Descubra o que é endomarketing e como essa estratégia ajuda no engajamento dos colaboradores

Endomarketing é uma estratégia que tem como objetivo desenvolver ações internas na empresa. Para aumentar o engajamento, aposte em iniciativas de integração, crie um canal de comunicação interna, ofereça benefícios, faça pesquisas de satisfação, e invista em treinamentos.

o que é endomarketing

De que adianta construir uma imagem positiva da marca perante os clientes, se os próprios colaboradores enxergam a empresa com maus olhos? Por isso vamos explicar o que é endomarketing, uma estratégia fundamental para qualquer tipo de negócio, independentemente do porte ou ramo de atuação.

Neste post, explicaremos como você pode desenvolver ações de endomarketing dentro da empresa para engajar os colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Entre os benefícios dessa prática, como você verá nos tópicos seguintes, está a redução do turnover (índice de rotatividade de funcionários), o aumento da produtividade e a melhora no atendimento ao cliente. Continue a leitura e confira o que é endomarketing e os seus benefícios para as empresas!

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que é endomarketing, afinal?

    Endomarketing consiste em uma estratégia de marketing institucional cujo objetivo é desenvolver ações internas na empresa.

    Conhecido também como marketing interno, esse conjunto de práticas tem como propósito melhorar a imagem da empresa e o clima organizacional entre os colaboradores.

    Se no marketing tradicional a finalidade é atrair clientes e melhorar a percepção da marca, as ferramentas de endomarketing ajudam a organização a conquistar a simpatia e os corações dos funcionários.

    No primeiro caso, o resultado buscado é a conversão de oportunidades de negócio e a fidelização de consumidores. Já no segundo, visa-se à satisfação interna, ao vínculo com a cultura organizacional, ao engajamento com as metas da empresa etc.

    Geralmente, as ações de endomarketing funcionam em conjunto pelo setor de marketing e RH (Recursos Humanos). Dessa forma, busca-se compreender as necessidades dos colaboradores, desenvolver estratégias para atendê-las, bem como formas de aumentar o engajamento dos funcionários e a imagem positiva da empresa entre eles.

    Como o endomarketing ajuda na produtividade?

    Mas o que o endomarketing faz exatamente para ajudar a empresa a aumentar a produtividade no trabalho?

    A principal maneira que o endomarketing apoia os colaboradores está no desenvolvimento de ações comunicativas e na construção de um ambiente de trabalho saudável .

    Veremos, a seguir, alguns benefícios que essa estratégia de marketing interno pode oferecer às empresas que buscam alcançar melhores resultados no atendimento ao cliente. Confira!

      [eBook] Como andam os indicadores da sua equipe de atendimento?
      Aumente a produtividade da sua equipe de atendimento

      Motivação aos colaboradores

      Uma das piores situações para uma empresa é quando seus colaboradores são detratores de sua imagem no ambiente externo.

      Funcionários desmotivados, geralmente, são os que mais difamam a marca a familiares e amigos, além de produzirem menos.

      As ações de endomarketing objetivam evitar que isso aconteça. Visam, aliás, motivar o público interno com atividades importantes que abordaremos mais à frente.

      Otimização da produtividade

      O endomarketing também é importante para ajudar os colaboradores a otimizarem a produtividade, na medida em que a equipe se torna mais motivada e envolvida com os objetivos da empresa.

      Redução de turnover

      Colaboradores motivados e satisfeitos dificilmente trocam sua empresa por outra, não é mesmo?

      Portanto, as ações de marketing interno contribuem para a construção de uma imagem positiva da organização. Faz com que os funcionários enxerguem o negócio como o trabalho “dos sonhos”. Além disso, tende a atrair os melhores profissionais do mercado.

      Aumento do engajamento interno

      Assim como a motivação, o endomarketing torna os colaboradores mais comprometidos com os propósitos da empresa. Ou seja, mais engajados com os resultados visados e mais vinculados aos princípios do negócio.

      Clima organizacional melhor

      É importante dizer que o endomarketing deve ser acompanhado de atividades concretas em prol do bem-estar dos colaboradores.

      Se o salário for justo, se houver benefícios, relações humanizadas no ambiente interno, prazos e metas compatíveis com a realidade, naturalmente o clima organizacional será mais saudável, culminando em diversos benefícios ao negócio.

      Quais ferramentas do endomarketing me ajudarão a aumentar o engajamento?

      De que modo usar o endomarketing para aumentar o engajamento?

      Existem várias formas de aplicar as ferramentas de endomarketing para aumentar o engajamento profissional. Destacamos algumas nos tópicos abaixo. Saiba mais como fazer o endomarketing funcionar na sua empresa!

      Aposte em iniciativas de integração

      Uma primeira dica vai para as atividades de integração das equipes de sua empresa. É possível fazer isso por meio de happy hours, eventos corporativos, festas de fim de ano, entre outras possibilidades para unir as pessoas, diminuir o estresse e estreitar as relações.

      Crie um canal de comunicação interna

      A comunicação interna nas organizações é fundamental para o bom andamento dos processos da empresa, para o desempenho dos colaboradores e para os resultados do negócio.

      É necessário criar um canal interno eficiente que torne fácil, rápida e fluida a comunicação entre os departamentos. Todos precisam estar muito bem informados sobre as informações institucionais e os avisos importantes sobre a organização. A transparência é uma boa prática da governança corporativa.

      Quer uma dica de ouro para ajudar na comunicação interna?

      Um sistema de Help Desk de alta performance pode ajudar no compartilhamento de informações e, claro, na produtividade da sua equipe! 

      Ficou curioso? Então, descubra agora mesmo como a Movidesk pode te ajudar no processo de como melhorar a comunicação interna na sua empresa.

      Movidesk como ferramenta de endomarketing

      Conheça o Movidesk! O melhor sistema de Help Desk!

      Com o sistema Movidesk é possível desenvolver uma melhor comunicação interna que também facilita e otimiza o gerenciamento de pessoas e projetos. Veja algumas das principais funcionalidades:

      • Dashboard e relatórios: acompanhe as informações da sua equipe de atendimento em tempo real e tenha à sua disposição mais de 75 tipos de indicadores de desempenho. Disponibilize painéis com atualizações automáticas e visualize todas as informações em qualquer dispositivo;
      • Pesquisa de satisfação: descubra se os seus clientes estão satisfeitos com o seu atendimento e utilize várias metodologias para isso, como o Net Promoter Score (NPS). Saiba qual é o agente com o melhor desempenho, receba avisos sempre que houver uma avaliação negativa e aja rapidamente em casos críticos;
      • SLA: faça com que os acordos estabelecidos entre a empresa e seus clientes sejam cumpridos dentro do prazo. Estabeleça e gerencie múltiplos contratos e permita que cada cliente tenha um tempo de atendimento diferente para a mesma situação;
      • Catálogo de serviços: crie um catálogo de serviços alinhado às melhores práticas e benefícios do ITIL. Tenha tickets classificados segundo a metodologia e obtenha métricas muito mais claras.

      Para se juntar a ESPN, Mercado Livre, Unilever e mais de 2.000 é só agendar uma demonstração do Movidesk agora mesmo e ver de perto o que podemos fazer por você!

      Ofereça benefícios

      Como vimos, é muito importante oferecer benefícios concretos aos funcionários, para além das práticas de marketing e comunicação interna. Por isso que os setores de marketing e RH devem atuar juntos nessa estratégia. É necessário identificar as necessidades e descontentamentos dos funcionários e encontrar soluções para reverter esse quadro.

      Além dos benefícios tradicionais, como vale-transporte e vale-alimentação, é importante explorar outras opções, como auxílio em cursos de capacitação, descontos em restaurantes e academias, folgas especiais, etc.

      Faça pesquisas de satisfação

      Para identificar e compreender as necessidades dos colaboradores, é necessário adotar modelos de pesquisas de satisfação. Além de obter dados internos valiosos, a empresa demonstra preocupação com os funcionários, que, por sua vez, sentem-se importantes e valorizados.

        Bateu a dúvida na hora de montar a sua pesquisa de satisfação? Acesse o nosso template e comece a coletar os feedbacks dos seus clientes agora mesmo!
        Modelo de Pesquisa de Satisfação

        Invista em treinamentos

        Outra forma de demonstrar preocupação com os colaboradores e aumentar a satisfação deles é oferecer para os funcionários treinamentos e capacitação profissional. Como consequência, a empresa consegue ao mesmo tempo deixar o funcionário motivado e mais qualificado.

        Qual a diferença entre endomarketing e comunicação interna?

        É muito comum os profissionais confundirem os conceitos de comunicação interna e endomarketing. Apesar de atuarem juntos, eles não são a mesma coisa.

        Na prática, enquanto a comunicação interna tem como objetivo levar informações ao público interno sobre os diversos assuntos pertinentes à organização, o endomarketing visa motivar e engajar os funcionários por meio de estratégias comunicacionais.

        Uma boa comunicação, seja interna, seja externa, é um dos pilares para o sucesso no mercado atual. Enquanto a comunicação interna e o endomarketing trazem benefícios para os colaboradores da sua empresa, um atendimento de qualidade faz o mesmo pelos consumidores do seu negócio.

        Nesse sentido, o sistema de Help Desk da Movidesk promove a integração de processos da empresa e um melhor atendimento ao cliente, melhorando a produtividade da sua equipe. 

        Entendeu a importância do endomarketing?

        Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender o que é endomarketing e como usá-lo para engajar os colaboradores de sua empresa e melhorar o clima organizacional.

        E não se esqueça de como ferramentas de endomarketing, como o nosso sistema de Help Desk podem lhe ajudar nessa tarefa. Agende já o seu teste grátis!

        Teste o Movidesk!