Movidesk e retenção de clientes: qual é a relação existente?

O Movidesk oferece uma série de recursos que podem ser implementados em seus processos para promover a retenção de clientes. Entre os principais, estão o chat online, integração com e-mail, múltiplos canais de contato, controle de prazos, pesquisa de satisfação e base de conhecimento.

Movidesk e retenção de clientes

Administrar todos os atendimentos que a sua empresa faz é uma tarefa bem difícil. Além de tomar nota dos horários e do tipo de pedido, também é importante atualizar o cadastro de cada cliente e criar métricas com base nessas informações. Para facilitar essa tarefa, o melhor a fazer é investir em uma plataforma de Help Desk que ajude na retenção de clientes.

Se você está procurando aumentar sua base de clientes, vale a pena conhecer a ferramenta de atendimento Movidesk. Com ela, vários negócios já conseguiram otimizar o desempenho e aumentar os números de retenção e fidelização ao longo do tempo.

Quer entender melhor qual é a relação entre o Movidesk e a retenção de clientes? Então, continue a leitura deste artigo e descubra tudo o que precisa saber sobre o tema!

    [eBook] Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

    Dos benefícios aos recursos: tudo o que você queria saber sobre sistemas de atendimento

    Por que é importante investir na retenção de clientes?

    Antes de falar do sistema Movidesk, é importante entender melhor por que uma alta taxa de retenção de clientes é tão importante para o desempenho de uma empresa. Elencamos alguns dos principais motivos a seguir!

    Aumentar a rentabilidade a longo prazo

    O faturamento mensal de um negócio é diretamente proporcional à quantidade de clientes retidos, considerando, em especial, aqueles que detêm maior valor. Isso significa que, quanto mais compradores você tiver em sua lista ao longo do tempo, maior tende a ser a sua rentabilidade esperada.

    Construir uma base de clientes mais sólida

    Se uma empresa atua há bastante tempo no mercado, então certos consumidores se tornam figuras recorrentes. Esses são os contatos que fazem parte da sua base, e se constituem como um bom ponto de partida para o início de uma campanha para um novo produto, captação de feedback, entre outras coisas.

    Cada novo cliente retido, além de uma fonte de rentabilidade, também contribui com esses outros aspectos, trabalhando pela qualidade do seu negócio. Dessa forma, quanto mais ampla e sólida for essa base, mais segurança você terá para promover o crescimento da sua empresa.

    Ampliar sua rede de captação

    Uma das formas mais usuais para encontrar um serviço ou produto, é seguir a recomendação de outra pessoa. E é justamente esse princípio que se aplica aos seus clientes e às suas estratégias de captação e retenção. Quanto maior o público fiel que sua empresa já detém, mais fácil será alcançar pessoas novas e, consequentemente, ter a oportunidade de convertê-las em clientes.

    Quais são os principais desafios na retenção de clientes?

    Ao investir na ferramenta Movidesk para reter clientes, você adquire recursos para superar certas dificuldades, que são muito comuns no processo de captação e conversão. Veja agora quais são os maiores desafios que a ferramenta ajuda a superar!

    Transmitir o valor do seu produto ou serviço

    Para que um lead seja convertido em cliente, você precisa que ele, primeiro, conheça seu produto e os benefícios que ele proporciona. Em alguns casos, esse valor é autoexplicativo, mas, em muitos outros, é necessário dedicar algum tempo para transmitir essa informação.

    Essa não é necessariamente uma questão de seu produto ser difícil ou fácil de apresentar. O mais comum é que a empresa tenha dificuldades para reter a atenção do público por tempo suficiente para apresentar sua solução corretamente. E, uma vez chamada a atenção, o atendimento precisa estar alinhado com o que foi divulgado para assegurar a conversão.

    Promover a melhor experiência do cliente

    Uma experiência de compra envolve muito mais do que o atendimento de uma demanda. Ela envolve a qualidade do atendimento, a velocidade com que a solução é entregue, a postura da empresa, entre várias outras coisas. Em muitos casos, essa experiência pesa mais do que a solução do problema em si, sendo algo indispensável para manter o seu melhor desempenho.

    Manter o público fidelizado

    Por fim, mas não menos importante, depois de reter, ainda falta o trabalho de fidelizar. Apesar de parecerem ser a mesma coisa, na prática, retenção e fidelização são coisas diferentes.

    Retenção diz respeito a colocar um cliente em sua lista, alguém que assina um serviço e continua por mais tempo, sendo o primeiro passo para a fidelização. Por outro lado, uma gestão do sucesso do cliente promoverá sua fidelização, e esse novo parceiro verá seu negócio como confiável, sendo bem mais difícil que ele troque você pela concorrência.

      Baixe o e-book e aprenda as melhores técnicas para superar expectativas e fidelizar clientes!

      Como superar expectativas e fidelizar mais clientes

      Qual é a relação entre a ferramenta Movidesk e a retenção de clientes?

      Caso você ainda não saiba, o Movidesk é uma plataforma que combina sistemas de chamados, abertura de tickets, atendimento, Help Desk e Service Desk. Seu propósito é centralizar todas as principais soluções de atendimento necessárias ao seu negócio em um mesmo espaço, facilitando sua administração.

      Com esses recursos, é bem mais fácil minimizar atrasos no processo de atendimento. Isso contribui com a experiência do cliente e, consequentemente, com suas chances de retenção.

      Quais são as principais funcionalidades do Movidesk?

      A plataforma Movidesk oferece uma série de recursos que podem ser implementados em seus processos para promover a retenção de clientes. Vejamos alguns dos principais!

      Chat online

      As ferramentas de chat online são cada vez mais populares como canal de atendimento e também de comunicação interna. Com elas, é possível implementar soluções de automação de atendimento, facilitando o contato direto com a equipe de suporte a qualquer momento. Além de ser um método mais prático, ele também gera um registro bem mais simples de armazenar e analisar posteriormente.

      Integração com e-mail

      Quando você recebe um e-mail de um cliente por meio da plataforma Movidesk, ele é imediatamente marcado e convertido em um ticket de atendimento, já preenchendo seu conteúdo e o tipo de mensagem. Dessa forma, você terá um entendimento rápido das mensagens que são recebidas, além da possibilidade de enviar uma resposta automática personalizada.

      Múltiplos canais de comunicação

      Outra forma de integração que a ferramenta Movidesk promove é a união de diversos canais de comunicação em uma única plataforma, como telefone, e-mail, chat online, WhatsApp e Facebook. Com todos os dados centralizados em um mesmo espaço, sua equipe pode compartilhá-los entre as diferentes áreas de atendimento, o que agiliza bastante o processo e faz com que qualquer porta de comunicação seja igualmente viável e eficiente.

      Controle de prazos

      Quando um cliente é atendido, a plataforma permite a criação de um ticket com a sua solicitação, o qual tem um prazo de conclusão estipulado. Enquanto a solicitação não for concluída, o prazo continuará marcado na agenda e você receberá uma notificação relativa ao ticket em questão. Você pode também personalizar essas notificações, dando à equipe mais tempo para concluir o pedido antes do tempo limite.

      Pesquisa de satisfação

      Com todas as informações de contato em mãos, incluindo os canais preferidos de cada cliente, você pode facilmente enviar pesquisas de satisfação ao seu público, recolhendo feedbacks e tomando nota sobre quais pontos podem precisar de melhorias em sua empresa. Se feita corretamente, essa pesquisa levanta dados muito importantes para o aprimoramento do negócio.

      Esse é um dos principais fatores que contribuem para a relação entre a Movidesk e retenção de clientes. Com um processo de feedback facilitado, você encontrará bem mais oportunidades para ampliar sua produtividade.

        Veja todos os benefícios da pesquisa de satisfação e aprenda a coletar e analisar dados essenciais para o seu negócio

        O ABC da Pesquisa de Satisfação

        Base de conhecimento

        Por fim, mas não menos importante, há cada vez mais ênfase na autonomia dos clientes para encontrar soluções, graças à sua maior familiaridade com a tecnologia. Por isso, convém oferecer mais soluções de autoatendimento para os usuários.

        A Movidesk também pode ajudar a prover isso com sua base de conhecimento. Por meio dela, um cliente pode buscar informações sobre o produto sem ter necessariamente que esperar por um atendente. Dessa forma, tanto a empresa quanto o cliente economizam tempo e energia, sem sacrificar a rápida obtenção da solução.

        Quais vantagens o Movidesk traz para a empresa?

        Agora que você entende um pouco melhor a relação entre Movidesk e retenção de clientes, vale a pena conhecer um pouco mais dos benefícios que a plataforma oferece. Veja aqui alguns dos principais!

        Registro de informações vitais

        Ter uma base de dados centralizada é a melhor forma de administrar uma grande quantidade de informações, independentemente de seu formato ou contexto. Quanto mais dados um negócio acumula, maior é a necessidade de ter um sistema que organize tudo para facilitar sua leitura e análise. Com a plataforma Movidesk, é possível integrar os dados obtidos de múltiplas fontes e ter total controle da operação de atendimento.

        Maior qualidade de atendimento

        Diferentes canais de atendimento, informações de fácil acesso em todos eles e atendentes qualificados: tudo isso contribui com a qualidade da experiência do cliente e, consequentemente, com as chances de sua empresa elevar a taxa de retenção ao longo do tempo.

        Automação de certos pontos do atendimento

        A automação de tarefas é praticamente obrigatória para acompanhar o ritmo do mercado atual. E isso vale também para o atendimento ao cliente, usando respostas automáticas para perguntas frequentes, por exemplo.

        Agora que você entende melhor a relação entre a plataforma Movidesk e a retenção de clientes, pode usá-la para melhorar seus resultados. Com o tempo e um pouco de orientação, ela certamente será muito útil para otimizar seu desempenho.

        Quer dar os primeiros passos agora? Então, entre em contato conosco para agendar a sua demonstração!

        Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

        Deixe seu comentário