Veja como desenvolver a resiliência organizacional em sua empresa

Para desenvolver a resiliência organizacional, é preciso deixar os objetivos da empresa bem claros, trabalhar a flexibilidade, identificar as fraquezas do negócio e manter a comunicação ativa. Saiba mais sobre essa habilidade!

resiliência organizacional

Você já ouviu falar em resiliência organizacional? Trata-se da capacidade de uma empresa de se antecipar, preparar e se adaptar aos mais diferentes contextos, conseguindo aplicar melhorias e mudanças que contribuam para o seu diferencial competitivo em relação ao mercado.

Em um cenário cada vez mais dinâmico, essa preocupação por parte dos negócios tornou-se fundamental, justamente por possibilitar a implantação de hábitos de excelência e de conseguir usufruir das principais habilidades de seus profissionais.

Nesse sentido, elaboramos este conteúdo para que você entenda quais são os impactos positivos da resiliência organizacional, além de conferir algumas dicas de como implementá-la em seu negócio. Boa leitura!

    Organizar as solicitações dos clientes parece uma tarefa impossível? Confira este e-book e tenha o controle total do seu atendimento!

    Controle e organização no atendimento

    Quais os impactos positivos da resiliência organizacional?

    Inicialmente, vamos entender alguns dos ganhos de implementar a resiliência organizacional na empresa. Confira!

    Equilíbrio emocional dos profissionais

    Ao mencionarmos os ganhos da resiliência organizacional, devemos considerar os diferenciais adquiridos não apenas pela empresa, como também pelos profissionais. Afinal, uma organização que conta com a capacidade de se adaptar a cenários desafiadores, consequentemente, oferece mais segurança aos seus colaboradores, contribuindo para desenvolver a inteligência emocional de sua equipe.

    Especialmente em períodos de incertezas, a empresa resiliente consegue transmitir ao seu quadro de funcionários todas as ações necessárias para que haja melhores resultados, o que permite a cada pessoa identificar as suas funções para contribuir nesse sentido.

    Satisfação do cliente

    Quando os profissionais estão satisfeitos, é sinal de que o relacionamento com o cliente também será positivo. Mas quais são os ganhos para a empresa de contar com um público que confia em seu negócio? O primeiro deles é a fidelização. Consequentemente, vai haver uma retenção da base, o que possibilita aumento no plano desses contratos e até mesmo proporciona o marketing boca a boca (quando seu próprio cliente é promotor de sua marca e a indica para outras pessoas).

    Além disso, você conta com um feedback mais claro sobre os pontos de melhoria. Lembre-se: quando há satisfação, o seu público se preocupa em oferecer um retorno sobre os processos que podem ser aperfeiçoados, com o objetivo até mesmo de proporcionar uma experiência mais enriquecedora.

    Capacidade de superar as adversidades

    Conforme mencionamos, um dos principais benefícios da resiliência organizacional é a capacidade de superar adversidades. Muitas vezes, acontecimentos da política ou da economia nacional e mundial interferem nos resultados de um negócio e alteram os planos previstos até então. É nesse momento que a organização precisa se adaptar para que não sofra impactos negativos e consiga conquistar bons resultados, mesmo em um mercado com dificuldades.

    Como desenvolver a resiliência organizacional?

    Agora que você já conhece as principais vantagens de uma empresa que conta com a habilidade de resiliência organizacional, chegou o momento de apresentarmos algumas dicas de como desenvolvê-las. Veja!

    Deixe os objetivos da empresa bem claros

    Para que seus profissionais possam desempenhar as suas funções de um jeito mais positivo, é preciso que eles entendam quais são os reais objetivos de seu negócio. Por essa razão, é fundamental que a diretoria promova reuniões periódicas, visando apresentar quais foram os resultados de determinado período, quais foram os pontos de destaque e aqueles números que podem ser melhorados nos próximos meses.

    Dessa forma, a equipe vai trabalhar com uma excelente performance, justamente por entender como cada função contribuirá para os resultados da organização como um todo. Outras estratégias para uma gestão mais transparente são:

    • Reduzir a burocracia para que a equipe possa conversar com os seus líderes e propor feedbacks;
    • Desenvolver meios de comunicação interna e promover um canal aberto para debates;
    • Contar com a tecnologia como aliada;
    • Entre outros.

    Trabalhe a flexibilidade

    Quais são as principais estratégias para que uma empresa se torne mais flexível? Antes de tudo, estabeleça prioridades junto aos seus profissionais, pois isso vai contribuir para que se construa confiança entre a equipe, justamente por possibilitar um conhecimento amplo das metas e dos resultados esperados.

    Por meio desse exemplo, perceba a importância da flexibilidade: no ano de 2020, devido à necessidade de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, organizações dos mais diversos portes precisaram adotar o home office para atender às medidas protetivas implementadas por governos estaduais e municipais.

    Aquelas empresas que já adotavam esse modo de trabalho mais flexível, naturalmente, conseguiram se adaptar de maneira mais positiva a essa nova realidade, o que as manteve competitivas no mercado.

    Nesse sentido, promova ações que proporcionem esse ganho, uma vez que vai trazer benefícios até mesmo para a valorização de seus colaboradores.

      Descobrimos a fórmula da felicidade, capaz de motivar o seu time de suporte. Ficou curioso? É só baixar o nosso e-book!

      Motivar seu time do suporte

      Identifique as fraquezas de seu negócio

      Para superar adversidades, nada melhor do que entender de forma prévia quais são as suas fraquezas, não é verdade? Inicialmente, conheça quais são aquelas mais comuns entre as organizações:

      • Desconhecimento do mercado;
      • Falhas na gestão;
      • Estrutura inadequada;
      • Despreparo da liderança;
      • Indefinição de objetivos.

      Ao conhecer os principais pontos que interferem nos bons resultados, consequentemente você poderá fazer um mapa mais preciso de seu negócio, visando identificar algumas falhas a serem aperfeiçoadas.

      Como diferencial, a organização terá mais segurança na tomada de decisões, além de aumentar o engajamento com colaboradores e clientes.

      Mantenha a comunicação ativa

      Entre as principais vantagens de manter uma comunicação interna ativa, destaca-se a credibilidade da gestão diante de seus profissionais, uma vez que as informações serão transmitidas de maneira mais rápida e precisa. Além disso, há menores chances de haver ruídos de comunicação, que provocam erros e mal-entendidos, prejudicando o bom andamento do trabalho.

      Ressaltamos, ainda, o fato de que a comunicação ativa contribui para um melhor sentimento de pertencimento por parte da equipe, além de proporcionar mais oportunidades e destaque profissional na realidade do negócio. Por fim, promove a resiliência, o que garante uma minimização significativa de efeitos de crise, justamente por contar com o apoio do próprio quadro de colaboradores para executar as demandas com qualidade, independentemente do contexto.

      Neste conteúdo, explicamos o que é a resiliência organizacional, quais são os diferenciais de contar com essa habilidade, além de apresentarmos algumas dicas simples de como desenvolvê-la. Nesse sentido, contar com a tecnologia como aliada contribui significativamente, uma vez que ela traz mais oportunidades para um diálogo mais amplo dentro do negócio e também possibilita a flexibilidade, tão importante para isso.

      A plataforma Movidesk contribui para todos esses diferenciais mencionados. Deseja conhecer um pouco mais sobre ela? Entre em contato com a gente agora mesmo!

      Faça uma demonstração gratuita do Movidesk!

      Deixe seu comentário