Relacionamento interpessoal: sucesso só é bom quando compartilhado

Você sabe o que os maiores especialistas têm a dizer sobre relacionamento interpessoal? Confira como utilizar essa relação social para se desenvolver cada vez mais no mundo dos negócios.

relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal é o vínculo que você gera com as pessoas, seja no contexto profissional, familiar, ou qualquer situação. Essa relação social é baseada nas normas comportamentais que orientam a vida em sociedade. E, é claro, é de extrema importância para o seu desenvolvimento no mundo dos negócios.

Você sabe o que Walt Disney, Alex Supertramp, Dale Carnegie e Sigmund Freud têm em comum? Os quatro sabem muito bem que não existe sucesso, nem pessoal e nem profissional, quando ele não está diretamente ligado ao relacionamento interpessoal.  

Cada um deles, de sua própria forma, falou sobre a importância de compartilhar e cultivar bons relacionamentos. Mas e você, vem mantendo um bom contato com seus colegas de trabalho? Sabe trabalhar em equipe? Ou faz parte daquele grupo que acha que cada pessoa deve conhecer a si mesma e isso já é o suficiente?

Confira neste post os motivos que nos levam a afirmar que o relacionamento interpessoal é fundamental para que você possa evoluir constantemente no ambiente de trabalho.

Conheça a evolução do relacionamento interpessoal com o passar dos anos

O que é relacionamento interpessoal?

O relacionamento interpessoal é qualquer tipo de interação ou vínculo entre pessoas ou grupos. Ele engloba formas de dois ou mais indivíduos se conectarem entre si. O contexto desta convivência pode ser profissional, mas também pode ser pessoal, familiar, romântico, escolar, religioso ou de algum outro formato pelo qual as pessoas possam se unir no dia a dia.

Cada um destes meios onde acontecem os relacionamentos interpessoais (como a escola, o escritório, o clube ou a comunidade) possui suas próprias regras de comportamento, que regem a forma como estas interações são realizadas. Ainda assim, cada vez que alguém é inserido neste grupo ele traz sua personalidade e cultura, que passam a influenciar as outras pessoas, afetando todo o clima organizacional.

O relacionamento interpessoal no trabalho, por exemplo, é uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos, mas ele também pode ir muito além. Como o ser humano é fundamentalmente uma criatura social, é possível construir uma relação mais completa e intensa com as pessoas com quem convivemos.

O que os especialistas falam sobre relacionamento interpessoal?

Muito já se falou sobre ter um bom relacionamento interpessoal e como isso pode trazer diversos benefícios. Então, que tal explorar algumas das frases mais famosas sobre o assunto, vindas dos próprios especialistas? Vem com a gente!

Walt Disney

Relação interpessoal de Walt Disney
(Walt Disney. Foto: El País/EFE)

“Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seus sonhos em realidade”.

O criador do ratinho mais simpático do mundo, e também de um gigantesco império do entretenimento, Walt Disney ressaltou a importância que um relacionamento tem na conquista do sucesso. Afirmando que nada é possível se estivermos sozinhos, ele reforça a importância de unir o poder de sonhar com as habilidades de trabalhar em equipe para tirar esses planos do papel.

Alex Supertramp

Christopher McCandles, o Alex Supertramp
(Christopher McCandles. Foto: auto-retrato)

“A felicidade só é real quando compartilhada”.

Talvez você não conheça a história de Christopher McCandles, e nem mesmo a de seu nome mais famoso: Alex Supertramp. Mas é bem provável que você já tenha ouvido falar do livro ou do filme Na Natureza Selvagem (Into the Wild, no original), que conta a história de sua vida. O ponto mais importante é uma caminhada que durou 2 anos pelas florestas do Alasca, que ele fez completamente sozinho.

A conclusão mais importante desta história pode ser lida em seu diário, que ele manteve com publicações em 113 dias diferentes, escrevendo sempre nas próprias páginas dos livros que carregava consigo. E foi nestas anotações que, mesmo tendo passado dois anos na solidão e longe da civilização, ele encerra: “a felicidade só é real quando compartilhada”.

Dale Carnegie

Relação interpessoal de Dale Carnegie
(Dale Carnegie. Foto: The Wall Street Journal)

“Acredito que você pode conquistar mais amigos em dois meses interessando-se em outras pessoas do que em dois anos se tentar fazer com que outras pessoas se interessem por você”.

Esta frase, do autor do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, Dale Carnegie, fala sobre amizades, mas também vale perfeitamente para o cenário empresarial. Seja você um líder, um profissional de recursos humanos, um fornecedor ou um coaching, é notável a diferença entre tentar chamar a atenção, e ser você quem dá valor ao relacionamento com outras pessoas.

Saber se relacionar faz parte da vida de cada um de nós, mas isso não é conquistado tentando se impor sobre as pessoas. É o interesse genuíno no outro que traz crescimento para ambos e gera relacionamentos reais.

Sigmund Freud

Relação interpessoal de Sigmund Freud
(Sigmund Freud. Foto: Betmann/Reprodução)

“O homem é um ser relacional”.

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, explica que nenhum homem é, por si só, uma verdade absoluta. Pelo contrário, tudo o que se enxerga a respeito de uma pessoa é identificado com base em sua relação com os outros. Alguém só pode ser considerado alto ou baixo, bonito ou feio, rico ou pobre, em uma relação de comparação com outro indivíduo. 

É este poder de relação que faz com que a essência do ser humano seja, intrinsecamente, a de compartilhar, seja suas alegrias, seus conhecimentos ou seu sucesso, com os seus pares. Por isso somos tão influenciados pelos outros, da mesma forma em que estamos durante todo o tempo inspirando aqueles à nossa volta.

Primeiros passos para evoluir seu relacionamento interpessoal

Para que você consiga tirar o melhor proveito do seu contato com as outras pessoas, o primeiro passo é trabalhar o seu relacionamento intrapessoal. Ou seja, conhecer a si mesmo é imprescindível para que seja possível ter trocas positivas de experiência com os outros.

O relacionamento intrapessoal é a forma de relacionar-se consigo mesmo, conhecendo seus sentimentos, pensamentos e a forma como as suas ações afetam a sua própria vida. Este autoconhecimento, assim como a automotivação, são caminhos necessários para um bom convívio com as pessoas à sua volta.

[eBook] Base de conhecimento: como escrever conteúdos eficazes

Base de conhecimento: como escrever conteúdos eficazes

Como melhorar seu relacionamento interpessoal?

Como mencionamos acima, o autoconhecimento é o primeiro passo para melhorar o seu relacionamento interpessoal. Mas que outras dicas podemos colocar em prática para trazer benefícios para a nossa convivência com aqueles que nos cercam? Confira a seguir:

Seja comunicativo

É bom deixar claro que ser comunicativo não significa falar o tempo todo. Também não é, necessariamente, o mesmo que ser extrovertido. Você pode, inclusive, ser uma pessoa quieta e introvertida, mas ao mesmo tempo ser bastante acessível para conversas de grande valor.

Ser comunicativo está muito mais ligado à habilidade de ouvir e debater assuntos de formas que sejam benéficas a todos os interlocutores do que com o humor expansível, ser tagarela ou roubar a cena assim que entra em uma sala.

Demonstre interesse

Uma boa comunicação e, desta forma, um bom relacionamento interpessoal, necessita de muita atenção e interesse dedicados à pessoas com que você está conversando. Ouça o que está sendo dito, ao invés de simplesmente ficar esperando o seu momento de falar. 

Da mesma forma, seja gentil, paciente, sincero e receptivo a todos os assuntos. Agindo assim, mesmo que você discorde da pessoa com quem está conversando, as chances de deixar uma boa impressão são muito maiores.

Utilize ferramentas para tornar o relacionamento escalável

Ok, você entendeu como fazer o relacionamento interpessoal gerar melhores resultados, mas ainda não conseguiu enxergar como fazer isso de forma escalável, com seus clientes, por exemplo?

Então vamos lá, que a gente te ajuda nisso também.

Para poder gerar um relacionamento interpessoal de forma a atingir o maior número possível de pessoas, primeiramente você precisa utilizar uma ferramenta que automatize processos e facilite o seu controle do que está sendo conversado com cada uma das pessoas.

A melhor solução é o uso de um sistema de atendimento, como o Movidesk. Com ele você pode acompanhar seu sucesso através de métricas, realizar pesquisas de satisfação, etc.

Além disso, também é possível possuir formulários, registros de telefonia e controles de tarefas e tickets, para manter um histórico ágil e confiável de todos os relacionamentos realizados pela empresa.

Vem conversar com a gente! Estamos preparados para te ajudar a criar relacionamentos mais duradouros e benéficos para a sua marca. É só clicar no banner abaixo.

Nós te ajudamos nas sua relação interpessoal