Aprenda agora como fazer um pitch de vendas perfeito para a empresa

Para criar um pitch de vendas eficiente, é preciso conhecer o seu público, definir objetivos, prestar atenção em sua linguagem, antecipar objeções, utilizar gatilhos mentais e focar nas soluções para a demanda do cliente. Saiba mais sobre o assunto!

pitch de vendas

Atrair clientes e fechar negócio é o objetivo padrão para todas as empresas. Sem isso, não seria possível manter suas atividades nem continuar crescendo no mercado. Porém, a maior questão é sempre como tornar isso uma realidade — uma das ferramentas fundamentais para alcançar esse objetivo é o pitch de vendas da sua empresa.

Apesar de ser um componente importante em qualquer estratégia de vendas, o pitch não é sempre a primeira preocupação de muitos gestores, os quais tendem a se preocupar mais com a qualidade do produto e dos processos internos. Porém, para garantir uma taxa de conversão mais alta, é importante que ele faça parte da sua estratégia de vendas.

Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos explicar o que é esse pitch, qual é sua importância para as vendas, como você pode elaborar o seu e dar alguns exemplos de pitches possíveis. Acompanhe!

Baixe agora o e-book Xeque Mate: para vender mais, o atendimento pode ser sua grande jogada.

O que é um pitch de vendas?

De forma bem simples, um pitch é uma proposta de venda, um discurso que você usa para melhorar suas chances de convencer um lead a se tornar seu cliente. Seu principal objetivo é apresentar seu produto ou serviço como a solução que o público busca e direcioná-lo para obtê-la.

Por que ele é tão importante para seu desempenho?

Há muitos profissionais que acreditam não precisar de um pitch para fechar vendas, mas é bom lembrar que, quando se trata de uma equipe ampla, ter um discurso mais uniforme pode poupar vários problemas e melhorar o desempenho do negócio como um todo.

Veja aqui alguns dos benefícios de investir na criação de um bom pitch de vendas!

Captar a atenção dos leads

Ao escolher as palavras certas para descrever seu produto e suas qualidades, você melhora bastante as chances de que o público se interesse pelo seu produto e queira saber mais a respeito. E, depois de dar esse primeiro passo, é bem mais fácil se aprofundar e continuar a apresentar suas qualidades.

Esclarecer informações importantes sobre o produto

Para que seu pitch de vendas seja mais efetivo, é importante incluir alguns dados fundamentais sobre o seu produto ou serviço. Coisas como seu objetivo, aplicação geral, formas de uso e potenciais benefícios. Isso torna a negociação mais transparente e ajuda a atrair os leads mais interessados no que sua empresa oferece.

como fazer o cliente entender o meu produto?

Agilizar o processo de conversão

Por fim, mas não menos importante, um bom pitch pode reduzir consideravelmente o tempo entre o primeiro contato com a marca e o fechamento do negócio. Quanto melhor estruturado, mais eficiente tende a ser esse processo de conversão.

Como montar o pitch de vendas ideal para seu negócio?

Agora que você entendeu a importância de um pitch de vendas, pode começar a elaborar o seu. Para ajudar com isso, listamos aqui algumas dicas práticas que você pode seguir. Confira!

1. Conheça seu público

O seu discurso de vendas deve sempre ser baseado no tipo de cliente que você quer alcançar, assim como o seu produto ou serviço deve ser elaborado para atender à demanda certa. Se você entende quem é seu público, quais são suas demandas e quais soluções ele busca, pode elaborar os argumentos certos.

2. Defina o objetivo do seu pitch

No geral, todo pitch de vendas tem o objetivo de fechar negócio. Porém, essa meta pode ser alcançada de diferentes formas. Alguns pitches são focados em transmitir mais conhecimento, enquanto outros direcionam o lead para realizar uma ação específica. Tenha isso em mente enquanto elabora seu discurso.

3. Preste atenção na linguagem

A forma como você fala e transmite a cultura de seu negócio é tão importante quanto o conteúdo do que você diz. Por isso que um bom discurso de vendas é pensado com a linguagem certa para cada perfil de cliente que você busca.

Afinal, ao se comunicar com grupos de diferentes faixas etárias, localidades e costumes, é importante mudar a forma como você se expressa.

4. Preveja objeções e se prepare para lidar com elas

Todo lead terá algum motivo para não aceitar sua proposta na ponta da língua. Porém, se você já souber de antemão quais são essas objeções, pode elaborar respostas para quebrá-las, facilitando o trabalho da equipe de vendas a longo prazo.

5. Utilize gatilhos mentais em seu texto

De forma simples, gatilhos mentais são certos argumentos e falas que você pode usar para induzir uma resposta específica do seu público. Se você souber como usá-los, pode assegurar a melhor percepção em relação à sua marca e ao seu produto.

6. Foque nas soluções para a demanda do cliente

Quando um lead busca seu produto ou serviço, o que ele traz é um problema para o qual ele precisa de uma solução. Ao apresentar seu pitch, uma boa tática é esclarecer como seu produto ou serviço pode suprir essa demanda. Isso não só é mais atrativo para os leads, como também é um forte argumento a seu favor.

Quais os exemplos de pitch de vendas?

Mesmo com essas dicas, ainda pode ser um pouco difícil elaborar seu próprio pitch. Para facilitar um pouco esse processo, separamos aqui alguns exemplos de formatos que você pode usar como referência!

Apontar benefícios

Esse é um tipo de pitch em que o foco está diretamente sobre o resultado positivo que sua empresa pode gerar para o cliente. Por exemplo, mencionar como um determinado programa pode melhorar em até 40% a eficiência de uma tarefa.

Direto ao ponto

Para clientes mais práticos, você pode usar uma abordagem direta. Estabeleça qual é o problema/demanda do público, como você pode atendê-lo e sugira uma proposta. Não será sempre algo convincente, mas é rápido e simples.

Facilitador

O importante aqui é minimizar o número de opções e facilitar a escolha do público. Se um negócio apresenta 100 opções de produtos/serviços personalizados, crie uma lista de sugestões que facilite a decisão do público.

Com essas dicas, você já pode começar a elaborar um pitch de vendas para a sua empresa e maximizar os resultados obtidos em seu negócio. Lembre-se de que, para continuar obtendo maior rentabilidade, você precisa refinar e aprimorar esses materiais.

Quer ver mais dicas para elevar a rentabilidade da sua empresa? Então, confira nosso artigo sobre alta performance em vendas e se informe mais!

Agora que você sabe tudo sobre pitch de vendas, que tal fazer uma demonstração do Movidesk?