Sistema de gestão para empresas: 6 ferramentas para otimizar processos

Você já parou para pensar qual o seu poder de competição frente aos concorrentes? E você sabia que os sistemas de gestão para empresas são decisivos nesta corrida?

Bom, se você tem notado que todos ao redor conseguem fazer mais, melhor e com investimentos muito semelhantes aos seus, a probabilidade de você não estar utilizando o potencial da informática na gestão da sua empresa é muito grande.

Com a evolução tecnológica que conquistamos, é possível captar e analisar dados  macro e micro, e inseri-los em ferramentas que não só agilizam, mas facilitam a criação de estratégias cada vez mais eficientes.

Claro, isso não é exclusividade da área de gerenciamento. Imagine como seria a fabricação de carros sem simuladores, programas de contagem, testes e softwares de qualidade. Com certeza voltaríamos na eficiência, segurança e desempenho de 50 anos atrás, não é mesmo?

Tecnologias como a computação revolucionaram a produção, comercialização e gerenciamento de produtos e serviços. Hoje é praticamente impossível citarmos algo que consumimos diariamente que não passe por processos tecnológicos, ou absorvam o reflexo da informática.

Neste artigo você vai compreender melhor o que são sistemas de gestão para empresas, qual a importância dessa tecnologia e como sair na frente com as 6 melhores ferramentas de gerenciamento.

    Cadastre-se em nossa newsletter e receba gratuitamente os melhores conteúdos sobre atendimento!
    Chat em tempo real

    O que são sistemas de gestão para empresas?

    Como mencionamos, é impossível imaginarmos, hoje, qualquer cenário que não tenha suporte na informática. Ir ao mercado, pagar uma conta, entrar na academia, comercializar produtos e serviços parece inviável sem um sistema de biometria, leitor de código de barras, CRM e a infinidade de softwares, hardwares e sistemas da atualidade.

    Há quanto tempo, por exemplo, você não vê contas e listas em papel? Caneta só para assinar documentos e talvez nem isso, já que hoje conseguimos, inclusive, fazer assinaturas digitais. 

    Os sistemas de gestão para empresas são tão fortes que influenciaram até mesmo as tendências de TI, que possui ferramentas cada vez mais completas, integradas e robustas.

    O que traz ótimos benefícios, tais como:

    • Otimização de tempo, equipe e capital;
    • Minimização de falhas;
    • Antecipação de erros e riscos;
    • Automação de processos;
    • Profissionalização;
    • Aumento da satisfação do cliente;
    • Melhora na qualidade dos produtos e serviços;
    • Integração entre as diversas etapas do processo.

    Por outro lado, encontramos maior dificuldade na escolha das melhores ferramentas, não é mesmo? Afinal, com tantas opções como saber qual é a mais indicada para a sua empresa?

    Como escolher o melhor sistema de gestão para empresas?

    Bom, não pretendemos dar uma receita com os melhores ingredientes dos sistemas de gestão para empresas. Infelizmente isso não é possível, afinal as melhores soluções são aquelas que atendam suas necessidades e se enquadram no planejamento financeiro, correto?

    Nossa ideia é mostrar quais os tipos de sistemas de gestão que podem auxiliar no seu gerenciamento. Para isso listamos os 6 mais utilizados do mercado. 

    1. Trello

    O Trello é uma das agendas virtuais mais completas e funcionais para quem precisa otimizar seu tempo e gerenciar muitas funções ao mesmo tempo. E engana-se quem imagina que esta ferramenta é exclusiva para sistemas de gestão para empresas. 

    Ela pode ser utilizada para planejar férias, despesas cotidianas, investimentos futuros e qualquer outra atividade que precise de acompanhamento durante o seu processo.

    Basta criar um projeto, adicionar cards para cada função, inserir comentários, briefings, datas e responsáveis. E, quando ela for concluída, você pode mover o cartão para a fase seguinte.

    Confira as melhores práticas para montar quadros eficazes e comece a usar essa ferramenta para gestão de projetos corporativos ou pessoais. Afinal, planejamento é a melhor forma de garantir qualidade, eficiência e evitar atrasos!

    >>> Confira também: 8 ferramentas de gestão de projetos para simplificar seu dia a dia

    2. Pluga

    Pluga é um ótimo tipo de sistema de gestão. Há algum tempo, quando novos sistemas de informática e gestão nas empresas começaram a pipocar no mercado, alguns gestores ficaram receosos em perder informações valiosas e adquirir ferramentas incompatíveis com as já utilizadas.

    E isso era realmente algo que acontecia com frequência. Já hoje, a maioria das ferramentas, como a Pluga, oferecem integração com outros sistemas de gestão para empresas.

    A sua principal função é implementar uma automação de processos. Por exemplo, se um pagamento foi realizado no PagSeguro, uma nota fiscal é autorizada no e-notas e um e-mail pode ser encaminhado através do Gmail. Ou seja, uma única ação dispara comandos ou alertas para que as novas etapas ocorram.

    Dentre os inúmeros parceiros que podem ser integrados através da Pluga, estão Google Sheets, Slack, Shopify, Magento, IUGU e muitos outros.

    Se você ficou interessado pela plataforma, que tal conferir um material exclusivo criado pela Movidesk em parceria com a Pluga?

    Neste infográfico, você confere 6 passos para automatizar os processos da sua empresa e aumentar a performance dos seus colaboradores.

    Além disso, você vai:

    • Melhorar o compartilhamento de informações entre plataformas;
    • Conseguir dados mais precisos;
    • Aperfeiçoar o workflow de sua empresa;
    • Reduzir o trabalho manual;
    • Modernizar a relação com seus clientes;
    • Melhorar o desempenho dos seus colaboradores;
    • E muito mais!

    Preencha o formulário abaixo e aguarde o infográfico no seu e-mail.

      Quer aprender como automatizar seus processos para melhorar o desempenho do seu atendimento ao cliente? Confira o infográfico que preparamos para você!
      Automatizar os seus processos de atendimento

      3. Customer Relationship Management (CRM)

      O CRM já deve ser um velho conhecido da sua empresa. Afinal, é quase impossível que você não utilize (ou tenha utilizado) um sistema de Customer Relationship Management, também conhecido como gestão de relacionamento com o cliente. E, como podemos deduzir pelo nome, é um conjunto de estratégias e ferramentas voltadas para a gestão de atendimento ao cliente.

      A ideia principal é captar e armazenar dados e informações referentes aos consumidores, como, por exemplo: 

      • Dados pessoais;
      • Contatos realizados pelo telefone, site, e-mails, mídias sociais e outros;
      • Atividades como compras e solicitações.

      Com esta ferramenta de informática e gestão nas empresas, é possível:

      • Gerenciar as interações;
      • Construir uma base de dados de clientes completa;
      • Analisar as atividades de cada cliente;
      • Antecipar problemas e necessidades futuras;
      • Otimizar e facilitar a comunicação.

      Isso sem contar a diminuição de custos, o aumento do faturamento e da taxa de fidelização dos clientes, além de verificar gargalos nas estratégias de atração e retenção.

      4. Business Process Management (BPM)

      Esse é um dos tipos de sistemas de gestão para empresas com foco no gerenciamento de processos. Dentre as funcionalidades, temos:

      • Automação;
      • Execução;
      • Controle;
      • Medição;
      • Otimização de fluxos de atividades de negócios.

      A ideia principal é oferecer suporte para que a sua empresa consiga estabelecer e alcançar as metas desenhadas no projeto. Para isso há uma ligação direta entre as equipes, sistemas, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros.

      5. Enterprise Resource Planning (ERP)

      ERP é um tipo de sistema de gestão para empresas que visa o planejamento de recursos. Podemos considerar que é um software corporativo para controlar as informações, recursos, processos e dados capturados e armazenados. 

      Com a integração e o gerenciamento destes itens é possível desenvolver soluções e estratégias mais assertivas. Estão entre as principais funções de um bom sistema ERP:

      • Simplificar os processos operacionais;
      • Controlar estoque, prazos, equipe e custos;
      • Realizar um gerenciamento mais integrado;
      • Garantir eficiência na tomada de decisões;
      • Automatizar processos.

      6. Movidesk

      Por fim, não poderíamos deixar de citar um dos melhores sistemas de atendimento ao cliente. Afinal, uma gestão empresarial precisa contemplar todos os processos dentro da sua empresa. 

      E, como você já deve ter notado, o sucesso do cliente e a forma que ele é atendido pode impactar diretamente na imagem e no faturamento da sua empresa. Para automatizar este setor tão importante é fundamental escolher uma ferramenta que disponibilize:

      • Integração com e-mail: transforme solicitações feitas por e-mail em tickets e tenha acesso ao histórico de atendimento de cada cliente;
      • Dashboard e relatórios: com atualizações automáticas de toda a equipe e mais de 75 tipos de indicadores de desempenho calculados automaticamente;
      • Portal do cliente: seu cliente pode consultar o andamento de todos os tickets, criar novas solicitações de atendimento e acessar a base de conhecimento sempre que quiser;
      • Automação com gatilhos: crie alertas, estabeleça inúmeras regras de negócios e envie notificações personalizadas, ativadas por situações específicas e preestabelecidas.

      O melhor sistema de atendimento ao cliente contempla todas estas funções e é um ótimo aliado da gestão nas empresas. 

      Vale ressaltar que o sistema Movidesk é utilizado por empresas como Mormaii, Tirolez e Hambürg Sud e mais de 2 mil empresas Brasil afora. Afinal, é um software completo, poderoso e simples, que melhora a produtividade do seu time de atendimento e auxilia os gerentes na análise de métricas e produção de relatórios. 

      Agora é a hora de elevar o seu atendimento ao cliente! Que tal ganhar 15% de desconto na mensalidade do seu Movidesk e ainda economizar R$1.500 com a implementação 100% off? Mas corre porque esta promoção é por tempo limitado!

      Clique no banner abaixo e pegue o seu desconto!

      Desconto Movidesk

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *