O que é SaaS e como funciona esse modelo de serviço?

Com o surgimento do Cloud Computing, empresas puderam revolucionar o modo como oferecem serviços. Bancos de dados e sistemas corporativos completos são hospedados em nuvem, aumentando a eficiência operacional e estratégica do negócio. O problema é que muitos gestores ainda não sabem o que é SaaS, e a falta de conhecimento cria uma grande barreira, privando a empresa de um diferencial competitivo. Veja agora o que é e como funciona o SaaS!
1. O que é SaaS?
O SaaS (Software as a Service) representa uma maneira de entregar sistemas e aplicativos pela internet, além de armazenar e manipular dados. Uma plataforma de serviços SaaS dispensa a aquisição, instalação e manutenção de softwares e equipamentos, uma vez que tudo fica disponível online. O provedor, por outro lado, assume toda a responsabilidade pelas atualizações e pelo gerenciamento de acessos, incluindo a segurança, disponibilidade e desempenho.
2. Como funciona o SaaS?
Uma boa maneira de entender o modelo SaaS é imaginar um banco que protege a privacidade de cada cliente ao fornecer seus serviços financeiros, de maneira confiável e segura, em grande escala. Todos os clientes podem utilizar os mesmos serviços e tecnologias sem preocupação com o cruzamento de informações entre os usuários. Em uma plataforma SaaS, acontece exatamente o mesmo. Veja agora algumas características que definem bem o modelo SaaS:
2.1. Hospedagem dos serviços na nuvem
Todos os usuários e aplicativos compartilham uma única infraestrutura, que é mantida e gerenciada por meio de um ou mais servidores centrais. Esse modelo de infraestrutura permite que as atualizações e manutenções sejam realizadas apenas uma vez e em um único local, acelerando o processo de melhorias e desenvolvimento dos serviços oferecidos.
2.2. Personalizações
Cada usuário pode personalizar facilmente as aplicações desejadas para adequar seus processos de negócios, sem afetar a infraestrutura geral. Devido à maneira como o SaaS é arquitetado, essas mudanças podem ser únicas para cada empresa e sempre preservadas durante as atualizações e manutenções.
2.3. Acesso controlado
O acesso aos dados é feito por meio de login e senha a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Esse processo é feito de maneira eficiente, gerenciando privilégios de acessos, monitorando o uso de dados e assegurando que todos os usuários devidamente autorizados possam ver a mesma informação ao mesmo tempo.
3. Qual a importância do SaaS para o negócio?
Empresas que hospedam seus serviços em nuvem podem elevar o grau de eficiência aplicada aos processos, melhorando os resultados obtidos. Além disso, fortalece a imagem no mercado com o reconhecimento do público por investir em tecnologias.
4. Benefícios em adquirir um modelo SaaS
- Com uma plataforma SaaS, a empresa ganha mobilidade corporativa, estendendo o negócio além do escritório;
- A criptografia de dados é cada vez mais indecifrável, para dificultar as ações de hackers;
- Comportamentos de usuários são monitorados para detectar possíveis acessos de invasores;
- Danos e perdas dos dados são evitados por meio de réplicas em diversos servidores auxiliares;
- A continuidade do negócio é assegurada mesmo diante de quedas do servidor central, com acesso temporário por meio de servidores auxiliares;
- A escalabilidade oferecida permite à empresa expandir seus negócios de forma sustentável;
- Elimina a necessidade de investimento em infraestruturas de TI reduzindo custos para a empresa.
5. Exemplos de modelo SaaS
Embora existam aplicativos SaaS para praticamente qualquer processo de negócio que se possa imaginar, abaixo listamos dois exemplos que são mais utilizados:
5.1. Customer Relationship Management (CRM)
No CRM, o modelo SaaS pode contribuir para otimizar o gerenciamento de dados, fortalecer o relacionamento com os clientes, fornecer melhores informações de vendas e automatizar inúmeras tarefas manuais executadas nos processos de vendas, marketing, atendimento ao cliente e suporte.
5.2. Enterprise Resource Planning (ERP)
Um sistema ERP pode ser integrado por meio de uma plataforma SaaS. É uma forma de ganhar maior controle e visibilidade das principais áreas operacionais e estratégicas da empresa, como compras, produção, serviços, vendas, finanças, recursos humanos, etc.
Agora que você já sabe o que é SaaS, estude as necessidades de melhoria do seu negócio e comece um planejamento para levar a sua empresa a novos níveis de eficiência.
Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e divulgue essas informações!
Deixe seu comentário