Skip links

Por que é importante ter uma comunicação efetiva com os clientes?

Por que é importante ter uma comunicação efetiva com os clientes?

Por que é importante ter uma comunicação efetiva com os clientes?

Independentemente do porte ou segmento no qual a sua empresa atue, ter um relacionamento comercial saudável e consolidado com o cliente exige que haja uma forte sinergia entre diversos fatores. Nesse contexto, um dos pilares essenciais que compõe uma estratégia de fidelização bem arquitetada é a comunicação efetiva.

Empresas com cadeias de processos altamente funcionais e com clientes fiéis e engajados geralmente possuem uma característica em comum: uma estratégia de comunicação escalar, ou seja, que funcione tanto para os colaboradores quanto para os clientes.

Confira neste artigo por que investir em uma estratégia de comunicação efetiva e escalar é essencial para manter a sua empresa engajada com os colaboradores e competitiva no mercado!

Por que a estratégia de comunicação deve ser escalar?

A perspectiva de comunicação escalar está diretamente conectada com os conceitos de cliente interno e externo — afinal, é necessário manter os dois engajados. Os clientes internos são todos os seus colaboradores, e os clientes externos são as pessoas que vão comprar a sua solução.

Se você não comunicar a toda a hierarquia de colaboradores qual é o papel de cada um, quais são as ações estratégicas, como será a abordagem frente ao cliente, qual é a visão e objetivo da empresa e como cada pessoa contribuirá para o atingimento disso, não haverá engajamento nem direcionamento. Isso fará com que seus processos internos e sua competitividade percam muito em todos os processos.

O mesmo vale para os seus clientes externos: a sua proposta de valor e o diferencial da sua marca, produto e serviço precisam ser bem comunicados — e, sobretudo, de forma assertiva — para que o cliente veja você como você quer ser visto.

Além disso, nas relações comerciais rotineiras — isto é, em uma venda ou em um contato para prestar um suporte —, seus colaboradores precisam estar preparados para transmitir cordialidade, atenção e empenho em resolver o problema do cliente. Isso transmitirá a ele uma imagem de comprometimento, o que potencializará suas chances de fidelizá-lo.

Por que a comunicação efetiva agrega competitividade à organização?

Se todos os processos de comunicação entre a sua empresa e o cliente contam com colaboradores engajados à cultura e objetivos da organização — ou seja, com a estratégia bem comunicada —, eles conseguirão ser mais assertivos e competentes no contato com os consumidores. Isso contribui para uma experiência de relacionamento única e de qualidade.

Além de potencializar os negócios da organização por meio do engajamento e fidelização do cliente, uma boa comunicação é capaz de economizar muito tempo. Por exemplo: quando todos sabem o que e como precisam executar os processos, isso se dá de forma fluida e sem a necessidade de improvisar uma informação importante que não foi comunicada.

O retrabalho é outro fator negativo que acaba sendo consideravelmente minimizado por meio de uma comunicação efetiva. Imagine que você é gerente de uma empresa que atua com projetos: reflita, por exemplo, sobre o quão prejudicial poderia ser a falta de entendimento de um requisito ou premissa do cliente.

Esta falha de comunicação poderia gerar um produto final fora das expectativas, o que lhe custaria dinheiro para reestruturar o projeto, tempo e, no pior dos casos, renderia um cliente insatisfeito.

A comunicação efetiva é essencial em qualquer organização, e é indispensável utilizar esta prática tanto com os colaboradores quanto com os clientes. Os empregados e parceiros são a interface da sua marca com quem compra de você, e se a sua estratégia não estiver bem comunicada a todos eles, não haverá sinergia na para transmitir esses dados aos novos negócios.

E você, já possui uma estratégia de comunicação efetiva e bem estruturada? Vem obtendo bons resultados com ela? Compartilhe a sua experiência conosco aqui nos comentários!

Escreva um comentário