Blog do Movidesk

T-shaped ou profissional T: por que buscar esse perfil será interessante para a sua empresa?

De tempos em tempos, as habilidades exigidas nas empresas mudam para acompanhar diferentes demandas do mercado. E isso não diz respeito apenas a diferentes áreas de conhecimento, como tecnologia e marketing, mas também a certos perfis profissionais. Um exemplo claro disso é o profissional T-shaped, que é um tipo cada vez mais buscado pelas empresas de maior sucesso hoje em dia.

O termo pode parecer um pouco estranho, mas não é algo tão fora da realidade de qualquer negócio, independentemente de seu porte. Desde que você entenda o que esse perfil representa e como ele pode contribuir com sua empresa, você poderá atraí-lo e aproveitá-lo melhor em sua organização.

Para ajudar nessa missão, vamos explicar melhor o que são os profissionais T, como identificar esse perfil e quais as vantagens de tê-lo em suas equipes. Acompanhe e saiba mais!

O que é o profissional T-shaped?

De forma bem simples, o profissional T, como também é chamado, é um especialista em uma área, mas que também atua como um “generalista” em várias outras. Em outras palavras, é alguém que combina as qualidades de um expert e de um profissional versátil.

O termo vem de uma representação gráfica. Pense em um gráfico onde o eixo vertical é o quão aprofundado é o seu conhecimento em uma área e o eixo horizontal é o quanto você diversificou seu conhecimento.

Você pode ser um engenheiro experiente (a coluna do T), mas ter um entendimento superficial de várias áreas, como biologia, astrofísica, mecânica, retórica, filosofia, entre outras (o traço do T). Além disso, esse eixo horizontal também pode incluir uma série de soft skills, como liderança, organização, proatividade, etc.

A ideia central é que cada um desses conhecimentos superficiais agrega à sua área de especialização. Não há pretensão de que o profissional T-shaped saiba mais que um expert em sua área, mas ele pode, ao menos, compreender os princípios e usá-los para agregar mais valor ao seu trabalho no dia a dia.

Como você pode identificar esse perfil?

Já demos uma explicação básica do que é um profissional T, mas como você pode notar esse perfil no dia a dia da sua empresa? Veja aqui algumas características que eles costumam apresentar!

1. São curiosos

Profissionais com esse perfil quase sempre são os que mais fazem perguntas, os que leem sobre assuntos mais variados e os que estão menos inclinados a aceitar algo sem uma explicação. A curiosidade tende a ser o que nutre seus vários conhecimentos, mesmo que não haja tempo, energia ou recursos para que se aprofundem muito em nenhuma outra área além de sua especialização.

2. Têm uma área de interesse principal

O fator que separa um profissional T-shaped de uma pessoa com muitos interesses e pouco comprometimento é que ele sempre se especializa em alguma coisa. Em geral, esses profissionais já se aprofundaram bastante em uma única área e podem ser considerados uma referência nela. Eles apenas continuaram buscando outros campos de conhecimento, os quais agregam ainda mais à sua área principal.

3. Sabem ver problemas de múltiplos ângulos

Justamente por buscarem informação em várias áreas, mesmo que superficialmente, esses profissionais também costumam entender o ponto de vista de outros indivíduos em outras áreas de especialização. Como resultado, eles podem considerar outros fatores em suas tomadas de decisão, os quais pessoas com uma única visão nem sequer se dão conta.

4. Aprendem rapidamente com seus colegas

Por fim, mas não menos importante, você tem boas chances de ver um profissional T passando por outros setores ou conversando com seus colegas regularmente. Mas em vez de só jogar papo fora, ele pergunta sobre como eles fazem seus trabalhos e absorve a informação rapidamente. Em geral, estes são os primeiros a entender como novos sistemas funcionam e podem pegar o básico de qualquer assunto rapidamente.

E-book - Movidesk - Raio-x do TI brasileiro

Quais benefícios o profissional T-shaped traz para o seu negócio?

Existem bons motivos para que esse perfil profissional tenha ganhado mais tração nos últimos anos, especialmente no mercado atual. Veja agora algumas das principais contribuições que ele traz para sua equipe no dia a dia!

1. Cria um clima organizacional mais positivo

Uma das soft skills mais importantes de todo profissional T é a comunicação interpessoal. Ser alguém capaz de compreender pessoas, entender o que elas querem dizer e se expressar com clareza é indispensável para aprender vários assuntos, especialmente quando eles não têm muito em comum entre si.

Como consequência disso, esse tipo de profissional também é o mais indicado para contribuir com seu clima organizacional. Afinal, ele pode entender os diferentes pontos de vista e articulá-los com facilidade.

2. Atua como ponte em equipes multidisciplinares

O profissional T-shaped não aproxima as pessoas apenas no que diz respeito ao clima organizacional, mas também na parte técnica. Como esse indivíduo conhece “um pouco de tudo”, ele também é o mais indicado para passar diferentes explicações entre setores ou mesmo entre indivíduos dentro de uma mesma equipe.

Profissionais em diferentes áreas tendem a interpretar os problemas de formas diferentes, então é sempre útil ter alguém que faça a ponte e facilite a comunicação.

3. É flexível diante de diferentes cenários

Uma consequência comum de ser hiperespecializado em qualquer área, independentemente de qual seja, é que você tende a ficar mais preso a determinados métodos. Afinal, eles são o que você conhece e entende. Porém, para se destacar, um bom profissional precisa ser flexível, já que o mercado atual é muito volátil. Demandas vão mudar rapidamente e um profissional T-shaped ajuda na adaptação da equipe como um todo.

4. Tem mais chances de atuar com inovação

Por fim, mas não menos importante, ter um grande número de referências e perspectivas também coloca esses profissionais em uma posição privilegiada para ter novas ideias e trazer inovação para a empresa. Mesmo um entendimento básico de vários assuntos já é suficiente para encontrar novas possibilidades.

Agora que você entende melhor o que é o profissional T-shaped e qual é o papel dele nas empresas modernas, é hora de começar a cultivá-lo também. Quanto mais pessoas com esse perfil você tiver, mais preparada sua equipe estará para o mercado atual.

Que tal ajudar outras pessoas a aprimorarem suas equipes? Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Sair da versão mobile