Saiba agora o que é acesso remoto e seus 4 benefícios!

Acesso remoto é um recurso que permite você acessar o computador corporativo de sua empresa, conectado a um servidor privado, por meio de outros dispositivos e de maneira remota.

o que é acesso remoto

Em tempos de transformação digital e inúmeros avanços tecnológicos, saber o que é acesso remoto é essencial por dois motivos principais: entender como a tecnologia funciona e como ela pode beneficiar sua empresa em diferentes aspectos, tanto na produtividade e eficiência quanto na redução de custos e qualidade dos serviços.

Se esses forem os seus objetivos, você está no lugar certo. Neste post, abordaremos a concepção desse recurso e quais vantagens ele pode oferecer ao seu negócio, principalmente no que diz respeito aos processos internos e ao serviço de atendimento ao cliente.

Ficou interessado? Então, dê uma olhada nos tópicos que preparamos para você!

Profissional ideal de suporte - Foco no cliente

O que é acesso remoto, afinal?

Acesso remoto é um recurso que permite você acessar o computador corporativo de sua empresa, conectado a um servidor privado, por meio de outros dispositivos e de maneira remota.

Em outras palavras, podemos dizer que o acesso remoto é uma ferramenta projetada para você acessar dados, documentos, e-mails e quaisquer outros arquivos corporativos sem estar exatamente em seu local de trabalho, ou seja, no prédio da empresa.

Outro detalhe importante dessa tecnologia, é a conexão à distância, ou seja, os dispositivos não precisam estar fisicamente conectados para você ter acesso aos serviços de seu negócio — presentes no desktop de trabalho. Além disso, você consegue ter o controle total sobre o dispositivo corporativo, podendo realizar funções como editar, salvar e transferir arquivos.

Isso significa que você pode acessar qualquer recurso, dado e documento de seu negócio por meio de um smartphone ou um tablet, estando em casa, no aeroporto, em uma padaria ou qualquer outro local.

A tecnologia, basicamente, cria uma interface e uma comunicação interna entre ambos os dispositivos. Mas, para entender melhor os elementos técnicos, confira o tópico seguinte.

Como funciona o acesso remoto nos processos internos?

Tentaremos ser o mais simples possível e fugir dos jargões pertinentes à linguagem da informática e da tecnologia da informação (TI), ok?

Resumidamente, o acesso remoto funciona a partir do uso de uma rede virtual privada, com o objetivo de conectar um dispositivo (notebook, smartphone ou computador) a um servidor, que abriga o sistema corporativo da empresa em uma rede informatizada.

Na prática, essa tecnologia interliga pontos diferentes de contato, isto é, o aparelho eletrônico e o servidor de destino. O acesso remoto funciona, afinal, por meio de uma VPN.

Não se assuste. A sigla, em português, significa “Rede Privada Virtual”. Essa rede consegue criar o que especialistas chamam, metaforicamente, de túnel protegido na internet. Com ele, você consegue acessa seus documentos, e-mails e os sistemas de nuvem de sua empresa sem ser interceptado por administradores de redes diferentes.

Em geral, a VPN pode ser criada de duas formas: a partir de um protocolo SSL ou de um programa com protocolo IPesg. A segunda opção, geralmente, é a mais recomendada, pois realiza a ligação direta entre os dois dispositivos (e entre o servidor privado) de modo mais rápido e seguro. Mas enfim, não vamos gastar tanto tempo com questões.

Vamos ao que interessa:

Qual a importância do acesso remoto à sua empresa?

Os avanços tecnológicos e, principalmente, a transformação digital têm promovido mudanças importantes no mundo e no universo empresarial, não é mesmo?

Ao mesmo tempo, eles têm despertado diversas possibilidades em resposta às necessidades cotidianas, como o deslocamento de equipes para além do território físico da empresa.

Já pensou poder trabalhar sem estar presencialmente no local de trabalho? Sair para uma reunião e continuar trabalhando normalmente por meio de seu smartphone? Enfim, soluções que visam transpor as barreiras geográficas e otimizar o tempo são sempre bem-vindas para melhorar os serviços e a gestão do negócio, não é?

Portanto, a importância do acesso remoto encontra-se justamente nas possibilidades que ele oferece para reduzir custos e, concomitantemente, aumentar e qualificar a produtividade. Isso é possível? Sim.

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

Mas aí, quais são os 4 benefícios do acesso remoto?

Ainda não ficou convencido da importância do acesso remoto ou da necessidade de implementá-lo na empresa? Confira, então, alguns dos seus principais objetivos! Separamos quatro para você.

1 – Melhora a produtividade da empresa

O acesso remoto trabalha em função de melhorar e aumentar a produtividade da sua empresa, na medida em que oferece possibilidade de levar o trabalho para além dos limites físicos do negócio.

A tecnologia permite que você e os demais colaboradores consigam trabalhar de qualquer lugar, caso não estejam na organização. Desse modo, a produção não para, os prazos não atrasam e os resultados, por fim, tendem a ser bastante positivos.

2 – Permite o trabalho home office

Nessa perspectiva, o acesso remoto permite a realização do trabalho home office. Ou seja, caso sua empresa conte com esse serviço tecnológico, é possível alternar a rotina corporativa, viabilizando o trabalho de casa, sem precisar se deslocar para o local físico do negócio.

É claro que estamos citando apenas uma possibilidade, que tem sido cada vez mais adotada pelas empresas, por contar com muitos benefícios de produtividade e questões econômicas favoráveis.

 3 – Distribui melhor as informações

A tecnologia, aliás, melhora muito o acesso às informações e aos dados da empresa, independentemente de onde você esteja. Dessa maneira, facilita muito os processos internos, a gestão e até mesmo o atendimento aos clientes.

Sim, se sua empresa trabalha com atendimento ao cliente, você consegue delegar tarefas para que seus colaboradores as executem de onde estiverem, por meio do acesso remoto. O resultado? Muito mais celeridade nas respostas e conquista da satisfação do consumidor.

4 – Reduz custos da empresa

Por fim, podemos destacar a redução de custos como, talvez, um dos mais importantes benefícios do acesso remoto para a sua empresa. A partir de diversas formas, o recurso permite que seu negócio diminua os gastos.

Seja por meio do trabalho home office, das facilidades de acesso, aumento da produtividade, redução de recursos com a impressão de papeis e relatórios, por exemplo o acesso remoto resulta em economia no caixa, acredite.

Há inúmeras ferramentas no mercado que podem ajudar sua empresa a implementar o acesso remoto nos processos internos e na gestão. Existem possibilidades gratuitas e pagas para dispositivos móveis, tecnologias em nuvem, aplicativos etc. O importante é que você entendeu o que é acesso remoto e sua importância no atual mercado. Cabe a você, agora, verificar as melhores opções para o seu negócio.

Você pode, também, testar nosso sistema Movidesk gratuitamente por 7 dias, o que acha? Entre outras coisas, ele melhora a produtividade de sua empresa. Aproveite!

Teste Grátis Movidesk por 7 dias