Rapidez no atendimento ao cliente: a chave para melhorar resultados

rapidez no atendimento ao cliente

Se você vai a um restaurante e o seu pedido demora muito mais do que o esperado para chegar e, ainda por cima, a sua comida está fria, dificilmente você retornará àquele local, não é mesmo? Em uma loja de qualquer segmento, a lógica é bem semelhante: ninguém gosta de esperar horas por um serviço malfeito. Por isso, garantir a rapidez no atendimento ao cliente é essencial para manter a qualidade e boa imagem de um negócio.

Já mencionamos em textos anteriores que utilizar tecnologias que agregam valor, oferecer um contato mais humanizado com os clientes e escolher um software de atendimento adequado são algumas das estratégias ideais para assegurar o desenvolvimento de seu negócio.

Mas, neste post, iremos aprofundar esses conceitos e te mostrar como a rapidez no atendimento ao cliente é a peça-chave para melhorar, de forma significativa, os resultados da sua empresa.

Vamos lá!

A importância da rapidez no atendimento ao cliente

A rapidez no atendimento ao cliente interfere diretamente no nível de satisfação, no faturamento da empresa e na forma com que ela é vista no mercado.

Quando os problemas dos clientes são resolvidos logo no primeiro contato ou quando eles conseguem realizar a contratação de um serviço sem interrupções, a empresa se beneficia de inúmeras formas.

Dá só uma olhada:

  • Quando aposta em maneiras de garantir a rapidez no atendimento ao cliente, a equipe consegue atender mais clientes em menos tempo;
  • Há diminuição nas filas de espera e o fluxo de chamados atendidos e solucionados aumenta;
  • O cliente tem uma experiência positiva e fica mais propenso a indicar a empresa para amigos;
  • A equação “menos tempo, mais qualidade e mais atendimentos” resulta em mais lucro.

Perceba que a importância da rapidez no atendimento ao cliente está ligada à qualidade. Quando há aumento do número de clientes satisfeitos atendidos em um menor espaço de tempo, também há redução de custos e, consequentemente, crescimento do lucro.

[eBook] Boas práticas de atendimento: como encantar o cliente moderno?

Boas práticas de atendimento

Impactos positivos

Agora que você já viu que agilidade aliada à qualidade no atendimento é sinônimo de lucro, que tal conhecer os impactos positivos que essa estratégia causa nas empresas? Continue acompanhando nosso post e descubra quais são eles:

1. Propagação de uma boa imagem

Prestar o melhor serviço ou contar com o melhor produto não fará diferença se não houver rapidez no atendimento ao cliente. O fortalecimento da sua marca está diretamente ligado à essa estratégia e dificilmente você irá conquistar o público se não oferecer o mínimo esperado por ele. Pense nisso!

2. Diminuição da interrupção do ciclo de compra

Quando sua equipe está preparada para lidar com o consumidor, há reduções na possibilidade de desistência dos clientes entre a descoberta da sua empresa, o interesse por seus produtos e serviços, o desejo em obtê-los e a finalização da compra.

3. Menos espaço para a concorrência

Uma empresa que ouve seus clientes e entende suas necessidades abre menos espaço para a concorrência. Além disso, se há agilidade e qualidade no atendimento, não há motivos para procurar por outra marca, não é?

4. Reconhecimento pela qualidade

Clientes satisfeitos são sua maior publicidade gratuita. Eles irão recomendar a empresa para amigos e familiares, e ainda serão os maiores defensores de sua marca.

Por isso, assumir o gerenciamento do atendimento ao cliente, implementando estratégias que prezam pela qualidade e agilidade, pode fazer de seu negócio uma referência no mercado!

[Ferramenta] Diagnóstico de gestão de atendimento

Faça um diagnóstico gratuito do seu negócio e descubra pontos de melhorias para oferecer uma experiência incrível ao seu cliente!

Diagnóstico de gestão de atendimento

Dicas para um atendimento ágil

Como você pôde perceber, uma simples estratégia pode causar um impacto gigante na reputação da empresa. Agora, se você quiser saber como ter um atendimento ágil e realmente transformar a experiência do seu cliente em poucos passos, dá uma olhada na lista que preparamos para você!

1. Não deixe o seu cliente esperando

Quem é que gosta de ligar para o suporte de uma empresa e ouvir uma música irritante, que parece nunca ter fim? Parece uma dica óbvia, mas não há como garantir a rapidez no atendimento se você deixa o seu cliente esperando.

Para evitar frustrações, tenha seus processos de atendimento muito bem definidos, ofereça múltiplos canais de atendimento e tenha sempre uma pessoa disponível para fazer o primeiro contato com o cliente.

Além disso, você também pode utilizar ferramentas que facilitam essas tarefas, como um Help Desk, por exemplo. Dessa forma, você não precisa aumentar a equipe toda vez que o número de atendimentos cresce.

Leia também: Help Desk: o que é, benefícios e por que utilizá-lo em sua empresa

2. Evite textos longos

Se você costuma fazer atendimentos por e-mail ou chat, é importante que eles sejam o mais objetivos possível. Quanto maior for o seu texto, mais o cliente demorará para ler. Por isso, seja sempre rápido e direto.

Caso você tenha que enviar conteúdos mais longos ou específicos, utilize posts de blog, vídeos e a própria base de conhecimento da empresa para tirar todas as dúvidas do seu cliente.

3. Não deixe espaço para dúvidas

Se o cliente fez a mesma pergunta duas vezes, o seu atendimento falhou em algum ponto. Portanto, seja claro: nunca deixe espaço para dúvidas e evite frases que tenham duplo sentido.

Lembre-se: quanto mais confuso o cliente ficar, mais tempo de atendimento ele irá precisar.

4. Capacite a sua equipe

Já batemos nessa tecla milhares de vezes, mas iremos repetir: a rapidez no atendimento ao cliente só ocorre quando a equipe é qualificada. Por isso, realize treinamentos frequentes e prepare o seu time para resolver qualquer situação.

Se você trabalha em uma empresa que oferece soluções em TI, por exemplo, conhecer o sistema é essencial para prestar um atendimento eficiente. Assim, resolver possíveis problemas dos clientes torna-se cada vez mais fácil e eles ficam ainda mais satisfeitos.

5. Evite transferir os atendimentos

A última dica para garantir a rapidez no atendimento é evitar transferi-los. Aqui, podemos utilizar novamente o exemplo da musiquinha irritante.

Quem nunca passou maus bocados tentando cancelar um plano de celular, por exemplo, sendo transferido de atendente para atendente?

Por isso, coloque-se no lugar do seu cliente e, se precisar transferir o atendimento, faça com que essa transição aconteça de forma rápida e tranquila. Nada de deixá-lo pendurado na linha ou aguardando horas por um e-mail, ok?

Além disso, a pessoa que receber o atendimento deve ser qualificada para resolver o problema e ter todas as informações necessárias para que o cliente não tenha que explicar a situação novamente.

Nós podemos transformar o seu atendimento!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre importância da rapidez no atendimento ao cliente? Nós podemos te ajudar a colocar essa estratégia em prática o quanto antes.

Quer saber mais? Clique aqui e converse com um de nossos especialistas agora mesmo! ✨

Deixe seu comentário