monitoramento de mídias sociais, é preciso pensar na integração dela com softwares que ajudarão a melhorar o atendimento ao cliente. Afinal, os clientes são a principal motivação de qualquer empresa.

      E sabe qual é o sistema ideal para a sua empresa? O Movidesk, claro! Veja só:

      Clientes mais engajados com o sistema de atendimento ao cliente da Movidesk

      Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

      O sistema de atendimento ao cliente da Movidesk pode ajudar você com:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      Você deve ter notado que o conjunto de funcionalidades visa otimizar toda a estrutura de atendimento ao cliente da sua empresa, com foco total no sucesso dele. Melhorando, assim, a experiência de compra e, claro, aumentando as chances de engajamento positivo nas mídias sociais e publicidade orgânica.

      Tem receio de trocar de sistema, ou investir em uma nova ferramenta? Então, você tem algo em comum com a gigante empresa alemã, Hamburg Süd. Veja abaixo um pouco mais sobre essa história.

      Como a Hamburg Süd resolve 80% dos atendimentos no primeiro contato com o cliente usando o nosso sistema

      A transportadora marítima de mercadorias Hamburg Süd percebeu a necessidade de um melhor controle do fluxo de atendimento ao cliente durante seu processo de digitalização e automação de processos. De acordo com o gerente regional de processos, Leandro Menezes, era preciso investir em uma ferramenta que garantisse um atendimento diferenciado e de excelência para cada um de seus clientes (o personal touch).

      Depois de muito analisar, a empresa chegou à conclusão de que o sistema Movidesk oferecia o melhor custo-benefício. E, cá entre nós, estava certa!

      O resultado foi uma melhora nos indicadores, principalmente na resolução no primeiro contato. Hoje a empresa consegue que, em média, 80% dos atendimentos sejam resolvidos já no primeiro contato com o cliente, e isso acontece dentro do SLA, ou seja, este primeiro contato é realizado em menos de 8 horas a partir da abertura do chamado. 

      Isso gerou impactos extremamente positivos na experiência do cliente e na produtividade da equipe da Hamburg Süd. E você, gostaria de ter acesso a mais informações e saber tudo o que podemos fazer para revolucionar a sua estrutura de atendimento ao cliente? Então, é só clicar no banner abaixo e agendar uma demonstração grátis!

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!