Saúde mental no trabalho: por que as empresas devem ficar atentas a essa questão?

A saúde mental no trabalho é um dos assuntos mais sensíveis tratados na atualidade. De acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), as doenças causadas por desordem mental são a terceira causa de solicitações de afastamentos de trabalho no Brasil.

Esse é um problema social que deve ser assumido pelas empresas como pauta do seu compromisso de desenvolvimento sustentável. Toda empresa está sujeita a enfrentar situações assim, e é preciso conhecimento do assunto para implementar soluções para melhorar a saúde mental no trabalho dos seus colaboradores.

Neste artigo, você vai entender mais sobre esse tema e conhecer ferramentas essenciais para reduzir esse problema. Tenha uma boa leitura!

O que é saúde mental no trabalho?

A saúde mental é uma condição que depende diretamente do bem-estar físico e de condições sociais. Além disso, uma boa condição mental pode ser percebida pela capacidade de uma pessoa administrar as suas emoções. Ela se demonstra pela forma como um indivíduo lida com os diversos tipos de sentimentos, sejam eles positivos ou não.

Existem dois meses do ano que assuntos relacionados à saúde mental são postos em evidência em campanhas: o Janeiro Branco, que é voltado especificamente para o tema saúde mental, e o Setembro Amarelo, que aborda a prevenção ao suicídio, sendo esta a segunda maior causa de mortes no mundo inteiro.

No trabalho, o termo saúde mental está relacionado às condições no ambiente que favorecem o surgimento de doenças emocionais ou psíquicas nos seus colaboradores. O foco da saúde mental no trabalho é identificar essas situações e corrigi-las, além de ter uma equipe que saiba direcionar o colaborador corretamente para um profissional especializado.

A empresa também deve estar preparada para apoiar o colaborador em problemas externos. É preciso ter o olhar de que está trabalhando com humanos.

Quais são os problemas mais comuns?

Para conseguir criar ferramentas que ajudem a coibir condições que causam problemas à saúde mental dos seus colaboradores, é essencial que você conheça quais são eles. A seguir, você vai conferir isso e ainda verificar os impactos dessas doenças também para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

Para o talento

Existem várias doenças que acometem a saúde mental humana, algumas podem ser ocasionadas pela genética, e outras, pelas condições do ambiente. As vivências pessoais do colaborador e a sua personalidade também interferem bastante no aparecimento de doenças relacionadas à saúde mental. Por isso, é importante que todo gestor tenha empatia e um olhar mais humanizado na sua gestão.

Depressão

A depressão é mais conhecida pela tristeza profunda e falta de vontade de realizar atividades. Muitas pessoas associam a depressão à presença de choro constante, mas ela pode aparecer com outros sintomas, como o sono excessivo, insônia e até mesmo a agressividade.

Burnout

A Síndrome de Burnout ocorre quando o profissional apresenta um estado de esgotamento mental e físico, causado pela execução de tarefas excessivas e que demandam bastante responsabilidade. Inclusive, essa síndrome pode acarretar estados de depressão profunda. Cansaço extremo, dores de barriga e estresse são alguns dos seus sintomas mais comuns.

Pânico

A Síndrome do Pânico é uma crise de ansiedade, que é identificada por crises sucessivas de pânico, medo súbito e insegurança sem que se tenha um risco real. As pessoas acometidas por essa doença sentem uma angústia muito forte, que tem relação direta com situações de estresse pós-traumático.

Para a empresa

A organização também enfrenta muitas dificuldades devido a situações de doença dos seus colaboradores. Não é interessante para o negócio que os seus funcionários não estejam com a saúde boa, uma vez que ela está diretamente relacionada com a qualidade do clima do ambiente corporativo.

É preciso ficar atento para garantir que situações que causam esses problemas não aconteçam, pois a empresa pode apresentar alguns impactos negativos, como:

  • Queda na produtividade;
  • Custos desnecessários;
  • Aumento do turnover;
  • Clima organizacional ruim (ele é uma causa e consequência de danos à saúde mental no trabalho).

O que desencadeia esses problemas?

Existem vários gatilhos que podem desencadear problemas de saúde mental nos colaboradores. No ambiente corporativo, isso pode ser intensificado devido às pressões por bater metas ou até mesmo por situações de preconceito e de abuso. É importante destacar que isso pode acontecer tanto de gestor para liderado quanto entre os pares, ou seja, pessoas com mesmo grau hierárquico.

É necessário consolidar uma cultura do respeito, marcada pela diversidade. Somente assim tem início uma mudança e a conscientização dos colaboradores. Afinal, a responsabilidade em relação à forma como as outras pessoas podem se sentir é de todos nós. Devemos olhar o outro como um humano e praticarmos mais a empatia. As principais causas que acarretam problemas à saúde mental no trabalho são:

Inclusive, com as mudanças de rotinas produtivas ocasionadas pelo isolamento, a ocorrência de transtornos de saúde mental tende a aumentar. O trabalho em home office em paralelo com o cuidado com os filhos, que estão sem aula (ou com aulas remotas, que demandam acompanhamento), além da impossibilidade de sair de casa, configuram o cenário perfeito para o aparecimento de doenças como a depressão e a ansiedade.

Como reduzir esses problemas?

Para minimizar as ocorrências desses casos, primeiramente, é preciso que você tenha em mente que é essencial consolidar uma área de Segurança do Trabalho, contando com um profissional que trabalhe com assistência social. Além disso, é interessante investir em ferramentas que automatizam processos, reduzindo as atividades mais operacionais e que desgastam a qualidade de vida do colaborador. A seguir, confira outras boas práticas.

Aposte em estratégias de endomarketing

O endomarketing é uma estratégia de comunicação e gestão de pessoas que realiza campanhas para fortalecer a cultura e a motivação das equipes. Geralmente, elas estimulam a prática da meritocracia para conquistar maior engajamento dos colaboradores. Você pode apostar em campanhas de incentivo para deixar o clima organizacional mais saudável.

Consolide canais de denúncias e compliance

Como já falamos, infelizmente, um dos motivos de danos à saúde mental no trabalho são as situações de abuso. A inibição dessas ocorrências pode ser obtida por meio da consolidação de um departamento de compliance, da redação e compartilhamento de um Código de Ética e Conduta, além da implementação de canais de denúncias.

Faça um diagnóstico do nível de satisfação

Aplicar pesquisas de satisfação é a melhor forma de identificar a qualidade do clima da sua empresa. A sua equipe de comunicação interna, em parceria com o RH, pode implementar pesquisas de clima organizacional, bem como o eNPS (Employee Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Colaborador Promotor).

Esperamos que você tenha percebido a importância em tratar da saúde mental no trabalho. Infelizmente, apenas 18% das empresas brasileiras têm programas para cuidar da saúde mental de seus colaboradores. Diferencie a sua empresa no mercado, atraia novos talentos e investidores implementando ações para melhorar a qualidade de vida do seu headcount (quadro de pessoal).

Para começar esse processo, o que acha de aprender algumas formas de aplicar pesquisas de satisfação? Elas podem ser usadas para mensurar a qualidade tanto do ponto de vista do cliente externo como do interno. Baixe o nosso e-book exclusivo sobre o tema!

Carolina Ignaczuk

Formada em Jornalismo e apaixonada pela escrita em todas as suas formas. Escritora de crônicas dramáticas nas horas vagas e idealista durante as 24 horas do dia. Aqui no blog da Movidesk, escrevo sobre todos os assuntos relacionados ao incrível mundo do atendimento ao cliente.

Postagens recentes

T-shaped ou profissional T: por que buscar esse perfil será interessante para a sua empresa?

De tempos em tempos, as habilidades exigidas nas empresas mudam para acompanhar diferentes demandas do…

18/09/2020

O que é a microaprendizagem e como ela pode ser aplicada na empresa?

A tecnologia causou um impacto na nossa capacidade de ensinar e aprender novos conceitos. Uma…

17/09/2020

Já ouviu falar em mundo VUCA? Saiba quais as principais características!

Nos últimos 20 anos, o mundo mudou bastante. A indústria 4.0 trouxe novas soluções tecnológicas…

16/09/2020

Cultura ágil: entenda o que é e como desenvolvê-la na empresa

Vivemos, na atualidade, algo sem precedentes: a tecnologia digital e a comunicação mais rápida transformaram…

15/09/2020

Como o Princípio de Pareto pode ser implantado na empresa?

Peter Drucker, uma das principais referências na administração, certa vez escreveu "não há nada tão…

14/09/2020

Como os processos manuais podem prejudicar os resultados da empresa?

Para que uma empresa possa alcançar os resultados preestabelecidos em seu planejamento estratégico, ela precisa…

11/09/2020